TEACHING INTERNSHIP: A LOOK AT DIDACTIC MODALITIES IN BOTANY TEACHING
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: UM OLHAR SOBRE AS MODALIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO DE BOTÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
estratégia didática, material didático, educação básicaResumo
Este artigo investiga a influência das modalidades didáticas utilizadas por professores de botânica do ensino superior nas práticas pedagógicas dos licenciandos nas escolas. Parte-se da premissa de que as abordagens pedagógicas, muitas vezes teóricas e centradas em conteúdo, são reproduzidas pelos futuros educadores e contribuem para perpetuação da impercepção botânica na sociedade. O objetivo foi fazer um levantamento das modalidades didáticas utilizadas por licenciandos em Ciências Biológicas durante o estágio de docência para o ensino de botânica. A análise documental foi realizada nos textos dos relatórios de estágio no Ensino Médio. A Análise do Conteúdo revelou um predomínio de aulas expositivas-dialogadas, resolução de exercícios e atividades práticas, com uma preferência pelo uso de recursos lúdicos e textos de divulgação científica. Destacou-se a criatividade dos estagiários, evidenciando uma tendência em propor estratégias pedagógicas mais interativas e contextualizadas, rompendo com o ensino tradicional
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