THE DIDACTIC-PEDAGOGICAL TRAINING OF PHYSICS STUDENTS UNDERGRADUATES IN A DUAL MODALITY CONTEXT: SOME DISAGREEMENTS
A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS EM FÍSICA EM UM CONTEXTO DE DUPLA MODALIDADE: ALGUNS DESENCONTROS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240177Palavras-chave:
Formação de Professores, Dupla Modalidade, Análise de discursoResumo
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, buscou investigar indícios da formação didático-pedagógica de licenciandos em Física sob o contexto de um curso de dupla modalidade de formação. O corpus da pesquisa foi desenvolvido a partir do acompanhamento de licenciandos ao longo de duas disciplinas de estágio supervisionado, durante o planejamento e a execução de uma sequência de aulas. A partir de gravações audiovisuais, os enunciados produzidos pelos licenciandos foram transcritos para análise a posteriori. A constituição e interpretação dos dados fundamentaram-se no referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa. A análise dos discursos dos licenciandos revelou a mobilização de conhecimentos didático-pedagógicos de diferentes bases epistemológicas e algumas habilidades previstas ao professor pelo projeto pedagógico do curso, entretanto indicou a promoção de uma formação didático-pedagógica de maneira desarticulada, o que pode contribuir para o distanciamento do futuro professor de um perfil crítico.
Downloads
Referências
Abib, M. L. V. S. (2012). A pesquisa em ensino de física e a sala de aula: articulações necessárias na formação de professores. In N. M. D. Garcia, I. Higa, E. Zimmermann, C. C. Silva, & A. F. P. Martins (Orgs.), A pesquisa em ensino de física e a sala de aula: articulações necessárias na formação de professores(1a ed., pp. 227-238). Livraria da Física.
Araújo, O. H. A., & Martins, E. S. (2020). Estágio curricular supervisionado como práxis: algumas perguntas e possíveis respostas. Reflexão e Ação, 28(1), 191-203. https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/12902
» https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/12902
Araujo, R. S., & Vianna, D. M. (2010). A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância. Revista Brasileira de Ensino de Física, 32(4), 1-12. https://doi.org/10.1590/S1806-11172010000400010.
» https://doi.org/10.1590/S1806-11172010000400010
Aroeira, K. P., & Pimenta, S. G. (2018). Didática e estágio (1a. ed.). Appris.
Bastos, F., & Nardi, R. (Orgs.). (2018). Formação de professores para o ensino de ciências naturais e matemática: aproximando teoria e prática . (1a ed.). Escrituras.
Belíssimo, J. R. (2021). Um estudo longitudinal sobre o imaginário de licenciando(a)s em Física: Pensando a identidade profissional docente [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Borges, M. C., Aquino, O. F., & Puentes, R. V. (2011). Formação de Professores no Brasil: História, Políticas e Perspectivas. Revista HISTEDBR Online, 11(42), 94-112. https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639868.
» https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639868
Brandão, H. H. N. (2017). Introdução à Análise do Discurso (3a ed.). Editora Unicamp.
Brockinton, G. (2005). A realidade escondida: a dualidade onda-partícula para estudantes do ensino médio . [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo]. Repositório da Produção USP. https://repositorio.usp.br/item/001482517
» https://repositorio.usp.br/item/001482517
Camargo, S. (2007). Discursos presentes em um processo de reestruturação curricular de um Curso de Licenciatura em Física: o legal, o real e o possível [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Camargo, S., Nardi, R., Ghitto, R. C. T., Caluzi, J. J., Xavier, J. A., Rubo, E. A. A., & Ruggiero, L. O. (2012). A reestruturação do projeto pedagógico de um curso de licenciatura em física de uma universidade pública: contribuições de licenciandos ao processo. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, 14(3). 217-235. https://doi.org/10.1590/1983-21172012140314.
» https://doi.org/10.1590/1983-21172012140314
Cortela, B. S. C., & Nardi, R. (2004). Formadores de professores de física: uma análise de seus discursos e como podem influenciar na implantação de novos currículos. Tecné, Episteme y Didaxis, 16. 102-112. https://doi.org/10.17227/ted.num16-5548.
» https://doi.org/10.17227/ted.num16-5548
Cortela, B. S. C. (2011). Formação inicial de Professores de Física: fatores limitantes e possibilidades de avanços [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Dias, N. V. A., Gomes, A. A., & Raboni, p. C. A. (2020). A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017. Ciência & Educação, 26(e20041), 1-16. https://doi.org/10.1590/1516-731320200041
» https://doi.org/10.1590/1516-731320200041
Figueira, M. J. S. (2016). Contribuição de práticas argumentativas para a democratização de debates científicos em aulas de Física [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Freire, P. (2020). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (63a ed.). Paz e Terra.
García, C. M. (1999). Formação de professores: para uma mudança educativa (1a. ed.). Porto.
Ghedin, E., Oliveira, E. S., & Almeida, W. A. (2018). Estágio com pesquisa (1a. ed.). Cortez.
Giroux, H. (1997). Os professores como intelectuais: Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem Artes Médicas.
Jesus, A. C. S. (2012). Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na formação inicial de professores [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Jesus, A. C. S., & Nardi, R. (2016). Imaginários de licenciandos em Física sobre a Educação de Jovens e Adultos e o ensino nessa modalidade. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências , 18(3), 106-130. https://doi.org/10.1590/1983-21172016180303.
» https://doi.org/10.1590/1983-21172016180303
Kussuda, S. R. (2012). A escolha profissional de licenciados em Física de uma Universidade pública [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Kussuda, S. R. (2017). Um estudo sobre a evasão em um curso de licenciatura em Física: discursos de ex-alunos e professores [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Laburú, C. E., Arruda, S. M., & Nardi, R. (2003). Pluralismo Metodológico no ensino de Ciências. Ciência & Educação, 9(2), 247-260. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200007.
» https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200007
Lima, A. C. A. (2021). A licenciatura em Física em um contexto de dupla modalidade: alguns aspectos da formação didático-pedagógica de licenciandos em situação de estágio supervisionado [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Lopes, A. C. (2012). Democracia nas Políticas de Currículo. Cadernos de Pesquisa . 42(147), 700-715. https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000300003.
» https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000300003
Orlandi, E. P. (2015). Análise de Discurso: Princípios & Procedimentos (12a ed.). Pontes.
Parma, F. W. (2020). Sentidos atribuídos por licenciandos de física sobre o papel da experimentação em atividades de estágio de regência [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Pimenta, S. G. (2018). Saberes pedagógicos e atividade docente (8a ed.). Cortez.
Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2018). Estágio e docência (8a ed.). Cortez.
Resolução nº 1, de 18 de fevereiro de 2002.(2002a, 18 de fevereiro). Institui Diretrizes Curriculares Nacionais, para a formação de professores de Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159261-rcp001-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192
Resolução nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. (2002b, 19 de fevereiro). Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação Básica em nível superior. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159251-rcp002-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192
Teles, S. M., & Rossato, M. (2023). O estágio supervisionado como espaço de produção de significados sobre a profissão docente. Boletim de Conjuntura(BOCA), 15(44), 48-65. https://doi.org/10.5281/zenodo.8207112
» https://doi.org/10.5281/zenodo.8207112
Thiengo, L. C., Avelar, D. G. S., Oliveira, S. K. N., & Santos, F. L. S. (2022). A perspectiva freireana na formação de professores de Ciências Naturais: uma revisão da literatura. Revista Educação & Formação, 7(e8047), 1-16. https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8047/8194
» https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8047/8194
Salazar López, T. I. (2017). Um estudo sobre a mobilização de saberes docentes no contexto de estágio curricular supervisionado de uma licenciatura em Física [Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
Salazar Lópes, T. I., & Nardi, R. (2020). Imaginários de futuros professores de física sobre os saberes docentes: sentidos produzidos na interface universidade-escola no estágio curricular supervisionado. Investigações em Ensino de Ciências, 25(3), 454-470. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p454.
» https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p454
Schön, D. A. (1992). Formar professores como profissionais reflexivos. In A. Nóvoa (Org.), Os professores e sua formação(pp. 77-91). Dom Quixote.
Silva Júnior, J. M., & Coelho, G. R. (2020). O ensino por investigação como abordagem para o estudo do efeito fotoelétrico com estudantes do ensino médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(1), 51-78. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p51.
» https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p51
Souza, J. A. J., Santos, E. C., Lobo, A. S., Melo, L. C., & Soares, A. C. (2013). Concepções de universidade no Brasil: uma análise a partir da missão das universidades públicas federais brasileiras e dos modelos de universidade. Gestão Universitária na América Latina, 6(4), 216-233. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p216.
» https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p216
Universidade Estadual Paulista - Unesp. (2019). Projeto Pedagógico Curso de Física: modalidades em Licenciatura em Física e Física dos Materiais Currículo 1605 https://www.fc.unesp.br/#!/departamentos/fisica/cursos/fsica/projeto-pedagogico/
» https://www.fc.unesp.br/#!/departamentos/fisica/cursos/fsica/projeto-pedagogico/
Veiga, I. P. A. (2008). Docência como atividade profissional. In I. P. A. Veiga, & C. M. D’Ávila. (Orgs.), Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas (1a ed., pp. 13-22). Papirus.
Zeichner, K. M. (1993). A Formação Reflexiva de Professores: Ideias e Práticas . Educa.