LEITURA DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICA BÁSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

READING OF A SCIENTIFIC DIVULGATION TEXT IN A UNIVERSITY CLASS OF GENERAL PHYSICS

Autores

  • Marcelo Zanotello Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Maria José Pereira Monteiro de Almeida Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013150307

Palavras-chave:

Leitura; Divulgação Científica; Produção de sentidos; Termodinâmica.

Resumo

A inserção de atividades que estimulem a mediação cultural em aulas das disciplinas científicas, articuladas com a abordagem didática tradicional, pode contribuir para uma ampliação dos objetivos do ensino de ciências. A leitura de textos de divulgação científica é uma estratégia viável para desenvolver mediações em ambientes formais de ensino. Neste trabalho, analisamos a produção de sentidos por alunos do primeiro ano de um curso superior, a partir da leitura de um texto sobre a evolução da termodinâmica. Apoiando-nos no referencial da análise de discurso, em uma de suas vertentes francesas, observamos deslizamentos nas concepções dos estudantes e indícios da constituição de saberes novos, a partir do registro por escrito, de suas respostas, a um questionário sobre o texto. Os relatos dos alunos revelam uma ampla variedade de colocações que subsidiam a atuação docente.

The inclusion of activities that encourage cultural mediation in classes of scientific disciplines, articulated with the traditional didactic approach, can contribute to extend the goals of scientific education. The reading of scientific divulgation texts is a viable strategy to develop mediations in formal educational environments. In this paper, we analyse the production of meanings by first-year students in a university course by reading of a text about thermodynamics' evolution. Using French Discourse Analysis, we identified slips in students' conceptions and indications of formation of news representations, analyzing written registers of students' answers to a questionnaire about the text. The collected reports reveal a wide variety of statements that considerably support the teachers' role.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. J. P. M. O texto escrito na educação em física: enfoque na divulgação científica. In: ALMEIDA, M. J. P. M.; SILVA, H. C. (Ed.). Linguagens, leituras e ensino da ciência. São Paulo: Mercado das Letras, 1998, p. 53-68. [ Links ]

ALMEIDA, M. J. P. M. Discursos da Ciência e da Escola: Ideologia e Leituras Possíveis. Campinas: Mercado das letras, 2004. [ Links ]

ALMEIDA, M. J. P. M.; RICON, A. E. Divulgação científica e texto literário: uma perspectiva cultural em aulas de física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.10, n.1, p.7-13, 1993. [ Links ]

ASSIS, A.; CARVALHO, F. L. C. A postura do professor em atividades envolvendo a leitura de textos paradidáticos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v.8, n.3, 2008. [ Links ]

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. [ Links ]

DIAS, R. H. A.; ALMEIDA, M. J. P. M. Especificidades do jornalismo científico na leitura de textos de divulgação científica por estudantes de licenciatura em física.Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.31, n.4, 2009. [ Links ]

GLEISER, M. A Dança do Universo. Cap.6, p.204-218. São Paulo: Companhia das letras, 1997. [ Links ]

HALLIDAY, D; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física, v. 2, 7ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. [ Links ]

LOPES, A. R. C. Contribuições de Gaston Bachelard ao ensino de ciências. Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v.11, n.3, p.324-330, 1993. [ Links ]

MARTINS, I.; NASCIMENTO, T. G.; ABREU, T. B. Clonagem na sala de aula: um exemplo do uso didático de um texto de divulgação científica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.9, n.1, p.95-111, 2004. [ Links ]

MARTINS, R. A. Como distorcer a física: considerações sobre um exemplo de divulgação científica 1 - física clássica. Caderno Catarinense de Ensino de Física Florianópolis, v.15, n.3, p. 243-264, 1998. [ Links ]

NASCIMENTO, T. G. Contribuições da análise do discurso e da epistemologia de Fleck para a compreensão da divulgação científica e sua introdução em aulas de ciências. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.7, n.2, p.1-18, 2005. [ Links ]

NASCIMENTO, T. G.; CASSIANI, S. Leituras de Divulgação Científica por Licenciandos de Ciências Biológicas. Revista Electrónica de, Enseñanza de las Ciencias Vigo, v.8, n.3, p.745-769, 2009. Disponível em <http://www.saum.uvigo.es/reec>. Acesso em: 20 out. 2011. [ Links ]

ORLANDI, E. P. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.61, 1994. [ Links ]

ORLANDI, E. P. Paráfrase e Polissemia: a fluidez nos limites do simbólico. Revista Universitária Audiovisual, Campinas, n.4, p. 9-19, 1998. [ Links ]

ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5ed. Campinas: Pontes Editores, 2007. [ Links ]

PINTO, G. A. Divulgação científica como literatura e o ensino de ciências. Orientador: Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007, 2007 [ Links ]

SALÉM, S.; KAWAMURA, M. R. D. O texto de divulgação e o texto didático: conhecimentos diferentes? In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, 5., 1996. Belo Horizonte. Atas...Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Física, 1996. [ Links ]

SILVA, J. A.; KAWAMURA, M. R. D. A natureza da luz: uma atividade com textos de divulgação científica em sala de aula. Caderno Catarinense de Ensino de Física Florianópolis, v.18, n.3, p.316-339, 2001. [ Links ]

SILVA, O. H. M.; LABURÚ, C. E.; NARDI, R. Reflexões para subsidiar discussões sobre o conceito de calor na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v.25, n.3, p.383-396, 2008. [ Links ]

SMITH, F. Leitura Significativa. 3a ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 1999. [ Links ]

STRACK, R.; LOGUÉRCIO, R.; DEL PINO, J. C. Percepções de professores de ensino superior sobre a literatura de divulgação científica. Ciência & Educação, Bauru, v.15, n.2, p.425-442, 2009. [ Links ]

ZANON, D. A. V.; ALMEIDA M. J. P. M.; QUEIROZ, S. L. Contribuições da leitura de um texto de Bruno Latour e Steve Woolgar para a formação de estudantes em um curso superior de Química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, Vigo, v.6, n.1, p.56-69. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2011. [ Links ]

ZANETIC, J.Física e cultura. Ciência e Cultura, São Paulo, v.57, n.3, p.21-24, 2005. [ Links ]

Downloads

Publicado

2012-11-24

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS