Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?

Autores

  • Danusa Munford UFMG
  • Maria Emília Caixeta de Castro Lima UFMG

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar e discutir fundamentos teóricos e filosóficos do ensino por investigação, procurando abordar algumas concepções dessa abordagem que são
consideradas pouco apropriadas. Essa perspectiva de ensino vem orientando um curso de pós-graduação lato senso, ministrado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática de
Minas Gerais. Tomamos como pressupostos básicos as idéias de: 1) as explicações científicas surgem e se desenvolvem enquanto espaço de investigação orientada; 2) nos
processos de formação de professores é preciso estabelecer um espaço permanente de investigação e trocas de vivências entre eles acerca da implementação dessa metodologia
em seu trabalho. Os resultados até aqui encontrados dão conta de que houve uma ampliação significativa no entendimento dos professores sobre o que é ensino por investigação e
quanto às suas aproximações e diferenças com um ensino experimental ou baseado em atividades de investigação simples e ritualística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-01-23

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA