Avaliação do perfil de potencialidades e necessidades de crianças em resolução de problemas matemáticos

Autores

  • Graziella Ribeiro Soares Moura

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar uma avaliação do perfil de potencialidades e necessidades de crianças em idade escolar sobre resolução de problemas matemáticos, com o
propósito posterior de direcionar um programa de intervenção que aprimore as condições de aprendizagem dessas crianças. O estudo foi realizado em uma escola particular do município de Bauru (São Paulo). Foram aplicados dois protocolos para medir as capacidades de 38 crianças com 10 anos de idade cursando a 4ª série do ensino fundamental. O primeiro protocolo avaliou a resolução de problemas de matemática pelos estudantes e as dificuldades encontradas nesta
tarefa. O segundo protocolo analisou as capacidades lingüísticas das crianças (leitura e compreensão de textos lingüísticos). Em seguida foi realizada uma análise deste material que possibilitou a identificação dos elementos presentes e ausentes necessários à prática de resolução
de problemas, bem como uma correlação entre a compreensão de textos e a compreensão de enunciados matemáticos. Os resultados indicaram que compreender bem textos de natureza
lingüística não significa compreender bem textos matemáticos. Percebeu-se também que o repertório para a resolução de problemas simples destes estudantes era bom, mas há necessidade de os professores utilizarem problemas diversificados e mais complexos em sala de aula.

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Publicado

2009-01-26

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA