A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica

Autores

  • Maria de Fátima Lima Fabrício
  • Zélia Maria Soares Jófili
  • Luiza Suely Martins Semen
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão

Resumo

A dificuldade em compreender a transmissão dos caracteres hereditários, regidos pelas leis de Mendel é observada no ensino médio (EM) e superior (ES), possivelmente devido ao despreparo em conteúdos anteriores. Os objetivos deste
estudo foram testar esta hipótese e verificar como essas dificuldades evoluíam no ES. Um questionário foi aplicado em turmas de EM e de ES (Licenciatura em Biologia, de três IES do Recife) para identificar as dificuldades dos alunos.
Paralelamente, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes de ambos os níveis, para identificar a percepção dos mesmos quanto às dificuldades de seus alunos e quais ações desenvolvem para
ajudá-los. Quanto aos resultados, os problemas identificados no EM persistem entre os alunos do ES, a despeito do maior acesso a informações, o que se torna preocupante, pois os atuais alunos do ES serão os futuros professores do EM.

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Publicado

2008-12-05

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA