Uma proposta metodológica para o ensino dos conceitos de pressão e diferença de pressão

Autores

  • Wilmo Ernesto Francisco Júnior UFSCAR

Resumo

O presente trabalho objetivou desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta metodológica para o ensino qualitativo dos conceitos de pressão e diferença de pressão. Foram desenvolvidas duas atividades experimentais complementares, as quais foram debatidas em sala de aula com ênfase na produção escrita dos alunos. O estudo foi realizado numa
escola pública da cidade de Araraquara-SP, sendo a coleta de dados efetuada por meio de observações e anotações dos estudantes. Os resultados, analisados à luz da teoria
piagetiana da equilibração, mostraram que a estratégia desenvolvida foi motivadora e capaz de desencadear perturbações e auxiliar o desenvolvimento do processo de
assimilação dos conceitos tratados. Além disso, os registros escritos demonstraram grande potencialidade para se perceber o nível de entendimento dos alunos

Downloads

Publicado

2009-01-23

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA