Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida

Autores

  • Maria Helena da Silva Carneiro UNB
  • Widson Luiz Pereira dos Santos UNB
  • Gerson de Souza Mol UNB

Resumo

A adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseio
de adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa.
Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo.

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Publicado

2008-12-04

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA