O PERFIL DE CONHECIMENTO SOBRE SERES VIVOS PELOS ESTUDANTES DA COOPEC: UMA FERRAMENTA PARA PLANEJAR UM ENSINO DE CIÊNCIAS
PROFILE OF KNOWLEDGE OF LIVING BEINGS BY COOPEC STUDENTS: A TOOL FOR PLANNING SCIENCE TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172012140316Keywords:
Séries iniciais do Ensino Fundamental; Conhecimentos prévios; Seres vivos; Referencial vigotskyano; Planejamento de ensino.Abstract
Este trabalho objetivou fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos das séries iniciais da Cooperativa de Ensino de Central- COOPEC, cidade de Central, Bahia-BA, em fevereiro de 2009, bem como descrever o contexto de ensino na sala de aula das referidas turmas durante aquele ano letivo. Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado e envolveu conteúdos de alguns aspectos de seres vivos (identificação, tamanho e função) nas séries iniciais (2° ao 5° ano), e crianças com faixa etária entre 7 e 11 anos de idade. Para desenvolvê-lo, usamos o referencial vygotskyano acerca dos conhecimentos espontâneos e científicos das crianças e outro biológico, sobre as concepções espontâneas delas nessa área. Aplicamos questionários com questões generalistas nas turmas para fins de obter informações sobre o conhecimento espontâneo dos estudantes com respeito aos seres vivos; discutimos com as professoras os conhecimentos trazidos à escola pelos estudantes nas reuniões bimestrais e aplicamos um questionário para que elas respondessem ao final do último encontro. A análise de dados, a partir das respostas de alunos e das professoras, foi realizada em todas as séries com base no método comparativo, com o intuito de evidenciar o que conhecem as crianças sobre os referidos aspectos de seres vivos, como ponto de partida para planejamento de ensino sobre o tema.
This study aimed to survey the prior knowledge of students from COOPEC-Central - Central, Bahia - at initial grades of Elementary School, in February 2009, describing the context of teaching in classrooms during that school year. This study is part of a masters dissertation and involved content of some aspects of living beings (identification, size and function) in the early grades (2nd to 5th year), children aged between 7 and 11. We developed our studies based on Vygotsky's children's spontaneous and scientific knowledge theory and on other spontaneous conceptions reference in that area. We applied questionnaires with general questions to students in order to obtain information on students' spontaneous knowledge with respect to living beings; we discussed with teachers the knowledge brought by the students to school in bimonthly meetings; and we applied a questionnaire to which teachers responded at end of the last meeting. Data analysis - with the students' and teachers' reponses - was performed considering all the initial Elementary School grades, based on the comparative method in order to highlight what children actually knew about living beings, as a starting point for planning education on the subject.
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