INVESTIGATIONS INTO THE USE OF THE STEAM APPROACH IN SCHOOL PRACTICE: STATE OF KNOWLEDGE BETWEEN 2017 AND 2022
INVESTIGAÇÕES SOBRE O USO DA ABORDAGEM STEAM NA PRÁTICA ESCOLAR: ESTADO DO CONHECIMENTO ENTRE 2017 A 2022
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
Abordagem STEAM, Ensino Fundamental, Estado do conhecimentoResumo
Este estudo objetivou analisar artigos científicos e dissertações sobre práticas STEAM realizadas com estudantes do Ensino Fundamental de escolas brasileiras e estrangeiras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura, de abordagem mista e caráter exploratório. Como coleta de dados recorreu-se às plataformas de busca Google Acadêmico, Periódicos Capes, SciELO, SciencDirect e Scopus, com recorte temporal de 2017 a 2022 e uso dos seguintes descritores: “STEAM and Ensino Fundamental” e “STEAM and elementary School”. Do universo pesquisado foram analisadas 45 produções científicas. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a abordagem STEAM em muito pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental, a citar: aprendizado ativo, melhora na aprendizagem, motivação e interesse, desenvolvimento de habilidades e competências, formação crítica e reflexiva, entre outros. Viu-se muitas práticas STEAM devenvolvidas, mas existe a necessidade de mais ações, dado que STEAM traz vários benefícios aos estudantes.
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