ARTICLE - OPINION: GIVING MEANING TO TEACHERS’ DISCOURSES RELATED TO BIOLOGY KNOWLEDGE FROM FEMINIST EPISTEMOLOGIES - A CRITICAL PERSPECTIVE REGARDING THE SCIENTIFIC CONCEPT OF SEX
ARTIGO-PARECER: SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS – UM OLHAR CRÍTICO PARA O CONCEITO CIENTÍFICO DE SEXO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240161Palavras-chave:
Gênero, Sexo, Epistemologia FeministaResumo
Este artigo-parecer origina-se da avaliação do artigo original de autoria de Ana Paula Oliveira dos Santos e Bettina Heerdt, publicado no volume 24 de 2023 da revista Ensaio. Proponho uma releitura dos resultados apresentados por Ana Paula Oliveira dos Santos e Bettina Heerdt à luz das obras de Sandra Harding, Judith Butler e Pierre Bourdieu. Como resultado, argumento que o gênero precisa ser reconhecido e denunciado como estruturante da racionalidade científica e da teoria biológica do sexo para que as ciências naturais não continuem contribuindo para a opressão das mulheres e da população LGBTQIAPN+. Qualquer projeto feminista de transformação social precisará transformar, também, as ciências biológicas e naturais.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. São Paulo, Os gêneros do discurso São Paulo: Editora 34, 2016.
BELENKY, Mary Field et al New York, Women’s ways of knowing: the development of self, voice and mind New York: Basic Books, 1988.
BOURDIEU, Pierre. Petrópolis, Sociologia geral: lutas de classificação - curso no Collège de France (1981-1982). Petrópolis: Vozes, 2020. v. 1
BRITO, Carolina; PAVANI, Daniela Borges; LIMA JUNIOR, Paulo. Meninas na Ciência: atraindo jovens mulheres para carreiras de Ciência e Tecnologia. Revista Gênero, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 33-50, 2015.
BUTLER, Judith. São Paulo, Desfazendo gênero São Paulo: Editora UNESP, 2022.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
DECONTO, Diomar Caríssimo Selli; OSTERMANN, Fernanda. Educação em Ciências e Pensamento Bakhtiniano: Uma Análise de Trabalhos Publicados em Periódicos Nacionais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 20, p. 121-156, 2020.
GEDOZ, Laís; PEREIRA, Alexsandro Pereira de; PAVANI, Daniela Borges. Maneiras de Conhecer e Implicações para a Equidade de Gênero na Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, p. 775-798, 2020.
GILLIGAN, Carol. Cambridge, In a different voice: psychological theory and women’s development Cambridge: Harvard University Press, 1982.
HARDING, Sandra. Ithaca, The science question in feminism Ithaca: Cornell University Press, 1986.
HEERDT, Bettina; BATISTA, Irinéa de Lourdes. Questões de gênero e da natureza da ciência na formação docente. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 30, 2016.
LEMKE, Jay. Articulating communities: sociocultural perspectives on science education. Journal of Research in Science Teaching, New York, p. 296-316, 2001.
LIMA JUNIOR, Paulo. A estética da criação dos recursos didáticos: um referencial analítico baseado nas ideias do círculo de Bakhtin. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 169-192, 2023.
LIMA JUNIOR, Paulo; REZENDE, Flavia; OSTERMANN, Fernanda. Diferenças de gênero nas preferências disciplinares e profissionais de estudantes de nível médio: relações com a educação em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 119-134, 2011.
MARTINS, Adriana Martini; LIMA JUNIOR, Paulo. Identidade e desenvolvimento profissional de professoras de ciências como uma questão de gênero: o caso de Natália Flores. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 25, n. 3, p. 616-629, 2020.
MERCHANT, Carolyn. New York, The death of nature: women, ecology and the scientific revolution. New York: Harper & Row, 1980.
MORTIMER, Eduardo Fleury; SCOTT, Phil. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002.
OLIVEIRA DOS SANTOS, Ana Paula; HEERDT, Bettina. Gênero, Ciência e fecundação Humana em Pauta: compreensões estabelecidas por alunos/as da educação básica durante uma intervenção didática. Bio-grafía, Bogotá, v. 13, n. 24, 2020.
SANTOS, Ana Paula Oliveira dos; HEERDT, Bettina. Significando discursos docentes a respeito de conhecimentos da Biologia a partir das epistemologias feministas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 25, 2023.
SANTOS, Regiane Lopes dos; LIMA JUNIOR, Paulo. Estaríamos Vivenciando uma Virada Decolonial na Educação em Ciências Brasileira?. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horisonte, v. 23, n. u, p. e41975-36, 2023.
VENEU, Aroaldo; FERRAZ, Gleice; REZENDE, Flavia. Análise de discursos no ensino de ciências: Considerações teóricas, implicações epistemológicas e metodológicas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 126-149, 2015.