CURSOS DE EDUCAÇAO E FORMAÇÃO: UMA OPORTUNIDADE PARA QUESTIONAR PRÁTICAS DE SALA DE AULA E RECONSTRUIR IDENTIDADES ESCOLARES

CURRICULUM FOR PROFESSIONAL EDUCATION AND TRAINING: AN OPPORTUNITY TO QUESTION INSTRUCTIONAL PRACTICES AND TO RECONSTRUCT SCHOOL IDENTITY

Autores/as

  • Mónica Baptista Universidade de Lisboa
  • Sofia Freire Universidade de Lisboa
  • Carolina Carvalho Universidade de Lisboa
  • Ana Freire Universidade de Lisboa
  • Mário Azevedo Universidade de Lisboa
  • Teresa Oliveira Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172011130210

Palabras clave:

Educação em Ciências; Investigações Científicas; Abandono Escolar; Identidade.

Resumen

Este estudo tem como objectivo conhecer o impacto de activi- dades investigativas em aulas de Física e Química na reconstrução de identidades escolares. Estudaram-se três turmas do ensino secundário de um curso de Educação e Formação. Participaram 28 alunos, com histórias pesadas de insucesso escolar, aos quais se fez uma entrevista em grupo focado. Recorreu-se a um método de análise de conteúdo. Os dados suge rem um percurso, inicial, feito de insucessos, assente em identidades esco lares negativas, que não sendo passíveis de ser re-avaliadas ou restauradas, geram vontade de abandonar a escola. Para além disso sugerem que novas experiências pedagógicas e curriculares podem facilitar a reconstrução dessas identidades e a emergência de novas formas de se relacionar com a escola e com o saber escolar.

 

This study aims at understanding the impact of investigative activities in Physics and Chemistry classes in the reconstruction of school identities. Three secondary classes of a professional education and train ing course were studied. 28 pupils with dramatic school failure records participated and were submited to focus groups interviews. A method of content analysis was carried in order to study quality of answers and argu ments presented. Data suggest that students' negative school identities, which cannot be re-evaluated in current school context, make them unwilling to learn and consider dropping out school. Besides, new curric ular and pedagogical experiences can facilitate school identity reconstruc tion and also the emergence of new ways to relate to school and to school knowledge.

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Publicado

2011-08-19 — Actualizado el 2011-08-19

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN