PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

PROMOTING SCIENTIFIC LITERACY THROUGH INVESTIGATIVE TEACHING IN SECONDARY SCHOOL'S CHEMISTRY CLASS: CONTRIBUTIONS TO INITIAL TEACHER'S EDUCATION

Autores/as

  • Mayara de Souza Miranda Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Rita de Cássia Suart Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172015170302%20

Palabras clave:

Formação Inicial; Reflexão Orientada; Alfabetização Científica.

Resumen

Esse trabalho analisou os níveis investigativos de uma sequência didática e os indicadores de Alfabetização Científica promovidos em estudantes do Ensino Médio de química, em aulas elaboradas e ministradas por uma licencianda participante de um grupo de reflexão orientada. O trabalho ainda permitiu compreender as possíveis contribuições das ações desenvolvidas para a formação inicial da licencianda participante. Mediante as análises foi possível inferir que as aulas contemplaram características investigativas e indicadores que evidenciaram a promoção de Alfabetização Científica (AC) na sala de aula. AOs alunos que participaram das aulas se envolveram com as investigações e as discussões propostas, e a licencianda teve a oportunidade de elaborar, aplicar e avaliar uma sequência de aulas, contribuindo significativamente para sua formação docente.

This study analyzed the investigative levels and the indicators of Scientific Literacy promoted in high school's chemistry students. The research was conducted with the use of a didactic teaching sequence developed and taught by a soon-to-be-graduated chemistry teacher, participant in a group of oriented reflection. Moreover, research also enabled us to understand the contribution of the actions developed by the teacher in training. The results show that the classes contemplated investigative characteristics and indicators related with promotion of Scientific Literacy (AC) in the classroom. The research had a satisfactory result since the students were involved in the investigation and discussions, and the teacher had the opportunity to develop, implement and evaluate a sequence of classes which contributed significantly to her teacher training.

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Publicado

2015-07-17 — Actualizado el 2021-04-28

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN