PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTAL

PROPOSAL OF A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF SEASONS OF THE YEAR IN BASIC EDUCATION

Authors

  • Camila Linhares Taxini Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Cintia Cristina Isicawa Puga Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Caio Samuel Franciscati Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Rosemary Rodrigues Oliveira Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172012140106

Keywords:

Aprendizagem Significativa; Ensino de Ciências; Ensino de Astronomia.

Abstract

Esta pesquisa objetivou desenvolver uma sequência didática para o ensino do tema "Estações do ano", capaz de proporcionar aos alunos uma visão global dos conteúdos envolvidos e as relações entre o saber científico e o cotidiano, na busca de se possibilitar que o conhecimento seja relacionado à estrutura cognitiva dos es tudantes de modo significativo, sendo ancorado nela. Para o desenvolvimento das atividades de ensino foram utilizadas várias modalidades didáticas, tais como brains torming, dramatização, jogo, pesquisa, problematização, vídeo, entre outras, na tenta tiva de se atender às diferenças individuais dos alunos. Os achados indicam que a se quência didática desenvolvida favoreceu os processos de ensino e aprendizagem. As produções dos alunos revelaram ainda que as atividades tiveram diferentes níveis de significância para os mesmos.

This work aimed to develop a didactic sequence for teaching the theme "Seasons", apropiate to provide students with an overview of the content involved and the association between scientific knowledge and daily life, in an attempt to crea te a knowledge that is significantly anchored in the students cognitive structures. In order to reach the students' individualitites, many methods were used in the develop ment of educational activities, such as brainstorming, drama, play, search, questio ning, video, among others. The results indicated that the didactic sequence favored the development of teaching and learning processes. The students' productions also revealed that the activities have different levels of significance.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANTUNES, C. Manual de Técnicas de dinâmica de grupo de sensibilização de ludopedagogia. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. 190 p.

ARROIO, A.; DINIZ, M. L.; GIORDAN, M. A utilização do vídeo educativo como pos sibilidade de domínio da linguagem audiovisual pelo professor de ciências. In: ENCON TRO NACIAONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Bau ru: UNESP. Anais... Bauru, 2005. p. 1-10.

BALBINOT, M. C. Uso de modelos, numa perspectiva lúdica, no ensino de Ciências. In: ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE COLETIVOS ESCOLARES E REDES DE PROFESSORES QUE FAZEM INVESTIGAÇÃO NA SUA ESCOLA, 4, 2005, La jeado: UNIVATES. Anais... Lajeado, 2005. p. 1-8.

BIZZO, N. Graves erros de conceito em livros didáticos de ciências. Ciência Hoje, v. 21, n.121, p.26 - 35, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciên cias naturais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciên cias naturais Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.

CANALLE, J. B. G. Explicando astronomia básica com uma bola de isopor. Cad. Cat. Ens. Fís, v. 16, n. 3: p. 314-331, dez. 1999.

CANALLE, J. B. G.; MOURA, R. Observatórios virtuais: oficina de astronomia. Rio de Ja neiro: Instituto de Física-UERJ, 1995.

CANALLE, J. B. G.; OLIVEIRA, I.A.G. Comparação entre os tamanhos dos planetas e do Sol. Cad. Cat. Ens. Fís v.11, n.2, p.141-144, 1994.

CANALLE, J. B. G., TREVISAN, R. H. e LATTARI, C. J. B. Análise do conteúdo de as tronomia dos livros de geografia de 1° grau. Cad. Cat. Ens. Fís, v. 14, n.3, p.254-263, 1997.

CANIATO, R. Ato de fé ou conquista do conhecimento? Um episódio na vida de Joãozinho da Maré. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 6, n. 2, p. 31-37, 1983.

DIAS, W. S.; PIASSI, L. P. Por que a variação da distância Terra-Sol não explica as estações do ano? Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 325-329, 2007.

FONSECA, P. De onde vem: a mídia televisiva alterando o currículo escolar. 2006. 94 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação, Educação e Turismo, Univer sidade de Marília, Marília, 2006.

LANGHI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2004. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2004.

LEITE, C. Os professores de ciências e suas formas de pensar a astronomia. 2002. 165 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

LEITE, C.; HOSOUME, Y. Os professores de ciências e suas formas de pensar a Astro nomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 4, p. 47-68, 2007.

LIMA, E. J. M. A visão do professor de Ciências sobre as estações do ano. 2006. XXX f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina,2006

MEES, A. A. Astronomia: motivação para o ensino de Física na 8a série. 2004. 132 f. Dis sertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física) - Instituto de Física, Univer sidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. Ed. Pedagógica e Universitária, São Paulo: 1999.

MOREIRA, M. A.. Teorias de Aprendizagem São Paulo: EPU, 1999. 195 p.

PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a Escola. Tradução de Bruno Charles Magne. Porto Alegre: ArtMed, 1999. 90 p.

PUZZO, D.; TREVISAN, R. H. LATARI, C. J. B. Astronomia: a investigação da ação pedagógica do professor. In: ENCONTRO NACIONAL DE

PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 9, 2004, Jaboticatubas: Sociedade Brasileira de Física . Anais... Jaboticatubas, 2004. p. 1-13.

SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Ciências. São Paulo: SEE-SP, 2008. 64 p.

SOBREIRA, P. H. A. Astronomia no Ensino de Geografia: análise crítica nos livros didáticos de Geografia. 2002. 276 f. Dissertação (Mestrado em Geografia Física) - Faculdade de Fi losofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

TIGNANELLI, H. L. Sobre o ensino da astronomia no ensino fundamental. In: WEISSMANN, H. (org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 57-89.

TREVISAN, R. H.,; LATTARI, C. J. B., CANALLE, J. B. G. Assessoria na avaliação do conteúdo de astronomia dos livros de ciências do primeiro grau. Cad. Cat. Ens. Fís, v.14, n.1, p. 7, 1997.

Published

2012-04-24

Issue

Section

RESEARCH REPORTS