Scientific and Technological Literacy as Social Transformation: a reflection for its promotion in science teaching using Social Technology

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA COMO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UMA REFLEXÃO PARA A SUA PROMOÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL

Autores

  • Geraldo Wellington Rocha Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) https://orcid.org/0000-0002-1337-1236
  • Iury Henrique Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT https://orcid.org/0009-0001-9741-3519
  • Danilo Lopes Santos Universidade Federal de Minas Gerais/ Programa de Educação https://orcid.org/0000-0003-2244-2267

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240195

Palavras-chave:

Alfabetização Científica e Tecnológica, transformação Social, Intencionalidade do Professor, Tecnologia Social, Argumentação

Resumo

O objetivo que direciona este trabalho é o de refletir teoricamente sobre a promoção de uma Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) como transformação social, no contexto de sala de aula, a partir de uma Tecnologia Social (TS). Nessa perspectiva, revisitamos os conceitos previamente estabelecidos na literatura sobre a ACT e transformação social e apresentamos proposições de um referencial teórico para o contexto escolar. Na perspectiva da ACT escolar, apontamos algumas considerações para se desenvolver a transformação social, entre elas: o ensino de Ciências como prática social, a inserção da TS como um modelo social e didático a ser estudado, a intencionalidade do professor em desenvolver a ACT escolar e a argumentação como prática epistêmica para a identificação da ACT como transformação social

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Prof. Dr. Geraldo W. Rocha Fernandes 

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT
Departamento de Ciências Biológicas - DCBIO/FCBS - Ensino de Física e Ciências

Iury Henrique Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Danilo Lopes Santos, Universidade Federal de Minas Gerais/ Programa de Educação

Doutorando do programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação - UFMG

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - UFVJM

Referências

Allain, L. R., & Fernandes, G. W. R. (Orgs.). (2022). Tecnologias sociais da permacultura e educação científica: Propostas inovadoras para um currículo interdisciplinar São Paulo: Editora Livraria da Física.

Araújo, A. O. (2008). O uso do tempo e das práticas epistêmicas em aulas práticas de química [Dissertação Mestrado, Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais]. http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85BKEK

» http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85BKEK

Archanjo Junior, M. G. D., & Gehlen, S. T. (2020). A Tecnologia Social e sua Contribuição para a Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20, 345-374. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u345374

» https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u345374

Archanjo Junior, M. G. D., & Gehlen, S. T. (2021). A tecnologia social na programação de um currículo crítico-transformador na educação em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 23(e24929), 1-21. https://doi.org/10.1590/1983-21172021230112

» https://doi.org/10.1590/1983-21172021230112

Auler, D., & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 3(2), 122-134. https://doi.org/10.1590/1983-21172001030203

» https://doi.org/10.1590/1983-21172001030203

Bocheco, O. (2011). Parâmetros para a abordagem de evento no Enfoque CTS [Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Científica e Tecnológica)]. Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/95281/294999.pdf?sequence=1&isAllowed=y

» https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/95281/294999.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Calvão, A.L., & Gama, B. S. (2022). Conhecendo algumas tecnologias sociais da Permacultura. In Allain, L. R., Fernandes, G. W. R., (Org.). Tecnologias Sociais da Permacultura e Educação Científica: Propostas inovadoras para um currículo interdisciplinar (1ª ed., Cap. 2, pp. 49-76). São Paulo: Livraria da Física.

Dagnino, R. (2006). Tecnologia social: retomando um debate. Espacios 27(2). https://www.revistaespacios.com/a06v27n02/06270231.html#*

» https://www.revistaespacios.com/a06v27n02/06270231.html#*

Dagnino, R. (Org,). (2010). Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Komedi.

Dagnino, R. (2014). “Ciência e tecnologia para a cidadania” ou Adequação Sociotécnica com o Povo?. In R. Dagnino. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas (pp. 89-112). Campina Grande, PB: EDUEPB.

Duschl, R. (2008). Science Education in Three-Part Harmony: Balancing Conceptual, Epistemic, and Social Learning Goals. Review of Research in Education, 32(1), 268-291. https://doi.org/10.3102/0091732X07309371

» https://doi.org/10.3102/0091732X07309371

Erduran, S., Simon, S., & Osborne, J. (2004). TAPping into argumentation: Developments in the application of Toulmin’s Argument Pattern for studying science discourse. Science Education, 88(6), 915-933. https://doi.org/10.1002/sce.20012

» https://doi.org/10.1002/sce.20012

Fernandes, G. W. R. (2023). Preâmbulo: Ainda se discute sobre “como fazer com que a pesquisa em Ensino de Ciências chegue às escolas?” In G. W. R. Fernandes & L. R. Allain (Orgs.), Proposições Epistemológicas, Curriculares e Metodológicas de Grupos de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências: Caminhos para a educação básica e o ensino superior(p. 11-24). São Paulo: Editora Livraria da Física.

Fernandes, G. W. R. F., Allain, L. R., & Dias, I. R. (2022). Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências São Paulo: Editora Livraria da Física.

Fernandes, G. W. R., Rodrigues, A. M., & Ferreira, C. A. (2018). Elaboração e validação de um instrumento de análise sobre o papel do cientista e a natureza da ciência e da tecnologia. Investigações em Ensino de Ciências, 23(2), 256-290. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p256

» https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p256

Fernandes, G. W. R., Rodrigues, A. M., & Ferreira, C. A. R. (2020). Atividades Investigativas Baseadas em TICE: Um Estudo dos Domínios Social, Afetivo e Cognitivo de Crianças e Jovens a Partir dos Fundamentos Essenciais da Argumentação no Contexto da Educação Científica. Investigações em Ensino de Ciências, 25(2), 369-387. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p369

» https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p369

Fernandes, G. W. R., Rodrigues, A. M., Ferreira, C. A. R. (2021). Olhares para o ensino de Ciências: tecnologias digitais, atividades investigativas, concepções e argumentação (1ª ed., pp. 145-178). São Paulo: Livraria da Física.

Fourez, G. (1997). Alfabetizacion Cientifica y Tecnologica: acerca de las finalidades de la ensenanza de las ciencias Buenos Aires: Ediciones Colihue.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido(17° ed). São Paulo: Paz & Terra.

Freire, P. (2019). Educação como prática da liberdade(53° ed). São Paulo: Paz & Terra.

Gama, B. S., Guedes, B. G. A., Allain, L. R., Goulart, M. F., Calvão, A. L. (2022). Permacultura e Tecnologias Sociais: bases conceituais. In: Allain, L. R., Fernandes, G. W. R., (Org.). Tecnologias Sociais da Permacultura e Educação Científica: Propostas inovadoras para um currículo interdisciplinar (1ª ed., Cap. 1, pp. 29-48). São Paulo: Livraria da Física.

Gerolin, E. C. (2017). Práticas epistêmicas, comunidades epistêmicas de práticas e o conhecimento biológico: análise de uma atividade didática sobre dinâmica de crescimento populacional [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo]. https://doi.org/10.11606/D.81.2018.tde-10072018-113416

» https://doi.org/10.11606/D.81.2018.tde-10072018-113416

Jiménez-Aleixandre, M. P.; Mortimer, E. F.; Silva, A. C. T.; Diaz, J. (2008). Epistemic practices: an analytical framework for science classrooms. Annual Meeting of the American Educational Research Association (AERA), New York City, USA. https://www.scribd.com/document/420937685/Jimenez-Aleixandre-Mortimer-Silva-Diaz-2008-pdf

» https://www.scribd.com/document/420937685/Jimenez-Aleixandre-Mortimer-Silva-Diaz-2008-pdf

Kelly, G. J., & Licona, P. (2018). Epistemic Practices and Science Education. Em M. R. Matthews(Org.), History, Philosophy and Science Teaching: New Research Perspectives(p. 139-165). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-62616-1_5

» https://doi.org/10.1007/978-3-319-62616-1_5

Leitão, S. (2007). Argumentação e desenvolvimento do pensamento reflexivo. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20, 454-462. https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000300013

» https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000300013

Lopes, T. G. R. (2020). Desenvolvimento e manejo de tecnologias sociais de base agroecológica na promoção do saneamento rural em Ituberá, Bahia [Dissertação de mestrado da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia]. https://maasa.ufba.br/sites/maasa.ufba.br/files/dissertacao_tassio_lopes_maasa_ufba.pdf

» https://maasa.ufba.br/sites/maasa.ufba.br/files/dissertacao_tassio_lopes_maasa_ufba.pdf

Lorenzetti, L. (2021). A Alfabetização Científica e Tecnológica: pressupostos, promoção e avaliação na Educação em Ciências. In T. Milaré, G. P. Richetti, L. Lorenzetti, & J. de P. Alves Filho (Orgs.), Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências: Fundamentos e Práticas(p. 47-73). São Paulo: Editora Livraria da Física.

Milaré, T., & Richetti, G. P. (2021). História e Compreensões da Alfabetização Científica e Tecnológica. In Milaré, T., Richetti, G. P., Lorenzetti, L., Alves Filho, J. P. (Org.). Alfabetização científica e tecnológica na Educação em Ciências: Fundamentos e Práticas (1ª ed., pp. 19-47). São Paulo: Livraria da Física.

Neves, J. A., & Pierson, A. H. C. (2022). Interações Discursivas, Práticas Epistêmicas e o Ensino de Relatividade Restrita. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e33345-31. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u225255

» https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u225255

Oliveira, A. C. D., (2019). Alfabetização Científica e Tecnológica na Formação Inicial de Professores de Química [Dissertação de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo]. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11335

» https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11335

Otterloo, A. M. C. (2010). A tecnologia a serviço da inclusão social e como política pública. In Rede de Tecnologia Social - RTS (Org.). Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável: Contribuições da RTS para a formulação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (1ª ed., pp. 17-24). Brasília: Secretaria Executiva da Rede de Tecnologia Social (RTS)

Richetti, G. P., & Milaré, T. (2021). O Óleo no Nordeste Brasileiro: Aspectos da (an)alfabetização Científica e Tecnológica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 21 (e29065), 1-29. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u11871215

» https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u11871215

Richetti, G. P., & Niezwida, N. R. A. (2023). Alfabetização Científica e Tecnológica e a caixa preta da dimensão Tecnológica. In G. W. R. Fernandes & L. R. Allain(Orgs.), Proposições Epistemológicas, Curriculares e Metodológicas de Grupos de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências: Caminhos para a educação básica e o ensino superior(p. 25-40). São Paulo: Livraria da Física.

Roso, C. C. (2017). Transformações na educação CTS: uma proposta a partir do conceito de tecnologia social [Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina]. https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/187060/PECT0346-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y

» https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/187060/PECT0346-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y

Sá, L. P., & Queiroz, S. L. (2007). Promovendo a argumentação no ensino superior de Química. Química Nova, 30(8), 2035-2042. https://doi.org/10.1590/S0100-40422007000800041

» https://doi.org/10.1590/S0100-40422007000800041

Sampson, V.; Clark, D. B. (2008) Assessment of the ways students generate arguments in science education: Current perspectives and recommendations for future directions. Science Education, 92 (3), 447- 472. https://doi.org/10.1002/sce.20276

» https://doi.org/10.1002/sce.20276

Santos, W. L. P. D. (2009). Scientific literacy: A Freirean perspective as a radical view of humanistic science education. Science Education, 93(2), 361-382. https://doi.org/10.1002/sce.20301

» https://doi.org/10.1002/sce.20301

Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17 (especial), 49-67. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04

» https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04

Sasseron, L. H. (2020). Interações discursivas e argumentação em sala de aula: a construção de conclusões, evidências e raciocínios. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 22. https://doi.org/10.1590/1983-21172020210135

» https://doi.org/10.1590/1983-21172020210135

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. de. (2011). Construindo argumentação na sala de aula: A presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de toulmin. Ciência & Educação, 17 (1), 97-114. https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000100007

» https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000100007

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. de. (2013). Ações e indicadores da construção do argumento em aula de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 15(2), 169-189. http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/844

» http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/844

Shen, B. S. P. (1975). Science Literacy: Public understanding of science is becoming vitally needed in developing and industrialized countries alike. American Scientist, 63(3), 265-268. https://www.jstor.org/stable/27845461

» https://www.jstor.org/stable/27845461

Siemsen, G. H. (2019). O ensino de astronomia em uma abordagem interdisciplinar no ensino médio: Potencialidades para a promoção da alfabetização científica e tecnológica [Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática), Universidade Federal do Paraná]. Disponível em:https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/61419

» https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/61419

Silva, F. C., Nascimento, L. A., Valois, R. S., & Sasseron, L. H. (2022). Ensino de Ciências como Prática Social: Relações entre as normas sociais e os domínios do conhecimento. Investigações em Ensino de Ciências, 27(1). https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p39

» https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p39

Silva, M. B. E., & Sasseron, L. H. (2021). Alfabetização Científica e Domínios do Conhecimento Científico: Proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a Transformação Social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 23(e34674), 1-20. https://doi.org/10.1590/1983-21172021230129

» https://doi.org/10.1590/1983-21172021230129

Silva, V. R., & Lorenzetti, L. (2020). A alfabetização científica nos anos iniciais: os indicadores evidenciados por meio de uma sequência didática. Educação e Pesquisa, 46, 1-21. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046222995

» https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046222995

Valladares, L. (2021). Scientific Literacy and Social Transformation: Critical Perspectives About Science Participation and Emancipation. Science & Education, 30(3), 557-587. https://doi.org/10.1007/s11191-021-00205-2

» https://doi.org/10.1007/s11191-021-00205-2

Downloads

Publicado

2024-11-06

Edição

Seção

ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE