ARTICLE-OPINION: SCIENCE EDUCATION FOR SOCIAL JUSTICE: DISCUSSING INVISIBLE ACTORS IN THE PROCESS OF SCIENCE BUILDING
ARTIGO-PARECER: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA JUSTIÇA SOCIAL: DISCUTINDO ATORES INVISIBILIZADOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
Justiça social e educação científica;, História cultural das ciências, Meta-avaliação da prática científica, Autovigilância epistêmicaResumo
Este artigo-parecer reflete sobre contextos, ponderações e critérios na avaliação do artigo "Educação em Ciências para Justiça Social: discutindo atores invisibilizados no processo de construção da ciência", oportunizando uma meta-avaliação ao dialogar com Aline Mazzarella, Hermann Schiffer e Andreia Guerra. Ao desvelar os mecanismos subjacentes aos aspectos epistêmicos, sociais e pessoais de nossa prática científica, exemplifica-se a influência de fatores subjetivos e de uma historicidade inconsciente que nos atravessam, o que exige uma autovigilância epistêmica constante. Proponho reflexões para embasar a promoção da justiça social na educação em ciências e considerar a perspectiva histórica de Peter Burke para o episódio em foco. Sugiro um desdobramento sobre a crença em comprovações e verdades finais na Teoria da Relatividade de Einstein e discuto minhas limitações no conceito de participação equitativa nas ciências. Advogo a revisão por pares aberta, levando em conta as disputas no campo e favorecendo o nosso desenvolvimento enquanto comunidade.
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