The role of the problem in the socioscientific issues and in the discursive dynamics of the classroom

O papel do problema nas questões sociocientíficas e na dinâmica discursiva da sala de aula

Autores

  • Marcelo Giordan USP https://orcid.org/0000-0002-4646-0139
  • Gabriel Saraiva Gomes Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas, Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo https://orcid.org/0009-0006-5520-7633

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240186

Palavras-chave:

Atividade, Contexto, Interação discursiva, Problematização, Questões Sociocientíficas

Resumo

Com base na teoria sócio-histórico-cultural da atividade e no programa de pesquisa das questões sociocientíficas, discute-se o papel do problema como elemento de continuidade e articulação entre atividades de uma sequência didática, a partir da análise do movimento discursivo da problematização e deslocamento de contextos com o fim de produzir significado aos conteúdos, bem como negociar motivos entre professores e estudantes. Para tanto, um conjunto de aulas executadas em uma sequência didática foi categorizado para identificar “atividades”, “conteúdos”, “problema” e a articulação dessas duas últimas categorias. Em seguida, foram analisadas estratégias discursivas mobilizadas por uma professora de Química e por seus estudantes em um episódio representativo do processo de compreensão e resolução do problema. Constata-se que a multidimensionalidade da abordagem problematizadora contribui para a negociação e o compartilhamento de motivos e tem potencial para expandir a influência do programa de pesquisa das questões sociocientíficas sobre outras esferas da sociedade além da própria escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar, O. G., Mortimer, E. F., & Scott, P. (2009). Learning from and responding to students’ questions: The authoritative and dialogic tension. Journal of Research in Science Teaching, 47(2), 174-193. Recuperado de https://doi.org/10.1002/tea.20315

» https://doi.org/10.1002/tea.20315

Bacci, D. de L. C., Pataca, E. M., Jacobi, P. R., Silva, P. A. R. e C Filho, L. C. B. (2009). Educando nas águas do Pirajuçara - Uma proposta de Educação Ambiental. Revista de Cultura e Extensão USP, 2, 41-53. Recuperado de https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v2i0p41-53

» https://doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v2i0p41-53

Bakhtin, M. M. (2000) Estética da criação verbal(3a ed.). São Paulo, SP: Martins Fontes.

Burke, K. (1973) The philosophy of literary form. Berkeley: University of California Press.

Conrado D. M., & Nunes-Neto, N. (Orgs.). (2018). Questões sociocientíficas : fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações políticas. Salvador, BA: EDUFBA.

Delizoicov, D., Angotti, J. A., & Pernambuco, M. M. (2002) Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo, SP: Cortez.

Edwards, D., & Mercer, N. (1987). Common knowledge: the development of understanding in the classroom. New York: Routledge.

Engeström, Y. (2016) Aprendizagem Expansiva. Campinas, SP: Pontes Editores.

Gehlen, S. T., & Delizoicov, D. (2016). A dimensão epistemológica da noção de problema na obra de vygotsky: implicações no ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, 17(1), 59-79. Recuperado de https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/207

» https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/207

Giordan, M. (2013) Computadores e linguagens nas aulas de Ciências. (reimp.) Ijuí, RS: Editora Unijuí.

Giordan, M., & Lima, G. S. (2020) A produção discursiva em aulas de ciências por meio da divulgação científica: o caso do uso do discurso direto. Investigações Em Ensino De Ciências (Online), 22(2), 83-95. Recuperado dehttps://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p83.

» https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p83

Gomes, G. S. (2020) Aspectos discursivos e contextuais da problematização no ensino de Química sob uma perspectiva sociocultural. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Gomes, G. S., & Giordan, M. (2019) The controversial aspect of the socioscientific issue as a discursive construction of the teacher. In Levrini, O., & Tasquier, G. (Eds.), Electronic Proceedings of the ESERA 2019 Conference. The beauty and pleasure of understanding: engaging with contemporary challenges through science education, Part 7 (co-ed. Andrée, M., & Iordanou, K.), (857-864). Bologna: Alma Mater Studiorum - Universittà di Bologna.

Kress, G. (2010) Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge .

Leontiev, A. N. (2021) Atividade, consciência e personalidade. Bauru SP: Mireveja Editora.

Lima, G. S., & Giordan, M. (2017) Características do discurso de divulgação científica: implicações da dialogia em uma interação assíncrona. Investigações Em Ensino De Ciências(Online), 25(3), 209-231. Recuperado de

Martínez-Pérez, L. F. (2012) Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo, SP: Editora UNESP.

Martínez-Pérez, L. F., & Carvalho, W. L. P. de. (2012). Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação E Pesquisa, 38(3), 727-741. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000014

» https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000014

Martínez-Pérez, L. F., & Parga Lozano, D. L. (2013). La emergencia de las cuestiones sociocientíficas en el enfoque CTSA. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 8(1), 23-35. Recuperado dehttps://doi.org/10.14483/23464712.5021

» https://doi.org/10.14483/23464712.5021

Mortimer, E. F., & Scott, P. H. (2003) Meaning making in secondary Science classrooms. Philadelphia: Open University Press.

Mortimer, E. F., Moro, L., & Sá, E. F. (2018) Referenciais teóricos utilizados na pesquisa: discurso, semiótica social e multimodalidade. In Mortimer, E. F., & Quadros, A. L. (Orgs.) Multimodalidade no Ensino Superior. (pp. 17-54) Ijuí, RS: Editora Unijuí .

Mortimer, E. F., & Quadros, A. L. (Orgs.) (2018). Multimodalidade no Ensino Superior. Ijuí, RS: Editora Unijuí .

Norris, S. (2004) Analyzing multimodal interactions: a methodological framework. New York: Routledge .

Pedretti, E., & Nazir, J. (2011). Currents in STSE education: Mapping a complex field, 40 years on. Science Education, 95(4), 601-626. Recuperado de https://doi.org/10.1002/sce.20435

» https://doi.org/10.1002/sce.20435

Ratcliffe, M., & Grace, M. (2003) Science Education for citizenship: teaching socio-scientific issues. Philadelphia: Open University Press .

Santos, W. L. P. D. (2009). Scientific literacy: A Freirean perspective as a radical view of humanistic science education. Science Education, 93(2), 361-382. Recuperado de https://doi.org/10.1002/sce.20301

» https://doi.org/10.1002/sce.20301

Scott, P. H., Mortimer, E. F., & Aguiar, O. G. (2006). The tension between authoritative and dialogic discourse: A fundamental characteristic of meaning making interactions in high school science lessons. Science Education, 90(4), 605-631. Recuperado de https://doi.org/10.1002/sce.20131

» https://doi.org/10.1002/sce.20131

Sgarbosa, E. C. (2018). A comunicação multimodal e o planejamento de ensino na formação inicial de professores de química (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo (SP). Recuperado dedoi:10.11606/D.81.2019.tde-02052019-161135

» https://doi.org/10.11606/D.81.2019.tde-02052019-161135

Shen, B. S. P. (1975). Science Literacy: Public understanding of science is becoming vitally needed in developing and industrialized countries alike. American Scientist, 63(3), 265-268. Recuperado de http://www.jstor.org/stable/27845461

» http://www.jstor.org/stable/27845461

Silva Neto, A. B. (2016). Multimodalidade e produção de significados sobre representação estrutural química: aportes metodológicos para a análise gestual na sala de aula. (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo (SP). Recuperado de doi:10.11606/D.81.2017.tde-29032017-171514

» https://doi.org/10.11606/D.81.2017.tde-29032017-171514

Silva, A. da C., & Mortimer, E. F. (2010). Caracterizando estratégias enunciativas em uma sala de aula de química: aspectos teóricos e metodológicos em direção à configuração de um gênero do discurso. Investigações em Ensino de Ciências, 15(1), 121-153. Recuperado dehttps://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/318

» https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/318

Silva, A. da C., & Mortimer, E. F. (2013). Contrastando professores de estilos diferentes: uma análise das estratégias enunciativas desenvolvidas em salas de aulas de Química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. 12(3), 524-552. Recuperado dehttp://reec.uvigo.es/volumenes/volumen12/REEC_12_3_8_ex758.pdf

» http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen12/REEC_12_3_8_ex758.pdf

Vigostski, L. S. (2001) A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, SP: Martins Fontes .

Wertsch, J. V. (1991) Voices of the mind. Cambridge, USA: Harvard University Press.

Wertsch, J. V. (1998) Mind as action. New York: Oxford University Press.

Zeidler, D. L. (Ed.). (2003) The role of moral reasoning on socioscientific issues and discourse in Science Education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Zeidler, D. L., & Keefer, M. (2003) The role of moral reasoning and the status of socioscientific issues in Science Education: philosophical, psychological and pedagogical considerations. In Zeidler, D.L. (Ed). The role of moral reasoning on socioscientific issues and discourse in Science Education. (pp. 7-38) Dordrecht: Kluwer Academic Publishers .

Zeidler, D. L., & Nichols, B. H. (2009). Socioscientific issues: Theory and practice. Journal of Elementary Science Education, 21(2), 49-58. Recuperado dehttps://doi.org/10.1007/bf03173684

» https://doi.org/10.1007/bf03173684

Zeidler, D. L., Sadler, T. D., Simmons, M. L., & Howes, E. V. (2005). Beyond STS: A research-based framework for socioscientific issues education. Science Education, 89(3), 357-377. Recuperado dehttps://doi.org/10.1002/sce.

» https://doi.org/10.1002/sce

Downloads

Publicado

2024-09-09

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS