SOCIAL EPISTEMOLOGY AND SCIENTIFIC MISINFORMATION: PERSPECTIVES FOR SCIENCE EDUCATION

EPISTEMOLOGIA SOCIAL E DESINFORMAÇÃO CIENTÍFICA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIASSOCIAL EPISTEMOLOGY AND SCIENTIFIC MISINFORMATION: PERSPECTIVES FOR SCIENCE EDUCATIONAutoriaSCIMAGO INSTITUTIONS RANKINGS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palabras clave:

Epistemologia Social, Desinformação Científica, Educação em Ciências

Resumen

Este trabajo pretende contribuir a la producción de conocimiento en el área de la Educación en Ciencias en lo que respecta a la presentación de una propuesta teórico-conceptual, materializada como un conjunto de conceptos y criterios para analizar la confiabilidad y credibilidad de enunciados supuestamente científicos difundidos a lo largo de el tiempo. la Internet. y redes sociales. El fundamento teórico de la propuesta tiene como supuesto principal que, en el contexto actual de los medios de posverdad, todos somos epistemológicamente dependientes unos de otros. El sustento teórico que sustenta la propuesta se basa en trabajos de Epistemología Social, principalmente los de John Hardwig, Elisabeth Anderson, Helen Longino y Alvin Goldman, y sus desarrollos en el área de la Educación Científica de Stephen Norris y Douglas Allchin.

Biografía del autor/a

  • Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, Universidade Estadual de Campinas

    Geóloga pela Universidade de São Paulo (1981), mestre (1987) e doutora (1992) em História Social pela Universidade de São Paulo, ambos na especialidade da História das Ciências. Obteve a livre-docência em 2001 na Universidade Estadual de Campinas e tornou-se professora-titular em 2006. Seu pós-doutorado foi junto ao Centre Alexandre Koyré dHistoire des Sciences et des Techniques (França, 2002). De 1987 até 2013 foi docente do Instituto de Geociências da UNICAMP, onde exerceu o cargo de Diretora (2009-2013). A partir de 2014, passou à Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, assim em Ensino de (Geo)Ciências e na temática de arquivos científicos, atuando principalmente nos seguintes temas: História das ciências e das Geociências, com ênfase no Brasil; relações entre história das ciências e ensino; documentação científica / tecnológica. Atua na graduação e na pós-graduação, orientando pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado, bem somo supervisionando pós-doutorados. Participa das seguintes associações científicas: Membro, desde 1987, da International Commission on the History of Geological Sciences (INHIGEO? IUPHS/IUGS), ocupando a presidência de 2008 a 2012; Presidente da Sociedade Latino-americana de História da Ciência e da Tecnologia (SLHCT) (1995-1998); Councillor (1997-1999 e 2015-2017), President-ellect (1999-2001) e President (2001-2002) da History of Earth Sciences Society (HESS); Presidente da International Commission ?Science & Empires? (IUPHS-DHS) (2001 a 2005). Membro Correspondente da International Academy of the History of Sciences (IAHS) (a partir de 2019). Tem dois filhos, nascidos em 1993 e 1999 (#parentinscience).

Referencias

Allchin, D. (2012). Skepticism and the architecture of trust. American Biology Teacher, 74, 358-362.

Allchin, D. (2020). From Nature of Science to Social Justice: The political power of epistemic lessons. In: Yacoubian, H. A.; Hansson, L. (Org.). Nature of Science for Social Justice Springer.

Allchin, D. (2022). Who Speaks for Science? Science & Education, 31, 1475-1492. https://doi.org/10.1007/s11191-021-00257-4

Allchin, D., Zemplén, G. A. (2020). Finding the place of argumentation in science education: epistemics and whole science. Science Education, 104, 907-933.

Anderson, E. (2011). Democracy, Public Policy, and Lay Assessments of Scientific Testimony. Episteme, 8 (2), 144-164.

BBC(2019). O cientista ganhador do Nobel que perdeu seus títulos por causa de ideias racistas. BBC News. https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/01/15/o-cientista-ganhador-do-nobel-que-perdeu-seus-titulos-por-causa-de-ideias-racistas.ghtml

Bejarano, N. R. R., Aduriz-Bravo, A., Bonfim, C. S. (2019). Natureza da Ciência (NOS): para além do consenso. Ciência & Educação, 25 (4), 967-982. https://doi.org/10.1590/1516-731320190040008

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2018). Base Nacional Comum Curricular, Brasília.

Cailin, O., Goldberg, S., Goldman, A. (2023). Social Epistemology The Stanford Encyclopedia of Philosophy.

Collins, H. M., Evans, R. (2022). The third wave of science studies: studies of expertise and experience. Social Studies of Science, 32 (2), 235 - 296.

Costa, S. L. R., Broietti, F. C. D. (2023). O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências? Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 16, 1 - 22.

Ecker, U.K.H., Lewandowsky, S., Cook, J. et al. (2022). The psychological drivers of misinformation belief and its resistance to correction. Nature Reviews Psychology, 1, p. 13-29. https://doi.org/10.1038/s44159-021-00006-y

De Cock Buning, Madeleine. (2018). A multi-dimensional approach to disinformation: Report of the independent High level Group on fake news and online disinformation. European Comission.

Fallis, D. (2009). Toward an epistemology of Wikipedia. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 59 (10), 1662 -1674. https://doi.org/10.1002/asi.20870

Goldman, A. I. (2001). Experts: which ones should you trust? Philosophy and Phenomenological Research, 63 (1), 85-110. https://doi.org/10.2307/3071090

Goldman, A. I. Social Epistemology. (1987). Synthese, 73 (1), 109 - 144.

Hardwig, J. (1985). Epistemic Dependence. The Journal of Philosophy, 82 (7), 335-349. https://doi.org/10.2307/2026523

Hardwig, J. (1991). The Role of Trust in Knowledge. The Journal of Philosophy, 88 (12), 693 - 708. https://doi.org/10.2307/2027007

Höttecke, D., Allchin, D. (2020). Reconceptualizing nature‐of‐science education in the age of social media. Science Education, 104, 641-666. https://doi.org/10.1002/sce.21575

Irzik, G., Kurtulmus, F. (2019). What Is Epistemic Public Trust in Science? The British Journal for the Philosophy of Science, 70, 1145 - 1166.

Iyengar, S., Massey, D. S. (2019). Science communication in a post‐truth society. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 116 (16), 7656-7661. https://doi.org/10.1073/pnas.1805868115

Kahan, D. M. (2013). Ideology, motivated reasoning, and cognitive reflection. Judgment and Decision Making, 8 (4), 407-424. https://doi.org/10.1017/S1930297500005271

Lederman, N. G. (2007). Nature of science: Past, present, and future. In: Abell, S. K., & Lederman, N. G. (Eds.). Handbook of Research on Science Education New York: Taylor & Francis Group, p. 831 - 879.

Lewandowsky, S., Ecker, U. K. H., Cook, J. (2017). Beyond Misinformation: understanding and coping with the “Post-Truth” era. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, 6, 353 - 369.

Longino, H. E. (1990). Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in Scientific Inquiry. Princeton University Press. https://doi.org/10.2307/j.ctvx5wbfz

Mcintyre, L. (2019). The Scientific Attitude Defending Science from Denial, Fraud, and Pseudoscience. The MIT Press.

National Research Council [NRC]. (2012). A framework for K-12 science education: Practices, crosscutting concepts, and core idea. National Academies Press. https://nap.nationalacademies.org/catalog/13165/a-framework-for-k-12-science-education-practices-crosscutting-concepts

National Research Council [NRC]. (2013). Next Generation Science Standards: For States, By States. The National Academies Press. https://nap.nationalacademies.org/catalog/18290/next-generation-science-standards-for-states-by-states

Nichols, T. (2017). The death of expertise: The campaign against established knowledge and why it matters. Oxford University Press.

Norris, S. P. (1997). Intellectual independence for nonscientists and other content‐transcendent goals of science education. Science Education, 81(2), 239-258. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(199704)81:2<239::AID-SCE7>3.0.CO;2-G

Norris, S. P. (1995). Learning to live with scientific expertise: toward a theory of intellectual communalism for guiding science teaching. Science Education, 79(2), 201-217. https://doi.org/10.1002/sce.3730790206

OECD. (2017). PISA 2015 Assessment and Analytical Framework: Science, Reading, Mathematic, Financial Literacy and Collaborative Problem Solving, revised edition. PISA, Paris: OECD Publishing.

Oreskes, N. (2019). Why trust science? Princeton University Press. https://www.jstor.org/stable/j.ctvfjczxx

Oreskes, N., Conway, E. M. (2010). Merchants of doubt: How a handful of scientists obscured the truth on issues from tobacco smoke to global warming. Bloomsbury.

Osborne, J., Pimentel, D., Alberts, B., Allchin, D., Barzilai, S., Bergstrom, C., Coffey, J., Donovan, B., Kivinen, K., Kozyreva, A., & Wineburg, S. (2022). Science education in an age of misinformation Stanford University.

Osborne, J, &Allchin, D . (2024). Science literacy in the twenty-first century: informed trust and the competent outsider. International Journal of Science Education, 1-22. https://doi.org/10.1080/09500693.2024.2331980

Pereira, A. A. G., Dos Santos, C. A. (2022). Proposta teórico-conceitual para a análise da confiabilidade e credibilidade de (des)informações científicas nas mídias: implicações para o Ensino de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 39(3), 688-711. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e83882

Pimentel, D. R. (2024). Learning to evaluate sources of science (mis) information on the internet: Assessing students' scientific online reasoning. Journal of Research in Science Teaching, 1-37. https://doi.org/10.1002/tea.21974

Reid, G.; Norris, S. P. (2016). Scientific media education in the classroom and beyond: a research agenda for the next decade. Cultural Studies of Science Education, 11, 147-166.

Sasseron, L. H., Carvalho, A. M. P. (2011). Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16 (1), 59-77.

Sasseron, L. H., Machado, V. F. (2017). Alfabetização científica na prática Editora Livraria da Física.

Siarova, H., Sternadel, D., Szőnyi, E. (2019). Research for CULT Committee - science and scientific literacy as an educational challenge. European Parliament, Policy Department for Structural and Cohesion Policies, Brussels.

Zemplén, G. A. (2009). Putting sociology first - Reconsidering the role of the social in ‘nature of science’ education. Science & Education, 18(5), 525-559.

Publicado

2025-03-11