ASPECTOS SOCIAIS NA ESCOLHA PELA LICENCIATURA EM FÍSICA: UMA ANÁLISE EM UNIVERSIDADES DO RIO GRANDE DO SUL

SOCIAL ASPECTS ABOUT THE CHOICE OF THE LICENTIATE DEGREE IN PHYSICS: AN ANALYSIS IN UNIVERSITIES OF RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Luisa Mariana da Silva Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Rafael de Carvalho Barbosa Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) https://orcid.org/0000-0002-5343-9477

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172019210112

Palavras-chave:

Sociologia da Educação; Pierre Bourdieu; Ensino de Física.

Resumo

Este trabalho discute alguns aspectos sociais associados à escolha pela Licenciatura em Física em duas instituições de Ensino Superior: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Primeiramente são apresentados os resultados referentes à origem escolar dos concorrentes. Observou-se que a maior parte dos alunos realizou o Ensino Médio em escolas públicas. Posteriormente, foi analisada a origem familiar desses candidatos. Em relação à escolaridade, a maior parte é oriunda de famílias em que os pais possuem, em geral, o Ensino Médio completo. Em relação à origem econômica, é possível dizer que esses candidatos são oriundos de classes menos favorecidas. Nossos resultados sugerem um certo padrão no perfil dos que buscam o curso de Licenciatura em Física nas instituições estudadas.

This paper discusses some social aspects associated to the choice of the Licentiate in physics in two higher education institutions: UFSM and UFRGS. First, the results concerning the places where the competitors studied before are presented. It is observed that most of the students studied in public schools during high school. After, the origin of the families of these candidates was analyzed. In relation to schooling, most of these candidates are from families that parents have, in general, high school degree. Regarding to economic issues, it can be said that these candidates come from less favoured social classes. Our results suggest a certain pattern in the profile of candidates who are pursuing the Licentiate degree in Physics in the institutions that we analyzed.

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Publicado

2019-06-15 — Atualizado em 2021-05-03

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS