ARTICLE - OPINION: GIVING MEANING TO TEACHERS’ DISCOURSES RELATED TO BIOLOGY KNOWLEDGE FROM FEMINIST EPISTEMOLOGIES - A CRITICAL PERSPECTIVE REGARDING THE SCIENTIFIC CONCEPT OF SEX

ARTIGO-PARECER: SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS – UM OLHAR CRÍTICO PARA O CONCEITO CIENTÍFICO DE SEXO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240161

Palavras-chave:

Gênero, Sexo, Epistemologia Feminista

Resumo

Este artigo-parecer origina-se da avaliação do artigo original de autoria de Ana Paula Oliveira dos Santos e Bettina Heerdt, publicado no volume 24 de 2023 da revista Ensaio. Proponho uma releitura dos resultados apresentados por Ana Paula Oliveira dos Santos e Bettina Heerdt à luz das obras de Sandra Harding, Judith Butler e Pierre Bourdieu. Como resultado, argumento que o gênero precisa ser reconhecido e denunciado como estruturante da racionalidade científica e da teoria biológica do sexo para que as ciências naturais não continuem contribuindo para a opressão das mulheres e da população LGBTQIAPN+. Qualquer projeto feminista de transformação social precisará transformar, também, as ciências biológicas e naturais.

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Biografia do Autor

Paulo Lima Junior, Universidade de Brasília

Possui graduação em Física (Licenciatura e Bacharelado) pela UnB (2006). Possui Mestrado e Doutorado em Ensino de Física pela UFRGS (2009 e 2013). Sua tese de doutorado foi vencedora do prêmio CAPES de tese da área de Ensino em 2014. Foi servidor técnico-administrativo da UFRGS de 2008 a 2013, ocupando o cargo de Físico e coordenando os laboratórios de ensino de Física. Atualmente, é professor Adjunto da Universidade de Brasília, onde exerceu o cargo de Coordenador de Avaliação dos Cursos de Graduação (DEG-UnB). É também membro permanente do PPG em Educação Científica da UnB. Tem atuações e trabalhos publicados sobre sociologia da educação, marxismos, feminismos, psicologia histórico-cultural, abordagem CTS, e laboratórios de ensino (voltados para a educação científica, em geral, e para o ensino de Física, em particular). Desde a conclusão do doutorado, tem se dedicado prioritariamente à abordagem sociológica de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire para investigar trajetórias dos alunos nos cursos de graduação.

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Publicado

2023-11-28

Edição

Seção

PERSPECTIVAS / PERSPECTIVES