INOVAÇÃO CURRICULAR E FÍSICA MODERNA: DA PRESCRIÇÃO À PRÁTICA

CURRICULAR INNOVATION AND MODERN PHYSICS: FROM PRESCRIPTION TO PRACTICE

Autores

  • Marcília Elis Barcellos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Andreia Guerra Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172015170203

Palavras-chave:

Ensino de Física; Física Moderna e Contemporânea; Currículo.

Resumo

Pretende-se analisar a criação e a realização de uma proposta com vistas a implementar a mudança prescrita por um documento oficial e trabalhar a Teoria da Relatividade Restrita em sala de aula, principalmente por parte do protagonista da mudança, o professor. Nesse sentido, a pesquisa visa construir subsídios para responder à questão: Como um professor sensibilizado com a implementação da prescrição de um currículo diferenciado ressignifica e reconstrói o novo currículo a partir de sua prática docente? Para tal, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e, mais especificamente, um Estudo de Caso. A análise dos dados mostrou que a situação particular da pesquisa permitiu ao professor analisado construir novos significados à mudança prescrita, elegendo ênfases e omissões determinantes aos objetivos educacionais em questão.

This study aims to discuss the construction and implementation of a proposition to implement a mandatory curricular recommendation and to teach the Special Theory of Relativity in class, with focus on the protagonist of the change: the teacher. Therefore, this study aims to give subsidies to answer the question: how does a teacher who wants to implement the prescribed differentiated curriculum uses his teaching practice to reconstruct and re-signify the new curriculum? To answer this question, we developed qualitative research, specifically a Case Study. The analysis of the data indicate that context of development of this study, where the teacher participated as an author of the pedagogical process, allowed him to reconstruct the curriculum, choosing what issues should be highlighted and abandoned to achieve the pedagogical objectives.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES-MAZOTTI, A. J. Uso e abuso dos Estudos de Caso. Caderno de Pesquisa, São Luiz, v. 36, n. 129, p. 637-651, 2006. [ Links ]

ANDRÉ, M. E., DALMAZO, A. Estudo de caso: seu potencial na educação. Caderno de pesquisa, São Luiz, n. 49, p. 51-54, 1984. [ Links ]

BARCELLOS, M. E. Conhecimento e currículo: problematizando a licenciatura em física. 2013. 257 f. Tese (Doutorado Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. [ Links ]

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996. [ Links ]

BRUNER, J. O processo da educação. São Paulo: Nacional, 1987. [ Links ]

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Goiânia, n. 2, p. 177-277, 1992. [ Links ]

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1998. [ Links ]

EIJKELHOF, H.; KORTLAND, K.; LOO, F. V. D. Nuclear weapons: a suitable topic for the classroom?Physics Education, 19, p. 11-15, 1984. Special issue. [ Links ]

FOURQUIN, J-C. Escola e cultura: as bases epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. [ Links ]

GALISON, P. Os relógios de Einstein: o lugar do tempo. Revista Ciência e Ambiente, Santa Maria, v. 30, p. 7-34. 2005 [ Links ]

GOODSON, I. As políticas de currículo e de escolarização. Petrópolis: Vozes, 2008. [ Links ]

GUERRA, A.; BRAGA, M.; REIS, J. C. 2006. Ciência e arte: relações improváveis?Hist. Cienc. Saúde, Manguinhos, v. 13, out./dez, 2006. [ Links ]

GUERRA, A.; REIS, J. C.; BRAGA, M. 2010. Tempo, espaço e simultaneidade: uma questão para os cientistas, artistas, engenheiros e matemáticos no século XIX. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 27, issue 3, p. 568-583, 2010. [ Links ]

LOPES, A. C. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: UERJ, 2008. [ Links ]

LOPES, A. C; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011. [ Links ]

LUTZ, L.; BARCELLOS, M.; GUERRA, A. 2012. Mudança Curricular no Estado do Rio de Janeiro e a Física Moderna e Contemporânea. Maresias: EPEF, 2012. Disponível em:<http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xiv/sys/resumos/T0189-1.pdf.>. Acesso em:25 abr. 2014. [ Links ]

LUTZ, L.; BARCELLOS, M.; GUERRA, A. 2013. Relatividade Restrita no Ensino Médio: existem subsídios para o professor? In: Atas doIXENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Águas de Lindoia: ABRAPEC, p. 807-815, 2013. [ Links ]

MARTINS, A. F. P.História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, Florianópolis, p. 112-131, 2007. [ Links ]

MONTEIRO, R. A física moderna e contemporânea e o currículo: Análise de uma postura docente. Monografia de licenciatura em Física no CEFET/RJPetrópolis: CEFET/RJ, 2013. [ Links ]

MORAIS, A.; GUERRA, A. História e a filosofia da ciência: caminhos para a inserção de temas física moderna no estudo de energia na primeira série do Ensino Médio. Revista Brasileira de Física, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 1502-1-1502-9, 2013. [ Links ]

PINTO, A.C.; ZANETIC, J.É possível levar a Física Quântica para o ensino médio? Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 7-34, abr. 1999. [ Links ]

RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação. Currículo Mínimo 2012 - Física. Rio de Janeiro: SEEDUC, 2012. [ Links ]

SCHÖN, D. The reflective practioner. How professionals think in action. Londres: Temple Smith, 1983. [ Links ]

SILVA, J. R. N. da; ARENGHI L. E. B.; LINO, A. Porque inserir física moderna e contemporânea no ensino médio? Uma revisão das justificativas dos trabalhos acadêmicos. R. B. E. C. T., v. 6, n. 1, jan-abr.2013. [ Links ]

SILVA, C. S., ALMEIDA, M. J. P. M. Física quântica no ensino médio: o que dizem as pesquisas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, n.3, p. 624-652, 2011. [ Links ]

SOUZA, A. J.; ARAÚJO, M. S. T. A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio. Educar, Curitiba, v. 37, p. 191-209, 2010. [ Links ]

TARDIF, M. Saberes docentes e atuação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. [ Links ]

TYLER, R. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1989. [ Links ]

VALENTE, L et al. Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: Expectativas e tendências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, Belo Horizonte. Atas... Belo Horizonte: ABRAPEC, 2007. [ Links ]

Downloads

Publicado

2015-03-27 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS