Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar

Autores

  • Alfredo Mullen da Paz UFSC
  • Ilse Abegg UFSC
  • José de Pinho Alves Filho
  • Vera Lúcia Bahl de Oliveira UFSC

Resumo

Este trabalho aborda o processo de modelização no Ensino de Ciências Naturais, mais especificamente no ensino de Biologia. Primeiramente, abordam-se conceitualmente modelos e
modelizações no ensino de ciências. Após esse procedimento é apresentado o exemplo de modelização da cadeia alimentar e, por fim, descreve-se uma situação transcorrida em sala de aula
na qual é analisado o processo de ensino aprendizagem, mediado pelos modelos. Para tanto, utilizou-se uma situação didática desenvolvida na 4ª série do ensino fundamental sobre o tema “cadeia alimentar”. Foram utilizados nesse processo de ensino, os modelos e representações apresentadas em livros didáticos de diferentes séries, inclusive dos níveis médio e superior. Como conclusões, apontamos que os modelos devem ser utilizados como recursos aproximativos e não como realidades; como instrumentos de explicação e previsão produzidos com a intenção de uma melhor compreensão dos problemas educativos enfrentados. Nesse processo, é fundamental o papel do professor na implementação das situações de interação e aprendizagem necessárias

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-01-23

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA