LEITURA EM SALA DE AULA DE CIÊNCIAS COMO UMA PRÁTICA SOCIAL DIALÓGICA E PEDAGÓGICA

READING IN SCIENCE CLASSROOM AS A DIALOGICAL AND EDUCATIONAL SOCIAL PRACTICE

Autores/as

  • Célio da Silveira Júnior Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Maria Emília Caixeta de Castro Lima Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Andréa Horta Machado Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172015170305

Palabras clave:

Mediação; Leitura; Ensino e Aprendizagem de Ciências.

Resumen

Neste trabalho, com base nos fundamentos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, enfocamos a problemática da mediação pedagógica da leitura de textos didáticos de ciências em sala de aula. Argumentamos a favor da leitura de textos de ciências, para se aprender ciências, e sobre ao papel central que a mediação docente desempenha nesse processo. A partir de dados de uma mediação de leitura específica, discutimos as ações do professor frente às contrapalavras dos estudantes que emergiram durante uma leitura compartilhada. Concluímos que a mediação constituiu-se como uma prática social dialógica (pela palavra) e pedagógica (pelo outro), que contribui para o processo de compreensão de/sobre ciências pelos estudantes, além de resultarem um novo texto coletivamente construído pela oferta de contrapalavras.

In this work, based on the fundaments of cultural-historical perspective of human development, we focus on the problem of pedagogical mediation reading science textbooks in classrooms. We argue in favour of reading science texts to learn science, and about the central role that teaching mediation plays in this process. From data of a specific reading mediation, we discussed teacher's actions in front of student's counter-words that emerged during a shared reading. We conclude that the mediation was created as a dialogical social practice (through words) and pedagogical (for the other), which contributes to the student's process of understanding science and about science, in addition to working a new text collectively built by offered counter-words.

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Publicado

2015-09-30 — Actualizado el 2021-04-28

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN