INCLUSIVE EDUCATION OF PEOPLE WITH DISABILITIES: social representations of Biological Sciences preservice

EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: representações sociais de licenciandos em Ciências Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240176

Palavras-chave:

Formação docente, Senso comum, Inclusão escolar

Resumo

O presente estudo teve como objetivo comparar as Representações Sociais (RS) manifestadas pelos licenciandos acerca da educação inclusiva da pessoa com deficiência. A investigação fundamenta-se a partir do referencial teórico da Teoria das Representações Sociais e apresenta uma abordagem mista. Os participantes foram licenciandos ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do sul da Bahia. Quanto à coleta de dados, utilizamos um questionário de Associação Livre de Palavras. Em relação à metodologia de análise dos dados, utilizamos a fórmula da Ordem Média de Evocações e a análise de similitude utilizando o software IRaMuTeQ. Os resultados indicam que as RS dos licenciandos ingressantes estão relacionadas à ideia de Inclusão, Respeito, Direito, Metodologia, Acessibilidade e Formação. Quanto às RS dos licenciandos concluintes, essas são pautadas numa ideia de Direito, Deficiência, Inclusão, Formação, Acessibilidade e Metodologia. Além disso, a análise indicou que tanto os ingressantes quanto os concluintes associam a educação inclusiva a um direito que deve ser respeitado.

Referências

Abric, J. C. (1994). Pratiques Sociales et Représentations Paris: Presses Universitaires de France.

Abric, J. C. (2000). A abordagem estrutural das representações sociais. In A. S. P. Moreira & D. C. Oliveira(Orgs.), Estudos interdisciplinares de representação social (pp. 27-38). Goiânia: AB Editora.

Almeida, D. P. G. D., & Pacca, J. L. D. A. (2016). Representação social sobre a física moderna e contemporânea: o que dizem os professores?. Oral Session

Amaral, L. A. (2004). Resgatando o passado: deficiência como figura e vida como fundo São Paulo: Casa do Psicólogo.

Bortolai, M. M. S., Aguilar, M. B. R., & Rezende, D. D. B. (2016). Núcleo central e periferia das representações sociais de alunos do ensino médio sobre ciência. Anais

Carmo, T. D., Magalhães Júnior, C. A. D. O., Kiouranis, N. M. M., & Triani, F. D. S. (2018). Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre problemas ambientais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 99, 313-330. https://www.scielo.br/j/rbeped/a/qvhWcx4MLvk8YdtK74tpycr/?format=pdf⟨=pt

» https://www.scielo.br/j/rbeped/a/qvhWcx4MLvk8YdtK74tpycr/?format=pdf⟨=pt

Costa, A. L. O. (2014). Formação continuada e representação social: Implicações para a educação inclusiva (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal.

Crochick, J. (2015). Educação Inclusiva, Subjetividade, Preconceito e Direitos Humanos. Educação Inclusiva e Direitos Humanos 1ed São Paulo: Cortez Editora, 1, 1-192.

Crochík, J. L., Pedrossian, D. R. D. S., Anache, A. A., Meneses, B. M. D., & Lima, M. D. F. E. M. (2011). Análise de atitudes de professoras do ensino fundamental no que se refere à educação inclusiva. Educação e pesquisa, 37(03), 565-581.

Dias, V. B. (2018). Formação de professores e educação inclusiva: uma análise à luz da teoria crítica da sociedade (Tese de Doutorado, Universidade Estadual da Bahia, Salvador, Bahia). Centro de Documentação e Informação. http://www.cdi.uneb.br/site/ wp-content/uploads/2018/11/Tese-p%C3%B3s-defesa-com-ficha-e-folha-para-CD-1. Pdf

» http://www.cdi.uneb.br/site/ wp-content/uploads/2018/11/Tese-p%C3%B3s-defesa-com-ficha-e-folha-para-CD-1. Pdf

Dias, V. B., & Silva, L. M. (2020). Educação Inclusiva e Formação de Professores: o que revelam os currículos dos cursos de licenciatura?. Práxis Educacional, 16(43), 406-429. https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6822

» https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6822

Diniz, D. (2012). O que é deficiência Brasiliense.

Hilger, T. R., & Moreira, M. A. (2016). Uma revisão de literatura sobre trabalhos em representações sociais relacionados ao Ensino de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 16(1), 167-186. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4342/2908

» https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4342/2908

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Inep (2023). Notas Estatísticas. Censo Escolar 2022. Ministério da Educação. https://download.inep.gov.br/areas_de_atuacao/notas_estatisticas_censo_da_educacao_basica_2022.pdf

» https://download.inep.gov.br/areas_de_atuacao/notas_estatisticas_censo_da_educacao_basica_2022.pdf

Jodelet, D. (2001). As representações sociais. Rio de janeiro: Eduerj, 17-44.

Kauss, C. T. (2013). Formação de professores e Educação Inclusiva: Representações Sociais em construção (Dissertação de mestrado em Letras e Ciências Humanas). Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades.

Krützmann, F. L., & TOLENTINO NETO, L. C. B. D. (2019). Representações sociais de estudantes de biologia sobre as futuras atividades profissionais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências(Belo Horizonte), 21, e10612. https://www.scielo.br/j/epec/a/S53vywcR4tnTxHdYcfjLSqd/?format=pdf⟨=pt

» https://www.scielo.br/j/epec/a/S53vywcR4tnTxHdYcfjLSqd/?format=pdf⟨=pt

Lei, nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (2015). Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Senado Federal. http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

» http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Machado, M. S. (2017). Representações Sociais dos Professores de Ciências: repercussões da prática pedagógica numa perspectiva inclusiva (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Ilhéus.

Machado, M. S., & Siqueira, M. (2020). Ensino de ciências e inclusão: Representações sociais de professoras do ensino fundamental II. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 22, e14878. https://www.scielo.br/j/epec/a/LgBtCX3GP3yWkmvGQRPp8CK/?format=pdf⟨=pt

» https://www.scielo.br/j/epec/a/LgBtCX3GP3yWkmvGQRPp8CK/?format=pdf⟨=pt

Maciel, A. O. S. (2021). Representações Sociais de Professores sobre Avaliação: Caminhos para o Ensino de Química na Educação Básica (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Ilhéus.

Magalhães Júnior, C. A. D. O., & Tomanik, E. A. (2013). Representações sociais de meio ambiente: subsídios para a formação continuada de professores. Ciência & Educação (Bauru), 19, 181-199. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cPJFbwqkvVHdm4k49whqMct/?format=pdf⟨=pt

» https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cPJFbwqkvVHdm4k49whqMct/?format=pdf⟨=pt

Magalhães-Júnior, C. J. A. O., & Tomanik, E. A. (2012). Representações sociais e direcionamento para a educação ambiental na Reserva Biológica das Perobas, Paraná. Investigações em Ensino de Ciências, 17(1), 227-248.

Mantoan, M. T. E. (2006). Igualdade e diferenças na escola como andar no fio da navalha. Educação, 29(1), 55-64.

Mantoan, M. T. E. (2015). Inclusão: o que é? Por quê? Como fazer. Moderna.

Ministério da Educação(2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

» http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

Moscovici, S. (2015). Representações Sociais: investigações em psicologia social. 11ª ed.

Ortiz, A. J., & Magalhães Júnior, C. A. D. O. (2019). Ser professor de Física: Representações sociais na licenciatura. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 21, e10462. https://www.scielo.br/j/epec/a/XjGR45T7MTtRdTKKfDbWyFH/?format=pdf⟨=pt

» https://www.scielo.br/j/epec/a/XjGR45T7MTtRdTKKfDbWyFH/?format=pdf⟨=pt

Rocha Oliveira, R. (2016). Formação de professores de biologia na perspectiva da inclusão de alunos com deficiência (Dissertação Mestrado em Educação em Ciências. 133 p.Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Universidade Estadual Santa Cruz, Ilhéus).

Rocha-Oliveira, R., Dias, V. B., & Siqueira, M. (2019). Formação de professores de biologia e educação inclusiva: indícios do Projeto Acadêmico Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 225-250. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4935/9958

» https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4935/9958

Rodrigues, D. (2017). Os desafios da equidade e da inclusão na formação de professores. Revista de Educación Inclusiva, 7(2).

Sá, C. P. de. (1996a). Representações Sociais: Teoria e Pesquisa do Núcleo Central. Temas em Psicologia, 4(3), 19-33. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v4n3/v4n3a02.pdf

» http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v4n3/v4n3a02.pdf

Silva, E. M. (2017). Entre discursos e práticas: representações sociais de professores sobre a socialização na educação infantil (Dissertação de mestrado em Educação). Universidade de Brasília.

Silva, S. da, & Dias, V. B. (2023). Ensino de Ciências e Educação Inclusiva: Concepções Docentes e sua Relação com a Prática Pedagógica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 24(2), 260-268.

Stella, L. F., & Massabni, V. G. (2019). Ensino de Ciências Biológicas: materiais didáticos para alunos com necessidades educativas especiais. Ciência & Educação(Bauru), 25, 353-374.

Teixeira, M. C. T. V., Balão, S. M. D. S., & Settembre, F. M. (2008). Saliência de conteúdos de representação social sobre o envelhecimento: análise comparativa entre duas técnicas associativas. Rev. enferm UERJ, 518-524.

Unesco(1994). Declaração de Salamanca e suas Linhas de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf

» http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf

Vilela-Ribeiro, E. B., & Benite, A. M. C. (2011). Professores Formadores de Professores de Ciências: o que influencia suas concepções sobre Inclusão?. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 4(2), 127-147. https://periodicos.ufsc.br/index.php/ alexandria/article/view/37685

» https://periodicos.ufsc.br/index.php/ alexandria/article/view/37685

Vergès, P. (1992). L’évocation de l’argent: une méthode pour la définition du noyau central de la représentation. Bulletin de Psychologie, 45, 203-209.

Yin, R. K. (2016). Pesquisa qualitativa do início ao fim Penso Editora.

Downloads

Publicado

2024-11-06

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS