A ICONOGRAFIA LINEAR DA EVOLUÇÃO NA PERSPECTIVA DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

THE LINEAR ICONOGRAPHY OF EVOLUTION FROM PERSPECTIVES OF BASIC EDUCATION TEACHERS

Autores

  • Patricia da Silva Santos Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP) https://orcid.org/0000-0003-1908-1093
  • Adriana Pugliese Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Charles Morphy D. Santos Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172019210117%20

Palavras-chave:

Ensino de ciências; Eugenia; Teoria Evolutiva.

Resumo

A marcha dos hominídeos tem influenciado fortemente a percepção das pessoas sobre a teoria evolutiva. Nesse artigo, analisamos se tal representação da evolução afeta a percepção dos educadores sobre Biologia e Ensino de Ciências. Através de uma pesquisa qualitativa, com a participação de professores de uma escola da periferia de São Paulo, notamos a falta de conhecimento aprofundado sobre a teoria evolutiva, suas representações iconográficas e a importância do conceito evolutivo de ancestralidade comum. Analisando as respostas de professores das Ciências Naturais e de outras áreas, percebe-se que uma abordagem interdisciplinar pouco se faz presente, afastando os educadores de um entendimento mais amplo sobre o contexto histórico das teorias científicas. A marcha do progresso parece ajudar a perpetuar a ideia da inexorabilidade do “progresso biológico”, com o homem branco como estágio superior da evolução. Grande parte dos docentes parece basear sua percepção sobre ciência em noções de senso comum.

The march of hominids has strongly influenced educators’ perception about the evolutionary theory. In the present study, we analyze if this representation of evolution affects educators’ perception on science and science teaching. We performed a qualitative research with the participation of teachers from a school of the suburbs of São Paulo, we noted a lack of deep understanding of the theory of evolution, its iconographic representations and the importance of the evolutionary concept of common ancestry. Analyzing the answers of teachers of Natural Sciences and those of other areas, it is perceived that an interdisciplinary approach is little present, distancing educators from a broader understanding of the historical context of scientific theories. The march of progress seems to help perpetuating the idea of the inexorability of “biological progress”, with the white man as the highest evolutionary stage. A great part of teachers based their perception of science in superficial and common sense notions.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUILAR FILHO, S. Educação, autoritarismo e eugenia: exploração do trabalho e violência à infância desamparada no Brasil (1930-1945). Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011. [ Links ]

ALMEIDA, A. V.; FALCÃO, J. T. R. As teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáticos de Biologia no Brasil. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, 649-665, 2010. [Links]

ANDREWS, T. M.; KALINOWSKI, S. T.; LEONARD, M. J. Are Humans Evolving? A Classroom Discussion to Change Student Misconceptions Regarding Natural Selection. Evolution: Education and Outreach, 4, 343, 2011. https://doi.org/10.1007/s12052-011-0343-4 [ Links ]

BARTLETT, J. The People vs Tech: how the internet is killing democracy (and how we save it). Londres: Ebury Digital, 2018. [ Links ]

BAUM, D. A.; SMITH, S. D.; DONOVAN, S. S. S. The Tree-Thinking Challenge. Science, 310, 979-980, 2005. [ Links ]

BIZZO, N. M. V. Ensino de Evolução e história do darwinismo. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. [ Links ]

BLANC, M. Os Herdeiros de Darwin. São Paulo: Ascritta, 1994. [ Links ]

BOSTROM, N. In defence of posthuman dignity. Bioethics, v. 19, n. 3, 202-214, 2005. [ Links ]

BOWLER, P. J. Evolution: the history of an idea. 25. Los Angeles: University Of California Press, 2009. [ Links ]

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 1998. [ Links ]

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. [ Links ]

BIZOTTO, F. M.; GHILARDI-LOPES, N. P.; SANTOS, C. M. D. A vida desconhecida das plantas: concepções de alunos do Ensino Superior sobre evolução e diversidade das plantas. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, p. 394-411, 2016. [ Links ]

CAMPOS, P. J.; CRISPIM, A.; VELEZ, E. Colonialismo ficção e drama: duas vertentes da “civilização” do séc. XIX. Disponível em: http://www.historia.uff.br/nec/colonialismo-ficcao-e-drama-duas-vertentes-da-civilizacao-do-sec-xix >. Acesso em: 10 fev. 2016. [ Links ]

DARWIN, C. On the origin of species by means of natural selection or the preservation of favored races in the struggle for life. London: Murray, 1859. [Links]

DI MARE, R. A. A concepção da teoria evolutiva desde os gregos: ideias, controvérsias e filosofias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. [ Links ]

EL-HANI, C. N.; MEYER, D. A evolução da teoria darwiniana. Com Ciência, 107, 2009. [ Links ]

GIAROLA, F. R. Racismo e teorias raciais no século XIX: principais noções e balanço historiográfico. História e-História, v. SM, p. 1-21, 2010. [ Links ]

GIL PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Por uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, 125-153, 2001. [ Links ]

GOOGLE. Pesquisa em imagens: teoria da evolução, 2015. Disponível em: https://bit.ly/2BcxnIV. Acesso em: 22 jul. 2015. [ Links ]

GOULD, S. J. Vida Maravilhosa: o acaso na evolução e na natureza da história. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. 392 p. [ Links ]

GOULD, S. J. Pilares do Tempo: Ciência e religião na plenitude da vida. Rio de Janeiro: Rocco, 2002. 185p. [ Links ]

GREGORY, T. R. Understanding Natural Selection: Essential Concepts and Common Misconceptions. Evolution: Education and Outreach, 2, 128. 2009. https://doi.org/10.1007/s12052-009-0128-1 [ Links ]

HARARI, Y. N. 21 lessons for the 21st Century. Londres: Jonathan Cape, 2018. [Links]

HOBSBAWM, E. A era do capital (1848-1875). 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. [ Links ]

HUXLEY, T. H. Evidence as to Man’s Place in Nature. Londres: Williams & Norgate, 1863. [ Links ]

IBOPE. Pesquisa de opinião pública sobre o criacionismo. Rio de Janeiro, 2004. 26 p. Disponível em: http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/relatoriospesquisas/lists/relatoriospesquisaeleitoral/opp%20040992%20-%20criacionismo.pdf. Acesso em: 30 jul. 2015. [ Links ]

MARANDINO, Martha. Espaços não formais no contexto formativo. In: BARZANO, M. A. L.; FERNANDES, J. A. B.; FONSECA, L. C. S.; SHUVARTZ, M. (org.). Ensino de Biologia: experiências e contextos formativos. Goiânia, p. 169-180, 2014. [ Links ]

MASON, R. Reading Scientific Images: the iconography of evolution. Cidade do Cabo: HSRC press, 2006. [ Links ]

MAYR, E. Uma Ampla Discussão. Charles Darwin e a Gênese do Moderno Pensamento Evolucionista. Ribeirão Preto: FUNPEC Editora, 2006. [ Links ]

MORTIMER, E. F. Construtivismo, Mudança Conceitual e Ensino de Ciências: Para Onde Vamos?. Investigações em Ensino de Ciências, 1(1), 20-39, 1996. [Links]

MORTIMER, E. F.; CARVALHO, A. M. P. Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências. Cadernos de Pesquisa, 96, 5-14, 1996. [ Links ]

MOTA, H. S. Evolução biológica e religião: atitudes de jovens estudantes brasileiros. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. [ Links ]

MOTA, P. S.; LIRA-DA-SILVA, R. M. Representações do Pensamento Evolutivo de Estudantes e Professores: Uso de Ferramentas Educativas do Projeto Darwin Now. In: I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias - VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011. [ Links ]

MOURA, J. C. S.; SILVA-SANTANA, C. C. A evolução humana sob a ótica do professor do ensino médio. Revista Metáfora Educacional. Feira de Santana, 13, 93-108, 2012. [ Links ]

OLEQUES, L. C.; SANTOS, M. L. B.; BOER, N. Evolução biológica: percepções de professores de Biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 2, 243-263, 2011. [ Links ]

PAUL, D. Darwin, social Darwinism and eugenics. In: J. HODGE; G. RADICK (ed.), The Cambridge Companion to Darwin, p. 214-239. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. [ Links ]

PAZZA, R.; PENTEADO, P. R.; KAVALCO, K. F. Misconceptions About Evolution in Brazilian Freshmen Students. Evolution: Education and Outreach, 3, 187, 2009. https://doi.org/10.1007/s12052-009-0187-3 [ Links ]

PEREIRA, H. M. R. Um olhar sobre a dinâmica discursiva em sala de aula de biologia do ensino médio no contexto do ensino da evolução biológica. 166 fls. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências), Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2009. [ Links ]

PETTO, A. J.; MEAD, L. S. Misconceptions About the Evolution of Complexity. Evolution: Education and Outreach, 1, 82, 2008. https://doi.org/10.1007/s12052-008-0082-3 [ Links ]

PUGLIESE, A. Os museus de ciências e os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas: o papel desses espaços na formação inicial de professores. 2015. 231f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (FEUSP), São Paulo, 2015. [ Links ]

PUGLIESE, A.; MARANDINO, M. Museu como espaço legítimo na formação docente em Ciências Naturais. In: BARBOSA, Marinalva Vieira; COSTA, Váldina Gonçalves. (org.). Formação de professores e contextos de trabalho: diferentes olhares. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2018, p. 119-134. [ Links ]

ROQUE, I. R. Sobre girafas, mariposas, corporativismo científico e anacronismos didáticos. Ciência Hoje, São Paulo, v. 34, n. 200, p. 64-67, 2003. [Links]

SANTOS, C. M. D. O hipopótamo de Tal: reflexões sobre o conhecimento científico. 1. ed. São Paulo: Métis Produção Editorial, 2015. 136p. [ Links ]

SANTOS, C. M. D.; CALOR, A. R. Using the logical basis of phylogenetics as the framework for teaching biology. Papéis Avulsos de Zoologia, 48, 199-211, 2008 [ Links ]

SANTOS, C. M. D.; KLASSA, B. Despersonalizando o ensino de evolução: ênfase nos conceitos através da sistemática filogenética. Educação: Teoria e Prática, 22, 40, 62-81, 2012. [ Links ]

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, 333-352, 2008. [ Links ]

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: Uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, 59-77, 2011. [Links]

SMITH, M. U. Current Status of Research in Teaching and Learning Evolution: I. Philosophical/Epistemological Issues. Science & Education, v. 19, n. 6-8, 523-538, 2010. [ Links ]

SILVA, H. M.; SILVA, P. R.; SOUZA, A. C. L.; ARAÚJO, E. S. N. N. A influência da religiosidade na aceitação do evolucionismo: um estudo em uma amostra da população brasileira. Conexão Ciência. Formiga, v. 8, n. 1, 01-19, 2013. [ Links ]

SILVA, M. G. B; SILVA, R. M. L.; TEIXEIRA, P. M. M. A evolução biológica na formação de professores de Biologia. In: Congreso Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 1. Campinas: Abrapec, 2011. [ Links ]

TEIXEIRA, F. M.; SOBRAL, A. C. M. B. Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso. Ciência & Educação, v. 16, n. 3, p. 667-677, 2010. [ Links ]

TIDON, R.; LEWONTIN, R. C. Teaching evolutionary biology. Genetics and Molecular Biology, v. 27, n. 1, 124-131, 2004. [ Links ]

TOMIO, D. et al. As imagens no ensino de ciências: o que dizem os estudantes sobre elas? Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 10, n. 1, 25-40, 2013. [ Links ]

TOWBIN, M. A.; HADDOCK, S. A.; ZIMMERMAN, T. S.; LUND, L. K.; TANNER, L. R. Images of gender, race, age, and sexual orientation in Disney feature-length animated films. Journal of Feminist Family Therapy, v. 15, n. 4, 19-44, 2003. [ Links ]

VALENÇA, C. R.; FALCÃO, E. B. M. Teoria da evolução: Representações de professores-pesquisadores de biologia e suas relações com o ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, 471-486, 2012. [Links]

YATES, T.B.; MAREK, E. A. Teachers teaching misconceptions: a study of factors contributing to high school biology students’ acquisition of biological evolution-related misconceptions. Evolution: Education and Outreach, 7, 7, 2014. https://doi.org/10.1186/s12052-014-0007-2 [ Links ]

Downloads

Publicado

2020-02-19 — Atualizado em 2021-05-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS