A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DE UM GRUPO PIBID/QUÍMICA A PARTIR DAS MEMÓRIAS COMO UM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS

THE CONSTRUCTION OF THE PROFILE OF A PIBID/CHEMISTRY GROUP USING THE MEMORIES AS AN INSTRUMENT OF DATA COLLECTION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172019210105%20

Palavras-chave:

Memórias; Grupo de estudo; PIBID.

Resumo

O foco central desta investigação está em discutir as potencialidades e contribuições de um instrumento de coleta de dados denominado “memórias”, considerando sua capacidade de apoiar a construção de um esboço do perfil de um grupo PIBID. Os resultados apontam que o grupo se preocupa com uma formação fundamentada em referenciais teóricos da área, visando estabelecer um espaço de pesquisa que integre escola e universidade, além de incentivar a participação dos estudantes em eventos científicos. A utilização das memórias possibilitou também identificar a frequência de participação dos sujeitos nas discussões, a fim de realizar reconduções nas atividades. Destaca-se ainda a possibilidade de estender essas reflexões a outros grupos de estudo e pesquisa, com o propósito de expor potencialidades e limites do grupo.

The main focus of this research is to discuss the potentialities and contributions of a data collection instrument called “memories”, considering its ability to support the construction of a profile outline of a PIBID group. The results show that the group is concerned with a reasoned training in theoretical frameworks of the area, in order to establish a research environment that integrates school and university, in addition to encouraging participation of students in scientific events. The use of “memories” allowed us to identify the frequency of participation of the subjects in order to realize reappointments in the activities. We also highlight the possibility of extending these reflections to other study and research groups, with the goal OF exposing potentialities and limits of the group.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMAURO, N. Q.; SOUZA, P. V. T.; MORI, R. C. As funções pedagógicas da experimentação no ensino de Química. Multi-Science Journal, v. 1, n. 3, p. 17-23, 2015. [ Links ]

BARBERA; VALDÉS P. Investigacion y Experiências Didacticas El trabajo práctico em la ensenãnza de las ciencias: una revisión. Ensenãnza de las Ciencias, v. 14, n. 3, p. 365-379, 1994. [ Links ]

BARDIN. L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Ed. Edições 70, 2011, 279p. [Links]

BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União, n. 120, seção 1, p. 4-5, 2010. [ Links ]

BRASIL. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Diário Oficial da União, n. 239, seção 1, p. 39, 2007. [ Links ]

DELIZOICOV, D. Resultados da pesquisa em Ensino de Ciências: comunicação ou extensão? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 22, n. 3, p. 364-378, 2005. [ Links ]

FARIA, W. D. B.; BIRCHES, A. C.; SILVA, C. M. C.; MOREIS, C. S.; COLOMBO, D. A.; OLIVEIRA, J. T.; SCHIMIDT, A. N. O.; BROIETTI, F. C. D.; MARTORANO, S. A. A. LEITE, R. F. O PIBID/Química UEL - Um Relato de Experiência na Escola: Abordando o Tema Radioatividade. In: XVIEncontro Nacional de Ensino de Química, 2012. Anais... XVI ENEQ, Salvador. [ Links ]

GALIAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. [ Links ]

GALIAZZI, M. C., GARCIA, F. A.; LINDEMANN, R. H. Construindo Caleidoscópios: organizando Unidades de Aprendizagem. In: MORAES, R.; MANCUSO, R. Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: UNIJUÍ, 2004, p. 65-84. [ Links ]

GARCIA, C. M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. [ Links ]

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS; J. F.; LIMA, F. P.; MALO, A. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí , 1998, 480p. [ Links ]

GEHLEN, S. T.; MALDANER, O. A.; DELIZOICOV, D. Momentos pedagógicos e as Etapas de Situação de Estudo: complementaridades e contribuições para a Educação em Ciências. Ciência & Educação, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2012. [ Links ]

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009. [ Links ]

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de Ciências. Química Nova da Escola, n.10, p. 43-49, 1999. [ Links ]

MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Produção coletiva e inovação curricular como mediação da formação continuada de professores. In: APED SUL, 5. Atas... 2001, p. 50. [ Links ]

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003. [ Links ]

NEITZEL, A. A.; FERREIRA, V. S.; COSTA, D. Os impactos do Pibid nas licenciaturas e na Educação Básica. Conjectura: Filosofia Educacional, v. 18, n. especial, p. 98-121, 2013. [ Links ]

NERI, C. S.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. A formação do graduando e do pós-graduando e a produção de ‘memórias’. In: XIXEncontro anual de iniciação científica, 2010, Guarapuava. Anais... XIX EAIC, 2010. [ Links ]

NUNES, C. L. B. Interação universidade e escola: reflexões sobre os impactos do PIBID nas escolas de educação básica. In: Salão do Conhecimento - Unijui, 2014, Ijuí. Anais... XIX Jornada de Pesquisa, 2014. [ Links ]

OBARA, C. E.; STANZANI, E. L.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. A coleta de dados em um museu de ciência e tecnologia e suas implicações na formação do monitor/licenciando. In: XVIIEncontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto - MG. Anais... XVII ENEQ, 2014. [ Links ]

PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M.; PRINS, S. A.; CARVALHO, M. A. Memórias: uma metodologia de coleta de dados − dois exemplos de aplicação. Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências. v.8, n. 1, 2008. [ Links ]

PASSOS, M. M.; PRINS, S. A.; CARVALHO, M. Al.; ARRUDA, S. M. ‘Memórias’: uma metodologia de coleta de dados para um trabalho com orientadores de campo no estágio supervisionado em Física. In: MORTIMER, E. F. (org.). Anais...VIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte: Abrapec, 2007. [ Links ]

PENA, F. L. A,; RIBEIRO-FILHO, A. Da pesquisa em Ensino de Física para a sala de aula: um estudo sobre esta perspectiva. In: VIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Anais... VI ENPEC, 2007. [ Links ]

PERES, K. K.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; STANZANI, E. L. Um estudo sobre o aprendizado do conhecimento científico no Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina. In: XXEncontro Anual de Iniciação Científica, 2011, Ponta Grossa. Anais...XX EAIC, 2011. [ Links ]

PIMENTA, S.G. Formação de professores: identidade e saberes docentes. In: PIMENTA, S.G. (org.). Saberes pedagógicos e atividades docentes. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. [ Links ]

RIBAS, Jeferson Ferreti. A Aprendizagem para a Pesquisa em um grupo PIBID/Química. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. [Links]

SANGIOGO, F. A.; HALMENSCHLAGER, K. R.; HUNSCHE, S.; MALDANER, O. A. Pressupostos epistemológicos que balizam a Situação de Estudo: algumas implicações ao processo de ensino e à formação docente. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 35-54, 2013. [ Links ]

SILVA, S. P.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. As “memórias” e sua utilização no Grupo das Quartas. In: XIXEncontro Anual de Iniciação Científica, 2010, Guarapuava. Anais... XIX EAIC, 2010. [ Links ]

STANZANI, E. L. O papel do PIBID na formação inicial de professores de química na Universidade Estadual de Londrina. Dissertação de Mestrado (Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012, 86p. [ Links ]

STANZANI, E. L.; PASSOS, M. M.; ARRUDA, S. M. Reflexões sobre a aprendizagem científica em ambientes informais de educação. In: XCongresso Nacional de Educação, 2011, Curitiba. Anais... X EDUCERE, 2011. [ Links ]

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014. [ Links ]

TEIXEIRA, L. A. Tornando-se pesquisadores: um estudo a partir da análise de memórias de um grupo de pesquisa em educação em ciências e matemática. 2013. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina,. [ Links ]

TEÓFILO, R. F.; BRAATHEN, P. C.; RUBINGER, M. M. M. Reação Relógio iodeto/iodo com material alternativo de baixo custo e fácil aquisição. Química Nova na Escola, n. 16, p. 41-44, 2002. [ Links ]

THOMAZ, M. F. A experimentação e a formação de professores de ciências: uma reflexão. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.17, n. 3, p. 360-369, 2000. [ Links ]

Downloads

Publicado

2019-06-15 — Atualizado em 2021-05-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS