STUDENT PERCEPTIONS ABOUT EDUCATION FOR SUSTAINABILITY IN DEGREE COURSES IN BIOLOGY IN THE AMAZON REGION OF PARÁ
PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240181Palavras-chave:
Formação inicial , responsabilidade socioambiental, reflexão discenteResumo
O estudo objetivou refletir sobre as percepções de discentes de cursos de Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense a respeito da abordagem e contribuições da Educação para a Sustentabilidade para esses professores em formação. De natureza qualitativa, a pesquisa envolveu 50 estudantes de cinco instituições de ensino superior diferentes, na mesma região. Com relação às dimensões da Educação para a Sustentabilidade na formação, as percepções são pautadas, essencialmente, na valorização de aspectos pedagógicos relacionados com as disciplinas e na inserção de novas abordagens interdisciplinares e contextualizadas no decorrer do processo formativo, revelando carência nas dimensões que envolvem o respeito, a diversidade e a cultura. Assim, apesar de alguns aspectos formativos terem sido destacados positivamente, atenta-se para a necessidade de reflexão e (re)adequação na abordagem de algumas temáticas na formação ofertada, no tocante à estrutura curricular, prática docente e mesmo no posicionamento sociopolítico e ambiental das instituições de ensino.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Érica Freitas; BRANDÃO, Taissa Paula; FORSBERG Silva, Maria Clara. Educação para a sustentabilidade na formação de professores. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, Encontro Regional de Ensino de Biologia - Itinerários da Resistência: Pluralidade e laicidade no ensino de ciências e biologia., 13, 2021 Online. E-book [...] Associação Brasileira de Ensino de Biologia. Editora Realize: Fortaleza. 2021
ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de; PEDROSA, Maria Arminda. Desenvolvimento sustentável e concepções de professores de biologia em formação inicial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências(Belo Horizonte), v. 16, p. 71-84, 2014. Disponível em: Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/ywZX657qfsWWg6nTSQ6JfQR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 04 ago. 2022.
» https://www.scielo.br/j/epec/a/ywZX657qfsWWg6nTSQ6JfQR/abstract/?lang=pt.
BACCI, Denise de La Corte; SILVA, Rosana Louro Ferreira. A cultura da sustentabilidade nas instituições de ensino superior. Educar para a sustentabilidade: visões de presente e futuro, p. 34-54, 2020. Disponível em:https://repositorio.usp.br/item/003081706. Acesso em: 04 ago. 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. 279 p.
BERWANGER, Adriano. Sociedades sustentáveis e as organizações. Educação Ambiental em Ação, Londrina, v. 14, n. 53, p. 01-11, 2015.
BEURON, Bruno Mello Correa Barros; BARROS, Thiago Antônio Beuron Corrêa; GARLET, Valéria. Sustentabilidade nas Universidades: uma abordagem a partir dos marcos legais e históricos na perspectiva da sociedade informacional e alta modernidade. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, v. 13, n. 22, p. 87-114, 2023.
CAMARGO, Vizeu Brígido; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: Um Software Gratuito para Análise de Dados Textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, 513-518, 2013. Disponível em: Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751532016.pdf Acesso em: 13 ago. 2022.
» https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751532016.pdf
CARMO, Wilma Maria Farias do. Ser ou Não Ser Sustentável?: O Papel da Educação Ambiental para um Futuro mais Equilibrado. Revista Científica FESA, v. 3, n. 4, p. 80-92, 2023.
CARVALHO, Edileide Almeida. Educação Ambiental, Ecopedagogia e Sustentabilidade. Livro Digital. 1ª ed. São Paulo: Editora Dialética, 2020.
COLARES, Anselmo Alencar. História da educação na Amazônia. Questões de natureza teórico metodológicas: críticas e proposições. Revista HISTEDBR, n. especial, p. 187-202, 2011.
CUNHA, Luisa Margarida Antunes da. Modelos Rasch e Escalas de Likert e Thurstone na medição de atitudes. 2007. 78f. Dissertação (Mestrado em Probabilidades e Estatística) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. 1ª ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, p. 69, 2008.
GIL-PEREZ, Daniel; VILCHES, Amparo; EDWARDS, Monica; PRAIA, João; MARQUES, Luis; OLIVEIRA, Teresa. A proposal to enrich teachers’ perception of the state of the world. First results. Environmental Education Research, v. 9, n. 1, p. 67-90, 2003.
GOMES, Aluisio. Educação ambiental e sustentabilidade no Brasil: entre o discurso político e as práticas educativas no ensino superior. 1ª ed. São Paulo: Editora Autografía, 2022.
GONÇALVES, Daniel Bertoli. Incorporando a Sustentabilidade no Ambiente Escolar: Oportunidades para Diferentes Disciplinas e Níveis de Ensino. Revista FSA, v. 20, n. 4, 2023.
HORA, Neriane Nascimento da; FONSECA, Maria de Jesus da Conceição Ferreira; SODRÉ, Maria de Nazaré dos Remédios. Biodiversidade e Conservação: um olhar sobre a formação dos licenciandos em Biologia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 10, n. 1, p. 56-74, 2015. Disponível em: Disponível em: https://www.periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1866 Acesso em: 10 ago. 2022.
» https://www.periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1866
LEMKE, Camila Salgado; BEHLING, Greici Maia; ABREU-CARLAN, Francele de. Formação de professor de biologia e a educação ambiental crítica: perspectivas investigadas em trabalhos de conclusão de curso. Revista Inter Ação, v. 46, n. 2, p. 826-842, 2021. Disponível em: Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65154 Acesso em: 05 ago. 2022.
» https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65154
LOZANO, Rodrigo; LUKMAN, Rebeka; LOZANO, Francisco; HUISINGH, Donald; LAMBRECHTS, Wim. Declarations for sustainability in higher education: becoming better leaders, through addressing the university system. Journal of Cleaner Production, v. 48, p. 10-19, 2013. Disponível em: Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652611003775 Acesso em: 13 ago. 2022.
» https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652611003775
LUZ, Rodrigo; SANTANA, Uilian dos santos; MORAIS, Rutiléa Mendes. Desafios e possibilidades para a Educação em Ciências em tempos de crise civilizatória: repensando os atuais caminhos. Revista de Iniciação à Docência, v. 8, n. 1, p. e11722-17, 2023.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.-São Paulo: Atlas, 2003.
MARIANO, Nilson; FERRAREZE-JUNIOR, Edemar. Meio Ambiente: a sustentabilidade como meio para erradicação da degradação ambiental. Revista Interface Tecnológica, v. 19, n. 2, p. 784-796, 2022.
MELLO, André Luiz Barbosa. Educação para a sustentabilidade: a aplicação do conhecimento em suas diversas dimensões para o brasil e para o mundo. South American Development Society Journal, v. 8, n. 22, p. 182, 2022.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco.1ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, v. 44, n. 3, 2019.
OLIVEIRA, Fernanda Rodrigues; CAVALCANTE, Kátia Viana; JESUS, Edilza Laray. Sustentabilidade e Educação Ambiental no contexto do Novo Ensino Médio: um olhar sobre a proposta curricular e pedagógica do Estado do Amazonas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 18, n. 2, p. 135-151, 2023.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 1ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
OLIVEIRA, Gyselle Nascente; GENOVESE, Cinthia Letícia de Carvalho Roversi; ARAÚJO, Michell Pedruzzi Mendes. Educação Ambiental e Sustentabilidade: uma leitura crítica da influência da mídia sob a ótica da indústria cultural. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 18, n. 3, p. 345-364, 2023.
OLIVEIRA, Lorena Maria Mourão de; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej. A socioterritorialidade da amazônia e as políticas de educação do campo. RVE-Revista Ver a Educação, v. 12, n. 1, p. 141-158, 2011. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/rve/article/view/1006 Acesso em: 16 ago. 2022.
» https://periodicos.ufpa.br/index.php/rve/article/view/1006
PEDROSA, Maria Arminda. Educação para a sustentabilidade, educação em ciências, formação e desenvolvimento de professores de ciências. Revista Extensão & Sociedade, Edição especial, 2018.
RIBEIRO, Dayane Negrão Carvalho; LUCIO, Elizabeth Orofino; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de. Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente e a perspectiva do estudo implicado no ensino de ciências: um olhar para a Amazônia brasileira. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 17, n. 39, p. 163-179, 2021. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9904 Acesso em: 10 ago. 2022.
» https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/9904
ROSA, Marina Comerlatto; ANTIQUEIRA, Lia Maris Orth Ritter. Sustentabilidade e educação: contribuições do pensamento freiriano. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 40, n. 1, p. 200-218, 2023.
ROSÁRIO, Maria José do; SOUZA, Maria de Fátima de; ROCHA, Genylton Rêgo da. Desenvolver a Amazônia com justiça ambiental: questões para repensar os problemas da educação regional. Revista Lusófona de Educação, v. 52, p. 201-214, 2021. Disponível em: Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7982 Acesso em: 05 ago. 2022.
» https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7982
SACCARO, Alice; CATALDO, Bruna; WALTENBERG, Fábio. Qualidade da educação superior: para que serve, o que é, como é medida e como deveria ser. 1ª ed. Centro de estudos sobre desigualdade e desenvolvimento - CEDE: Rio de Janeiro, p. 21, 2022.
SILVA, Cassiano Rufino da; SOARES, Alessandro Cury. A formação inicial do professor de ciências, os espaços não formais e a constituição de saberes docentes. Revista Prática Docente, v. 6, n. 3, e081, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n3.e081.id1235. Acesso em: 05 ago. 2022.
» https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n3.e081.id1235
SILVA, Luiza Martins Carneiro Pereira; RÉDUA, Laís de Souza; KATO, Danilo Seithi. Biodiversidade local, territorialidades e singularidades na formação de professores de ciências. Iniciação & Formação Docente, v. 8, n. 4, p. 730 a 755-730 a 755, 2021. Disponível em: Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/5941 Acesso em: 11 ago. 2022.
» https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/5941
SÍVERES, Luiz; REIS, Giuliano; ARNDT, Angela. A educação para sociedades sustentáveis. Revista Lusófona de Educação, v. 52, n. 52, 2021. Disponível em: Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7981 Acesso em: 05 ago. 2022.
» https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7981