Condições de produção de sentidos em textos didáticos

Autores

  • Suzani Cassiani de Souza UFSC

Resumo

O trabalho discute o uso de textos numa escola de jovens e adultos, com um sistema de ensino individualizado localizado no interior do estudo de São Paulo, na disciplina de ciências. Tomando como referência a análise do discurso da escola
francesa, o trabalho enfatiza como alguns aspectos, considerados negativos pelos professores, puderam detonar propostas de mudanças, visando a melhoria do ensino naquela escola. Dentre esses aspectos negativos, cito a precariedade do material didático, atravessado pelo silêncio que foi imposto pelo político na época da ditadura. Também levanto a questão de que este mesmo material didático tão criticado pelos professores, pôde levar os estudantes à leituras e interpretações inesperadas, levando-nos a supor que as leituras dependem muito mais da interação entre os sujeitos e os textos, do que necessariamente do dizer do autor.

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Publicado

2008-12-05

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA