THE ROLE OF SCIENTIFIC JOURNALS IN RESEARCH ETHICS
O PAPEL DAS REVISTAS CIENTÍFICAS NA ÉTICA EM PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240198Palavras-chave:
ética, pesquisa, revistaResumo
Editorial que discute o papel das revistas científicas com a integridade da pesquisa, em especial, os aspectos éticos da pesquisa com seres humanos.
Downloads
Referências
AERA. Código de ética: American Educational Research Association – AERA (Associação Americana de Pesquisa Educacional). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 1041-1065, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.5212/ praxeduc.v.12i3.021
Alves, D. A. de ., & Teixeira, W. M.. (2020). Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias. Educação E Pesquisa, 46, e 217376. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217376
AZEVEDO, N. H.; MENDONÇA, P. C. C.. DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 26, p. e51515, 2024.
BIZERRA, A. F.; SÁ, L. P.. VAMOS CONVERSAR SOBRE AUTORIA?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 24, p. e39592, 2022.
CARVALHO, A. F. Ética na publicação científica. Ética e pesquisa em Educação: subsídios – vol 2. Rio de Janeiro: ANPEd, 2021. p. 64-70 https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_v._2_ agosto_2021.pdf
COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA DA ANPED. Ética e Pesquisa em Educação [recurso eletrônico]: subsídios. vol. 1. Rio de Janeiro: ANPED, 2019.
COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA DA ANPED. Ética e Pesquisa em Educação [recurso eletrônico]: subsídios. vol. 2. Rio de Janeiro: ANPED, 2021.
COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA DA ANPED. Ética e Pesquisa em Educação [recurso eletrônico]: subsídios. vol. 3. Rio de Janeiro: ANPED, 2023.
BARTLING, S.; FRIESIKE, S. Opening Science: The evolving guide on how the internet is changing research, collaboration ans scholarly publishing. Springer Open, 2014.
BERA - British Educational Research Association (2018) Ethical Guidelines for Educational Research. fourth edition, London. https://www.bera.ac.uk/researchers-resources/publications/ethicalguidelines-for-educational-research-2018
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução 510/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/ Reso510.pd f
FORTUNATO, I.; NETO, A. S. Reflexões de editores de periódicos da área de Educação e Ensino sobre a Resolução CNS 510/2016. Horizontes, v. 36, n. 2, 2018.
MAINARDES, J. Política Institucional de Ética em Pesquisa e integridade. In: ANPEd - Comissão de Ética em Pesquisa. (Org.). Ética e Pesquisa em Educação: subsídios - v. 3. Rio de Janeiro: Anped, 2023, v. 3, p. 234-256.
MARTINS, I. Dados como diálogo: construindo dados a partir de registros de observação de interações discursivas em salas de aula de ciências. In: Santos, F.M.T. & Greca, I. M. (org.) A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí (RS): editora Unijuí, 2006. p. 297 - 321
MENDONÇA, P. C. C.; FRANCO, L. G.. A CIÊNCIA ABERTA E A ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E DIÁLOGOS. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 23, p. e29175, 2021.
MENDONÇA, P. C. C. et al.. EXPERIÊNCIAS DA REVISTA ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COM AVALIAÇÃO POR PARES ABERTA. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 25, p. e42617, 2023.
VILELA, L. Z. L.; LONDERO, L. Ética na Pesquisa em Educação em Ciências: Análise da Política Editorial de Periódicos Brasileiros. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], p. e40283, 1–29, 2023. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2023u271299. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/ view/40283. Acesso em: 4 jun. 2024.