Análisis de la formación de mediadores en un proyecto de astronomía itinerante

Análise da formação de mediadores em um projeto itinerante de Astronomia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172021230114%20

Palabras clave:

Formación de mediadores. Divulgación científica. Educación Astronómica.

Resumen

El objetivo de este trabajo es analizar la formación de mediadores desarrollados en un proyecto de difusión científica itinerante en el interior del Estado de Bahía. Para ello, se construyó una base teórica a partir de estudios que analizaron prácticas, características y dificultades de la formación de mediadores desarrollados en museos y centros científicos. De carácter cualitativo, la investigación utilizó el análisis de contenido para explorar los datos recopilados de cuestionarios respondidos por monitores de proyectos y entrevistas semiestructuradas con uno de los coordinadores. Los resultados indican que la formación se produce predominantemente con el monitor novato formado por otro más experimentado en las actividades de campo. Además, se notaron dificultades con la manipulación de equipos y actividades de formación, además de la naturaleza temporal del vínculo del mediador en el proyecto. Por último, se toman notas con la intención de superar algunas dificultades comunes a la formación de mediadores.

Referencias

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BARRETO, D. F. Reflexões Sobre Intervenções Pedagógicas em Uma Aula de Astronomia Sobre os Movimentos da Terra. Trabalho de Conclusão de Curso. Amargosa – BA: CFP/UFRB, 2010.

BARROS, L. G. A formação do monitor para atividades de divulgação científica: o caso do Projeto “Astronomia no Recôncavo da Bahia”. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física). Amargosa – BA: CFP/UFRB, 2014.

BARROS, L. G. Um estudo sobre a formação de monitores em espaços de divulgação da astronomia. Dissertação de mestrado. Bauru: UNESP, 2017.

BARROS, L. G.; BOSS, S. L. B.; DUTRA, G. A formação do monitor para atividades de divulgação científica: o caso do projeto “Astronomia no Recôncavo da Bahia”. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA (21, 2015). Uberlândia – MG: Atas... Sociedade Brasileira de Física, 2015.

BARROS, L. G.; LANGHI, R.; MARANDINO, M. A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formação. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n.3, p. 1 – 15, 2018.

BASSOLI, F. O processo de apropriação da bioexposição “a célula ao alcance da mão” em um centro de ciências: desafios da mediação. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 15, n.1, p. 155 – 174, jan./abr., 2013.

CARLÉTTI, C.; MASSARANI, L. Mediadores de centros e museus de ciência: um estudo sobre quem são estes atores-chave na mediação entre a ciência e o público no Brasil. Journal of Science Communication, v. 14, n.2, 2015.

CARNEIRO, D. L. M. Divulgação Científica: as representações sociais de pesquisadores brasileiros que atuam no campo da Astronomia. Tese de Doutorado. Uberlândia – MG: UFU, 2014.

CARVALHO, A. M. P. de. Metodologia de pesquisa em ensino de física: uma proposta para estudar os processos de ensino e aprendizagem. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (9, 2004). Jaboticatubas, MG: Atas... Sociedade Brasileira de Física, 2004.

CARVALHO, T. F. G.; PACCA, J. L. A. A aprendizagem num museu de ciência e o papel do monitor. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20, n.1, p. 167 – 180, 2015.

CERQUEIRA JR, W. et. al. Confiança demonstrada por estudantes de pedagogia sobre o ensino de astronomia para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Latinoamericana de Educação em Astronomia, v. 20, 2015.

DINIZ, A. C. S.; DUTRA, J. A. L.; FARIA, P. L. Aprendizagem no Planetário: Concepções e Conhecimentos Adquiridos por Alunos do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (8, 2011). Campinas: Atas... Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

DUTRA, G. et. al. Documentários científicos e a omissão do papel da expedição brasileira para a corroboração da Teoria da Relatividade Geral. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (13, 2011). Foz do Iguaçu – PR: Atas... Sociedade Brasileira de Física, 2011.

DUTRA, G. et. al. Observação pública do céu via telescópio: relato de experiência. In: ENCONTRO NACIONAL DE ASTRONOMIA (13. Recife – PE). Recife. Anais... Sociedade Astronômica do Recife, 2010.

DUTRA, G.; ALMEIDA, A.; BARROS, L. G. O papel do monitor em um projeto de divulgação da Astronomia. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (13, 2011). Foz do Iguaçu – PR: Atas... Sociedade Brasileira de Física, 2011.

DUTRA, G.; MOURA, I. Relato de Experiência: projeto “Astronomia no Recôncavo da Bahia”. In: SOUSA, A. J.; CARNEIRO, R. O.; ROCHA, V. O. (Org.). Extensão Universitária na UFRB. Cruz das Almas: UFRB, 2017. Disponível em:<https://ufrb.edu.br/proext/images/ExtensaoUniversitariaUFRB10Anos_FINAL_com_ficha_ catalogr%C3%A1fica.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2020.

DUTRA, G.; SCHETTINI, P.; AUGUSTO, Y. A internet no ensino de astronomia: uma análise dos sites disponíveis a partir de uma consulta no Google. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (13, 2011). Foz do Iguaçu – PR: Atas... Sociedade Brasileira de Física, 2011.

FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2009.

GERMANO, A. S. M. et. al. A formação de mediadores num projeto de popularização da astronomia com um planetário móvel. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA (5, 2018). Londrina: Atas... Sociedade Astronômica Brasileira, 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, I.; CAZELLI, S. Formação de mediadores em museus de ciência: saberes e práticas. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n.1, p. 23 – 46, 2016.

GRINDER, A. L.; MCCOY, E. S. The Good Guide: a sourcebook for Interpreters, Docents and Tour Guides. Scottsdale – Arizona: Ironwood Publishing, 1989.

JESUS, A. M. Astronomia do Sistema Solar na Visão dos Estudantes do Ensino Médio do Município de São Miguel das Matas. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Amargosa – BA: CFP/UFRB, 2010.

LIMA, I. S. Proposta de Experimento de Astronomia para Divulgação Científica. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Amargosa – BA: CFP/UFRB, 2010.

MACEDO, E. S. O Ensino de Astronomia em Amargosa: Uma Reflexão Sobre os Livros Didáticos Utilizados no Município. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Amargosa – BA: CFP/UFRB, 2010.

MARANDINO, M. (2008) Ação educativa, aprendizagem e mediação nas visitas aos museus de ciências. In: MASSARANI, L.; ALMEIDA, C (Ed.). Workshop Sul-Americano de Mediação em Museus de Ciência. Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, p. 23 – 29, 2008.

MOREIRA, M. A.; SILVEIRA, F. L. da. Instrumentos de pesquisa em ensino e aprendizagem: a entrevista clínica e a validação de testes de papel e lápis. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1993.

MOURA, I.; DUTRA, G. Relato de experiência: Projeto Astronomia “no Recôncavo da Bahia”. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA (2, 2012). São Paulo: Atas... Sociedade Astronômica Brasileira, 2012.

SAMPAIO, G. C. A Utilização do software Celestia como ferramenta para o auxílio do ensino de astronomia para alunos do 4º ciclo do ensino fundamental de uma escola pública de Amargosa. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Amargosa: CFP/UFRB, 2011.

SANTOS, I. S. As estratégias utilizadas por alunos de pedagogia para a resolução de um problema matemático envolvendo a noção de escalas. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Amargosa – BA: CFP/UFRB, 2017.

SANTOS, I. S. et. al. Concepções de estudantes de pedagogia e filosofia da UFRB com relação a temas de astronomia.

In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA (3, 2014). Curitiba – PR: Atas... Sociedade Astronômica Brasileira, 2014.

SILVA, C. S.; OLIVEIRA, L. A. A. Mediadores de centros de ciências e os seus papéis durante as visitas escolares. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n.2, p. 47 – 64, mai.-ago., 2011.

TEMPESTA, A.; GOMES, L. C. Contribuições de um museu de ciências para a formação docente em Física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 1, p. 78 – 102, abr. 2017.

VIANNA, H. M. Testes em Educação. São Paulo: IBRASA, 1978.

Publicado

2021-04-18

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN