INVESTIGATIONS INTO THE USE OF THE STEAM APPROACH IN SCHOOL PRACTICE: STATE OF KNOWLEDGE BETWEEN 2017 AND 2022

INVESTIGAÇÕES SOBRE O USO DA ABORDAGEM STEAM NA PRÁTICA ESCOLAR: ESTADO DO CONHECIMENTO ENTRE 2017 A 2022

Autores

  • Mayara Rossi Instituto Federal de Mato Grosso
  • Rodrigo Claudino Diogo Instituto Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0001-6955-9484
  • Geison Jader Mello Instituto Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.1590/

Palavras-chave:

Abordagem STEAM, Ensino Fundamental, Estado do conhecimento

Resumo

Este estudo objetivou analisar artigos científicos e dissertações sobre práticas STEAM realizadas com estudantes do Ensino Fundamental de escolas brasileiras e estrangeiras. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura, de abordagem mista e caráter exploratório. Como coleta de dados recorreu-se às plataformas de busca Google Acadêmico, Periódicos Capes, SciELO, SciencDirect e Scopus, com recorte temporal de 2017 a 2022 e uso dos seguintes descritores: “STEAM and Ensino Fundamental” e “STEAM and elementary School”. Do universo pesquisado foram analisadas 45 produções científicas. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a abordagem STEAM em muito pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental, a citar: aprendizado ativo, melhora na aprendizagem, motivação e interesse, desenvolvimento de habilidades e competências, formação crítica e reflexiva, entre outros. Viu-se muitas práticas STEAM devenvolvidas, mas existe a necessidade de mais ações, dado que STEAM traz vários benefícios aos estudantes.

Biografia do Autor

  • Mayara Rossi, Instituto Federal de Mato Grosso

    Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Mestra em Ensino pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Mato Grasso (IFMT). Especialista em Psicopedagogia Escolar e em Gestão Escolar, ambas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Graduanda em Ciências Biológicas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Trabalhou como professora da Educação Básica em cargo efetivo pelo governo do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT) entre 2018 até 2023. Atualmente trabalha no cargo de Pedagoga em caráter efetivo pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Atua como revisora de vários periódicos científicos e como consultora de trabalhos acadêmicos em geral. Desenvolve pesquisas principalmente nas temáticas: Ensino Tradicional; Metodologias Ativas; Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática); Ensino de Ciências e Conhecimento Físico nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Aprendizagem Significativa e Criativa; Tecnologias Educacionais; Processo de Ensino e Aprendizagem. Participa dos grupos de pesquisa STEAM (IFMT) e GEPEC (IFG).

  • Rodrigo Claudino Diogo, Instituto Federal de Goiás

    É bacharel em Ciências da Computação (1998), licenciado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestre (2008) e doutor (2016) em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Durante o mestrado investigou a relação entre as tecnologias da informação e comunicação e a aprendizagem de conceitos sobre ondas sonoras, tendo como referencial a teoria da aprendizagem significativa. A pesquisa de doutorado analisou o processo formativo de professores de Ciências e de Matemática, em uma intervenção formativa voltada à apropriação de conhecimentos sobre o uso das tecnologias na prática docente. No IFG, lecionou em diferentes níveis de ensino e cursos: ensino médio profissionalizante, licenciatura em física, bacharelado em engenharia elétrica, especialização e mestrado, além de ser um dos fundadores do Núcleo de estudos e pesquisa em educação e ensino de Ciências e Matemática (Nepecim) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Faz parte do conselho consultivo da Revista Eletrônica Cadernos CIMEAC :: ISSN 2178-9770. Tem interesse nas seguintes áreas: psicologia histórico-cultural, teoria da atividade, formação de professores, ensino de Ciências e de Física e informática educativa.

  • Geison Jader Mello, Instituto Federal de Mato Grosso

    Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área de Concentração Análise e Modelagem da Interação Biosfera - Atmosfera. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá "Octayde" do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT). Atua nos níveis do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente, Ensino Superior e Pós-Graduação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT), desenvolve pesquisas nas temáticas do Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias Ativas, Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2025-07-14

Edição

Seção

ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE