Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças

Autores

  • Maria Emília Caixeta de Castro Lima UFMG
  • Ely Maués Izabela Hendrix

Resumo

Em que consiste ensinar ciências para crianças? Que conhecimentos as professoras mobilizam ao ensinar ciências para as crianças? O que é mesmo que elas não sabem e que falta isso lhes faz? Que outros conhecimentos são essenciais para que tenham sucesso no ensino? Por que, mesmo com um suposto déficit de conteúdos conceituais, as professoras conseguem ensinar ciências e possibilitam com isso o
desenvolvimento das crianças, preparando-as para etapas posteriores da aprendizagem de conceitos científicos? Como é que nós humanos nos constituímos como sujeitos da
cultura? Que relações existem entre os conceitos cotidianos e científicos? Para responder a essas indagações nos aproximamos do ensino de ciências a partir da nossa experiência com professoras das séries iniciais, cotejando esses saberes com a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-01-23

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA