DESNATURALIZANDO OS GÊNEROS: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS BIOLÓGICOS

DENATURALIZING THE GENDERS: AN ANALYSIS OF BIOLOGICAL DISCOURSE

Autores

  • Lilliane Miranda Freitas Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Silvia Nogueira Chaves Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013150308%20

Palavras-chave:

Gênero; Discurso Biológico; Pedagogia Cultural.

Resumo

Nesta pesquisa investigamos, em reportagens da revista Superinteressante, o processo de construção dos gêneros por meio de discursos biológicos/científicos, e a produtividade social desses discursos. Este estudo fundamenta-se nos campos teóricos de Michel Foucault e dos estudos culturais para pensar sobre a articulação saber/poder do processo de produção de gêneros divulgados nos discursos biológicos publicados pela pedagogia cultural da mídia. Nesta investigação, ficou evidenciado que os discursos biológicos predominantemente justificam e naturalizam as masculinidades e feminilidades como evidências biológicas, o que acaba por produzir e legitimar formas supostamente naturais de ser homem ou mulher e comportamentos esperados socialmente. No entanto, entendemos que os gêneros são construções sócio-históricas e culturais que nascem em relações de poder-saber, sendo as feminilidades e masculinidades não somente constituídas pelas características biológicas.

This research investigated reports in the magazine Superinteressante, how gender identity is constituted in the biological/ scientific discourse, and social productivity of these discourses. It is based on the theoretical fields of Michel Foucault and the Cultural Studies, in order to consider the connection between power/knowledge of production of gender through biological discourse published in the cultural pedagogies. In this investigation, evidence indicated that the biological discourses predominantly justify and naturalize the masculinity and femininity as biological evidence, which eventually produces and legitimizes supposedly natural ways of being male or female and socially behaviors expected. However, the genders are understood as socio-historical and cultural constructions, born from power-knowledge relationships, and where femininity and masculinity are not only constituted by biological characteristics.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, S. S.Mídia, corpo e educação: a ditadura do corpo perfeito. In: MEYER, D. E; SOARES, R. F. R (orgs.).Corpo, Gênero e Sexualidade. Porto Alegre: Editora Mediação. 2004. [ Links ]

BUTLER, J.Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, G. L (org).O corpo educado: pedagogias da sexualidade.Belo Horizonte: Autêntica. 2000. [ Links ]

COSTA, M. V.Currículo e Política Cultural. COSTA, M. V.(org.)O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. [ Links ]

FISCHER, R. M. B.Uma análise foucaultiana da TV: das estratégias de subjetivação na cultura.Currículo sem Fronteiras, v. 2, n. 1, p. 41-54, 2002. [ Links ]

FISCHER, R. M. B.Mídia e juventude: experiências do público e do privado na cultura.Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 65, p. 43-58. 2005. [ Links ]

FISCHER, R. M. B.Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro,v. 12n. 35, p.290-299, 2007. [ Links ]

FOUCAULT, M.Resumo dos Cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1997. [ Links ]

FOUCAULT, M.As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas.São Paulo: Martins Fontes. 1999. [ Links ]

FOUCAULT, M.A arqueologia do saber.Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2008. [ Links ]

FOUCAULT, M.Microfísica do Poder.Rio de Janeiro: Edições Graal. 2008a. [ Links ]

FOUCAULT, M.História da Sexualidade I: a vontade de saber.19 ed.Rio de Janeiro: Edições Graal. 2009. [ Links ]

FOUCAULT, M.A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola. 2009a. [ Links ]

GIROUX, H. A.Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, T. T.Alienígenas na sala de aula. Rio de Janeiro: Vozes. 1995. [ Links ]

HALL, S. Acentralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo.Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 22, nº 2, p. 15-46. 1997. [ Links ]

HARAWAY, D.The promises of Monsters: a regenerative politics for inappropriate/d others. IN: GROSSBERG, L; NELSON, C; TREICHLER, P. (orgs.)Cultural Studies. New York/London: Routledge. 1992. [ Links ]

HARAWAY, D.Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: SILVA, T. T.Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica. 2000. [ Links ]

KELLNER, D. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, T. T. Alienígenas na sala de aula. Rio de Janeiro: Vozes. 1995. [ Links ]

LARROSA, J. Tecnologias do eu e Educação. In: SILVA, T. T. (org.) O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Vozes. 1994. [ Links ]

LOURO, G. L. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G. L (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica. 2000. [ Links ]

LOURO, G. L.Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista.Rio de Janeiro: Vozes. 2008. [ Links ]

LOURO, G. L.Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2, p. 17-23. 2008a. [ Links ]

MOITA-LOPES, L. P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. São Paulo: Mercado de Letras, 2002. [ Links ]

PARKER, R.Cultura, economia política e construção social da sexualidade. In: LOURO, G. L (org).O corpo educado: pedagogias da sexualidade.Belo Horizonte: Autêntica. 2000. [ Links ]

SABAT, R.Pedagogia cultural, gênero e sexualidade.Revista Estudos Feministas, Florianópolis, n. 1, p. 12-21, 2001. [ Links ]

SILVA, T. T.Currículo e identidade social: territórios contestados.In: SILVA, T. T.Alienígenas na sala de aula. Rio de Janeiro: Vozes. 1995. [ Links ]

SILVA, T. T.Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Ed. Autêntica. 1999. [ Links ]

SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes. 2000. [ Links ]

WEEKS, J.O Corpo e a Sexualidade. In: LOURO, G. L (org).O corpo educado: pedagogias da sexualidade.Belo Horizonte: Autêntica. 2000. [ Links ]

WILLINSKY, J.Ciência e a origem da raça. In: LOPES, A. C; MACEDO, E. (orgs.). Currículo de ciências em debate. São Paulo: Papirus. 2004. [ Links ]

WOODWARD, K.Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais.Rio de Janeiro: Vozes. 2000. [ Links ]

Downloads

Publicado

2013-09-11 — Atualizado em 2021-07-06

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS