ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E CRIANÇA: ANÁLISE DE POTENCIALIDADES DE UMA BRINQUEDOTECA

SCIENTIFIC LITERACY AND CHILD: ANALYSIS OF POTENTIALITIES OF A TOY LIBRARY

Autores

  • Amanda Cristina Teagno Lopes Marques Instituto Federal de São Paulo (IFSP) http://orcid.org/0000-0001-5418-2004
  • Martha Marandino Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172019210102%20

Palavras-chave:

Alfabetização Científica; Criança; Brinquedoteca.

Resumo

Este artigo analisa o potencial de uma brinquedoteca para a promoção da alfabetização científica (AC) de crianças. Para a produção de dados, realizou-se observação e registro de três áreas de uma brinquedoteca. A análise foi realizada com base na ferramenta teórico-metodológica de indicadores e atributos de alfabetização científica. Como principais referenciais teóricos destacam-se discussões sobre alfabetização científica como processo que ocorre dentro e fora da escola e implica a apropriação de elementos da cultura científica com vistas à participação social. A discussão sobre infância foi realizada com base nos aportes da Sociologia da Infância, e brincar/brinquedo foram conceituados especialmente a partir de Brougère. Conclui-se que a brinquedoteca, ao inserir em seu espaço, áreas e objetos que remetem a temas científicos, pode contribuir para o processo de AC de crianças, possibilitando a aproximação entre culturas infantis e elementos da cultura científica.

This article analyzes the potential of a toy library for promoting children’s scientific literacy (SL). Data was produced through observation and registration of three areas of a toy library. The analysis was based on the theoretical-methodological tool formed by indicators and attributes of scientific literacy. As the main theoretical references, the article highlights discussion about scientific literacy as a process that takes place inside and outside school and implicates appropriation of scientific culture elements to enable social participation. The discussion about childhood was made based on Sociology of Childhood approach, and play/ toy were conceptualized especially from Brougère. The article concludes that the toy library, with objects that refer to scientific themes, contributes to children’s SL process, allowing an approximation between childhood cultures and elements of scientific culture.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACHIAM, M.; MARANDINO, M. A framework for understanding the conditions of science representation and dissemination in museums. Museum Management and Curatorship, v. 29, n.1, p. 66-82, 2014. [ Links ]

AKERSON, V. L.; BUCK, G. A.; DONNELLY, L. A.; NARGUND-JOSHI, V.; WEILAND, I. S. The Importance of Teaching and Learning Nature of Science in the Early Childhood Years. Journal of Science Education and Technology, 20(5), p. 537-549, 2011. [ Links ]

ANDERSON, D.; PISCITELLI, B.; WEIER, K.; EVERETT, M.; TAYLER, C. Children’s Museum Experiences: Identifying Powerful Mediators of Learning. Curator, v. 45, n.3, p. 213-231, 2002. [ Links ]

ASH, D. The process skills of inquiry. In: ASH, D. Inquiry in the K-5 classroom: Foundations, v. 2, 1999. Washington, DC: National Science Foundation, p. 51-62. [ Links ]

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê?Ensaio: pesquisa em educação em ciências, v.3, n.1, p.105-115, 2001. [ Links ]

BENJAMIN, W. Reflexões sobre o brinquedo, a criança e a educação. São Paulo: Ed. 34, 2009. [ Links ]

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. [ Links ]

BYBEE, R.W. Achieving Scientific Literacy. The Science Teacher, v. 62, n. 7, p. 28-33, 1995. [ Links ]

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. de; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2011. [ Links ]

CARVALHO, C.; LOPES, T. O público infantil nos museus. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 911-930, jul./set. 2016. [ Links ]

CERATI, T. Educação em Jardins Botânicos na perspectiva da Alfabetização Científica: análise de uma exposição e público. 2014. 213f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da USP, São Paulo. [ Links ]

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 6ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2014. [ Links ]

CORSARO, W. A. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011. [ Links ]

CUNHA, N. H. S. A brinquedoteca Brasileira. In: SANTOS, S. M. P. (Coord.) Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 1997. [Links]

EDWARDS, C., GANDINI, L., FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. [ Links ]

FAGGIONATO-RUFINO, S. O diálogo entre aspetos da cultura científica com as culturas infantis na educação infantil. 2012. 215 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, UFSCar, São Carlos. [Links]

FERNANDES, F. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. São Paulo: Martins Fontes, 2004. [ Links ]

FNQ. Sistema de Indicadores: Fundação Nacional da Qualidade. Disponível em: http://www.fnq.org.br/informe-se/publicacoes/e-books. Acesso em: 17 jun. 2016. [ Links ]

FORNEIRO, M. L. I. Observación y evaluación del ambiente de aprendizaje em educación infantil: dimensiones y variables a considerar. Revista Iberoamericana de Educación, n. 47, p. 49-70, 2008. [ Links ]

FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências? Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003. [ Links ]

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. [ Links ]

GARFIELD, E. Science Literacy. Part 1. What is Science literacy and why is it important? Essays of an Information Scientist: Science Literacy, Policy, Evaluation, and other Essays, v. 11, p. 251-257, 1988. [ Links ]

HENRIKSEN, E.; FROYLAND, M. The contribution of museums to scientific literacy: views from audience and museum professionals. Public Understanding of Science, v. 9, n. 4, p. 393-415, out. 2000. [ Links ]

ISZLAJI, C. A criança nos museus de ciências: análise da exposição Mundo da Criança do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS. 2012. 256 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo. [ Links ]

JENKS, C. Constituindo a Criança. Educação, Sociedade e Culturas, Porto: Afrontamento, n. 17, p. 185-216, 1994. [ Links ]

JENSEN, M. Children’s perceptions of their museum experience: A contextual perspective. Children’s Environments Quarterly, v. 4, p. 300-324, 1994. [ Links ]

KISHIMOTO, T. M. JENSEN, M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2011. [ Links ]

KRASILCHIK, M. Ensino de ciências: um ponto de partida para a inclusão. In: WERTHEIN J.; CUNHA, C. Ensino de ciências e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. 2ª ed. Brasília: Unesco, Instituto Sangari, 2009. [ Links ]

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2007. [ Links ]

LAUGKSCH, R. C. Scientific Literacy: a conceptual overview. Science Education, v. 84, n. 1, p. 71-94, 2000. [ Links ]

LEWENSTEIN, B.; BROSSARD, D. Assessing models of public understanding in ELSI outreach materials, USA: Department of Energy: Final Report. Cornell: Cornell University, 2006. [ Links ]

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 1- 17, jun. 2001. [ Links ]

MARANDINO, M. (org.). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo, SP: Geenf/ FEUSP, 2008. [ Links ]

MARANDINO, M.; MARTINS, L. C. GRUZMAN, C.; CAFFAGNI, C. W.; ISZLAJI, C.; CAMPOS, N. F.; MÔNACO, L.; SALGADO, M.; FIGUEROA, A. M. S. BIGATTO, M. A abordagem qualitativa nas pesquisas em educação em museus. In: VIIENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS 2009, Florianópolis: VII ENPEC. Atas... Florianópolis, 8-13 nov. 2009. s/p. [Links]

MILLER, J. D. The measurement of civic scientific literacy. Public Understand of Science, v. 7, p. 203-223, 1998. [ Links ]

MARQUES, A. C. T. L.; SCALFI, G. A. de M; ISZLAJI, C; MARTINS, B. M; MARANDINO, M . Alfabetização científica e criança: uma proposta de ferramenta teórico-metodológica para análise de ações educativas em espaços de educação não formal. In: XIENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2017, Florianópolis 2017. Anais... Florianópolis: XI ENPEC, 2-6, julho 2017. s/p. [ Links ]

MARQUES, A. C. T. L; MARANDINO, M. Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. 1-19, 2018. [ Links ]

NEVES, R.; MASSARANI, L. O olhar das crianças sobre uma exposição interativa. In: MASSARANI, L; NEVES, R.; AMORIM, L. (Org). Divulgação científica e museus de ciências: O olhar do visitante - Memórias do evento. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; RedPop, 2016. [Links]

NGSS. Next Generation Science Standards: For States, By States. Washington, DC: The National Academies Press, 2013. [ Links ]

NORRIS, S. P.; PHILLIPS, L. M. How literacy in its fundamental sense is central to scientific literacy. Science Education. v. 87, n. 2, p. 224-240, 2003. [ Links ]

OLIVEIRA, D. Biodiversidade em políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação: caracterização e perspectivas para a integração do fomento à divulgação e educação científicas. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul. [Links]

PÉREZ, C. A.; MOLINÍ, A. M. V. Consideraciones generales sobre la alfabetización científica em los museos de la ciencia como espacios educativos non formales. Revisa Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 3, n. 3, p. 1-26, 2004. [ Links ]

PISCITELLI, B. EVERETT, M.; WEIER, K. Enhancing Young Children’s Museum Experiences: a manual for museum staff, QUT, Brisbane, 2003. Disponível em: https://hollandmvp.files.wordpress.com/2014/07/enhancing-young-childrens-museum-experiences.pdf. Acesso em: 24 jun. 2016. [ Links ]

QVORTRUP, J. Childhood Matters: An Introduction. In: QVORTRUP, J.; BARDY, M.; SGRITTA, G.; WINTERSBERGER, H.; HERNANDEZ, D. J. Childhood Mattters: Social Theory, Practices and Politics. Aldershot: Avebury, 1994. [Links]

ROBERTS, D. A. Scientific Literacy/Science Literacy. In: ABELL, S. K.; LEDERMAN, N. G. Handbook of Research in Science Teaching and Learning. New York: McMillan, 2007. [ Links ]

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. D. Tomada de Decisão para Ação Social Responsável no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001. [ Links ]

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento com prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12. n. 36, p. 474-550, set./ dez.2007. [ Links ]

SARMENTO, M. J. Gerações e Alteridade: Interrogações a partir da Sociologia da Infância. Educação e Sociedade, n. 26 (91), p. 361-378, 2005. [ Links ]

SARMENTO, M. J. Imaginários e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003. [ Links ]

STUDART, D. C. Museus e famílias: percepções e comportamentos de crianças e seus familiares em exposições para o público infantil. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, RJ, v. 12(suplemento), p. 55-77, 2005. [ Links ]

SIS CATALYST. Children As Change Agents For the future of science & society. 2013. Disponível em: http://www.siscatalyst.eu. Acesso em: 22 fev. 2016. [Links]

TRILLA, J.; GROS, B.; LÓPEZ, F.; MARTÍN, M. La educación fuera de la escuela. Ámbitos no formales y educación social. Barcelona: Ariel Educación, 2003. [ Links ]

VIEIRA PINTO, A. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. vol. 1. [ Links ]

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003. [ Links ]

Downloads

Publicado

2019-06-15 — Atualizado em 2021-05-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS