ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA FREIRE-CTS: PROPÓSITOS E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

CURRICULAR ORGANIZATION IN THE FREIRE-CTS PERSPECTIVE: PURPOSES AND POSSIBILITIES FOR SCIENCE EDUCATION

Authors

  • Eliane dos Santos Almeida Universidade de Brasília (UnB) https://orcid.org/0000-0002-8798-051X
  • Simoni Tormöhlen GEHLENGehlen Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172019210126%20

Keywords:

Educação CTS; Formação de Professores; Paulo Freire.

Abstract

Em um processo formativo de professores, balizado na Investigação Temática, investigaram-se os propósitos educacionais durante a seleção dos conteúdos programáticos para construção da Rede Temática. Para tal, foram analisadas videogravações de um curso, que possibilitou o estabelecimento de três categorias, baseadas em uma matriz de referência sobre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), quais sejam, o desenvolvimento de: a) percepções entre o conhecimento científico e o cotidiano do educando; b) questionamentos de situações locais; e c) compromissos sociais. A identificação destes propósitos corrobora para a defesa de que a Investigação Temática pode nortear a construção de currículos humanizadores, isso porque possibilita a autonomia e engajamento dos educandos e educadores diante de demandas sociais e a articulação entre os processos de concepção e execução de currículos.

In a teacher training process, balanced in Thematic Research, the educational purposes were investigated during the selection of syllabus for the construction of the Thematic Network. With this aim, we analyzed video recordings of a course, which allowed the establishment of three categories, based on a reference matrix on Science-Technology-Society (CTS), which are, the development of: a) perceptions between knowledge scientific and daily life to do educating; b) questioning of local situations; and c) social commitments. The identification of these corroborated purposes for the defense of Thematic Investigation may allow the creation of humanizing curriculums, because this enables the autonomy and engagement of students and educators in the face of social demands and articulation between the processes of conception and execution of curriculums.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, E. S. A Investigação Temática na perspectiva da articulação Freire-CTS. 2018. Dissertação (Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2018. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/ 201610055D.pdf . Acesso em:28 maio 2018. [ Links ]

AULER, D. Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de ciências. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/82610 . Acesso em: 10 abr. 2018. [ Links ]

AULER, D. Cuidado! Um cavalo viciado tende a voltar para o mesmo lugar. Curitiba: Appris, 2018. [ Links ]

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Educação CTS: Articulação entre Pressupostos do Educador Paulo Freire e Referenciais Ligados ao Movimento CTS. In: Las Relaciones CTS en la Educación Científica, 5, 2006, Málaga-Espanha. Atas do VEncontro iberoamericano sobre Las Relaciones CTS en la Educación Científica. Málaga: Editora da Universidade de Málaga, p. 01-09. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/fisica/educ_cts_delizoicov_auler.pdf. Acesso em: 10 fev. 2018. [ Links ]

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas. v.21, n.45, p.275-296, 2015. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/16728 . Acesso em: 24 jun. 2018 [ Links ]

CARDOSO, Z. Z.; ABREU, R.O. D.; STRIEDER, R. B. Lixo Eletrônico: uma proposta CTS para o ensino médio. Indagatio Didactica, v.8, p. 1611-1626, 2016. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3957 . Acesso em: 20 mai. 2018. [ Links ]

CENTA, F. G.; MUENCHEN, C. O. Despertar para uma Cultura de Participação no Trabalho com um Tema Gerador. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n.1, p. 263-291, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p263 . Acesso em: 28 jan. 2018. [ Links ]

DECONTO, D. C. S.; CAVALCANTI, C. J. H.; OSTERMANN, F. A Perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade na Formação Inicial de Professores de Física: Estudando Concepções a partir de uma Análise Bakhtiniana. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n.2, p. 87-119, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p87. Acesso em: 09 mar. 2018 [ Links ]

DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. 1991. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75757. Acesso em: 6 jun. 2018. [ Links ]

FONSECA, K. N. Investigação Temática e a Formação Social do Espaço: construção de uma proposta com professores dos anos iniciais. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2017. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/201511566D.pdf . Acesso em:07 jul.2018. [ Links ]

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. [ Links ]

HUNSCHE, S.; AULER, D. O Enfoque Temático no Ensino de Física: Desafios enfrentados por Estagiários. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 18, 2009, Vitória. Atas do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, Vitória, 2009. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/sys/resumos/T0469-1.pdf . Acesso em:11 set. 2018. [ Links ]

MATOS, S. A. Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma disciplina do curso de especialização em ensino de ciências por investigação. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-9VEPXJ . Acesso em 05 fev. 2018. [ Links ]

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. 2ª ed. Ijuí: Unijuí, 2011. [ Links ]

MUENCHEN, C.; AULER, D. Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na Educação de Jovens e Adultos. Ciência & Educação, Bauru, v.13, n.3, p.421-434, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/ scielo.php?pid= S151673132007000300010&script= sciabstract&tlng=pt . Acesso em: 06 mar. 2018. [ Links ]

ROCHA, C. C. “Bora vê quem pode mais”: Uma etnografia sobre o fazer política entre os Tupinambá de Olivença (Ilhéus, Bahia). 2014. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/128885/329719.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 28 ago. 2018. [ Links ]

ROSO, C. C. Transformações na educação CTS: uma proposta a partir do conceito de Tecnologia Social. 2017. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187060 . Acesso em: 10 fev. 2018. [ Links ]

ROSO, C. C., AULER, D. A Participação na Construção do Currículo: Práticas Educativas Vinculadas ao Movimento CTS. Ciências & Educação, Bauru, v.22, n.2, p.371-389, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n2/1516-7313-ciedu-22- 02-0371.pdf . Acesso em: 05 jul. 2018. [ Links ]

ROSO, C. C.; SANTOS, R. A.; ROSA, S. E.; AULER, D Currículo temático fundamentado em Freire-CTS: engajamento de professores de física em formação inicial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n.2, p. 372-389, maio/ago., 2015. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/ensaio/search/ authors/view?firstName=Caetano&middleName=Castro&lastName=Roso& affiliation=UFSC%2FSC&country=BR . Acesso em:12 set. 2018 [ Links ]

SANTOS, W. L. P. Educação Científica Humanística em uma perspectiva Freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.1, n. 1, p. 109-131, mar., 2008. Disponível em: https://periodicos. ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37426 . Acesso em:23 out. 2017. [ Links ]

SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de Brasília, São Paulo, 2004. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22098 . Acesso em: 05 jun. 2018. [ Links ]

SOUSA, P.S.; BASTOS, A.P. S.; FIGUEIREDO, P. S.; GEHLEN, S. T. Investigação Temática no Contexto do Ensino de Ciências: Relações entre a Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 7, n.2, p. 155-177, nov., 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38222 . Acesso em: 05 ago. 2018. [ Links ]

STRIEDER, R. B. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: Sentidos e perspectivas. 2012. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13062012-112417/pt-br.php . Acesso em: 20 dez. 2017. [ Links ]

STRIEDER, R. B.; BRAVO-TORIJA, B.; GIL-QUILEZ, M. J. Ciencia-tecnología-sociedad: ¿Qué estamos haciendo en el ámbito de la investigación en educación en ciências? Enseñanza de las Ciencias, v. 35, n. 3, p. 29-49, nov., 2017. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/329206 . Acesso em: 10 nov. 2018. [ Links ]

STRIEDER, R. B.; KAWAMURA, M. R. D. Educação CTS: Parâmetros e Propósitos Brasileiros. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.10, n.1, p. 27-56, mai., 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ alexandria/ article/view/1982-5153.2017v10n1p27 . Acesso em: 12 mai. 2018. [ Links ]

Published

2019-10-29

Issue

Section

RESEARCH REPORTS