ARTICLE-OPINION: GIVING MEANING TO TEACHERS’ DISCOURSES RELATED TO BIOLOGY KNOWLEDGE FROM FEMINIST EPISTEMOLOGIES

ARTIGO PARECER: SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS

Autores

  • Marcilia Elis Barcellos CEFET/RJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240185

Palavras-chave:

Epistemologias feministas, formação de professores, Ciência Monumental

Resumo

Neste artigo parecer escrevo sobre o trabalho de Santos e Heerdt, publicado na edição anterior da revista Ensaio. Valorizando a experiência diferenciada de escrever um artigo dessa natureza, busco um diálogo profícuo com essas autoras, ressaltando as contribuições do trabalho para a área, problematizando a questão da produção de significados em Biologia e seu ensino a partir das epistemologias feministas. Com foco nas questões subjacentes à construção da Ciência Moderna e sua característica monumental, aprofundo minha reflexão sobre a questão das relações sujeito-objeto e mundo-linguagem, trazendo para o texto algumas ideias de Bruno Latour, em diálogo com as de Dona Haraway, essa última uma das referências usadas por Santos e Heerdt. A partir dessa reflexão, discuto os resultados apresentados pela pesquisa de Santos e Heerdt, levando a discussão também para o âmbito da formação de professores. Finalizo esse diálogo apresentando implicações possíveis para o ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arroyo, M. G. (2014). Currículo, território em disputa. Editora Vozes Limitada.

Bazzul, J. (2020). A Educação em Ciências precisa de manifestos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(3), 1020-1040.

Barcellos, M. E. (2013). Conhecimento e currículo: problematizando a licenciatura em física (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Barcellos, M. (2020). Ciência não autoritária em tempos de pós-verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(3), 1496-1525.

Freire, P. (2002). Pedagogia do oprimido.

Freire, P. (2011). Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra.

Freire, P. (1959). Educação e atualidade brasileira.

Hooks, B. (2013). Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade/bell hooks. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. Ed. WMF Martins Fontes. São Paulo.

Jager, I. T., & Guerra, A. (2018, November). A História Cultural da Ciência: Caminhos Para a Discussão de Gênero no Ensino das Ciências. In V ENECiências 2018.

Latour, B. (2001). A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Tradução Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru, SP: EDUSC, 2001. Ciência em Ação.

Latour, B. (2000). Ciência em Ação. EDUSC.

Latour, B. (2019). Políticas da Natureza. Editora UNESP.

Latour, B., & Woolgar, S. (1997). A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Relume Dumará.

Lima, N. W., Vazata, P. A. V., Moraes, A. G., Ostermann, F., Cavalcanti, C. J. De H. (2019) Educação em Ciências nos Tempos de Pós-Verdade: Reflexões Metafísicas a partir dos Estudos das Ciências de Bruno Latour. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 155-189.

Louro, G. L. (1997). Gênero, sexualidade e educação. Vozes.

Lopes, A. C. (2014) Teorias de currículo. Cortez Editora.

Haraway, D. (2021) O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Bazar do Tempo Produções e Empreendimentos Culturais LTDA.

Haraway, D. (1995). Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu, (5), 7-41.

Mendonça, P. C. C., Franco, L. G., Massi, L., & Coelho, G. R. (2023). Experiências da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências com Avaliação por Pares Aberta. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 25, e42617.

Roque, T. (2021) O dia em que voltamos de Marte: uma história da ciência e do poder com pistas para um novo presente. Crítica.

Santos, A. P. O. D., & Heerdt, B. (2023). SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 25, e42150.

Santos, B. (2019). O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Autêntica.

Santos, B. (2020). A cruel pedagogia do vírus. Boitempo Editorial.

Silva, T. T. (2010). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Edição

Seção

PERSPECTIVAS / PERSPECTIVES