Construindo valores estéticos nas aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais

Autores

  • Tatiana Seniciato UNESP
  • Patrícia Gomes Pinheiro da Silva UNESP
  • Osmar Cavassan UNESP

Resumo

O trabalho objetiva discutir as contribuições das aulas de ciências desenvolvidas nos ambientes naturais brasileiros para a construção de valores estéticos. A partir de duas experiências presentes em trabalhos de pesquisa em ensino de ciências, desenvolvidas com alunos de 6ª séries do ensino fundamental público, pôde-se evidenciar em que medida os valores estéticos implícitos nessas práticas educativas emergem no comportamento dos alunos e em suas representações gráficas sobre o ambiente estudado. Os resultados encontrados nessas experiências sugerem que os alunos construíram valores estéticos a partir de aulas sobre conteúdos científicos, desenvolvidas em fragmentos de ecossistemas terrestres naturais brasileiros, sem que houvesse a intervenção do professor no sentido de propor reflexões quanto aos
aspectos da vegetação ou à importância de sua preservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-01-23

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA