The Curriculum Guidelines for Environmental Education in Curitiba from a ecophenomenological perspective
AS DIRETRIZES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CURITIBA EM UMA PERSPECTIVA ECOFENOMENOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240188Palavras-chave:
epistemologias ecológicas, dimensão estética, ecofenomenologiaResumo
Este texto apresenta os resultados de um estudo que analisou as Diretrizes Curriculares Municipais de Educação Ambiental (DCMEA) da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, objetivando investigar se o documento preconiza a dimensão do sensível e as experiências estéticas na educação ambiental. Esta investigação se instala no campo dos estudos qualitativos, à luz da ecofenomenologia, tendo como foco a pesquisa documental nas DCMEA e entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais envolvidos na escrita deste documento. Os resultados apontam que o documento contempla a sensibilidade e avança na superação de dualismos cartesianos. Contudo, há lacunas concernentes à viabilização de experiências sensibilizantes do educar para a atenção, do desenvolver outras formas de interrogar a organização social, as relações culturais e seus processos históricos encarnados na vida e nas relações.
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