EDUCATIONAL MEDIATION PROCESSES AT FAMILIES’ VISITS TO A SCIENCE INTERACTIVE MUSEUM: A STUDY CASE AT THE EXHIBITION UGH!: THE SCIENCE OF DISGUST AT MALOKA (COLOMBIA)
PROCESSOS DE MEDIAÇÃO EDUCATIVA EM VISITAS DEFAMÍLIAS A UM MUSEU INTERATIVO DE CIÊNCIAS: UMESTUDO DE CASO NA EXPOSIÇÃO ECA!: A CIÊNCIA DONOJO DO MALOKA (COLÔMBIA)
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
mediação em museus, educação museal, museus interativos de ciênciasResumo
Neste artigo, analisamos as interações entre familiares, exposição e educadores ocorridas ao longo das visitas de oito famílias à exposição interativa Eca!: a ciência do nojo, do museu de ciências Maloka, localizado em Bogotá (Colômbia), tendo como objetivo compreender os processos de mediação educativa ocorridos durante as visitas. A coleta de dados consistiu na gravação das visitas por meio de uma câmera GoPro acoplada na cabeça de uma das crianças de cada grupo. As gravações foram categorizadas e analisadas com uso do software Dedoose. Os resultados demonstraram que educadores, familiares adultos, objetos e textos foram mediadores da conexão entre crianças e exposição. A mediação humana, baseada na formulação de perguntas, foi pautada no diálogo, na autonomia e no estímulo à reflexão, tendo caráter de negociação. Associando às perguntas orientações sobre o uso dos aparatos e explicações e informações científicas, os educadores forneceram aos visitantes conhecimentos científicos novos, promovendo o aprendizado.
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