LAS DIMENSIONES SOCIALES DE LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA EN LOS LIBROS ESCOLARES EDUCATIVOS INTEGRADOS I

THE SOCIAL DIMENSIONS OF SCIENCE AND TECHNOLOGY IN INTEGRATED TEXTBOOKS OF THE SCIENCE OF THE 4TH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL

Autores/as

  • Juliana Pinto Viecheneski Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Marcia Regina Carletto Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172020210119

Palabras clave:

Libro didáctico. Enseñanza de las ciencias. Primeros años de primaria. Ciencia-Tecnología-Sociedad

Resumen

Este artículo presenta los resultados de un estudio que analizó los enfoques de las dimensiones sociales de la ciencia y la tecnología en los libros didácticos integrados de las humanidades y la naturaleza del cuarto grado de la escuela primaria. La perspectiva metodológica era de naturaleza cualitativa y optamos por el uso de técnicas de análisis de contenido basadas en Bardin (2011). Los resultados indicaron que las relaciones ciencia-tecnología-sociedad (CTS) reciben poco espacio expresivo en los libros de texto y su enfoque refleja una visión socialmente neutral de la ciencia y la tecnología. Se sugiere la incorporación crítica de las interrelaciones de CTS en los libros de texto y reitera la necesidad de una formación continua de los docentes, en la que se privilegia la reflexión, el diálogo y el apoyo de los formadores de docentes en el logro de una enseñanza más crítica sobre las dimensiones aspectos sociales del desarrollo científico-tecnológico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AMARAL, C. L. C.; XAVIER, E. da S.; MACIEL, M. de L. Abordagem das relações Ciência/Tecnologia/Sociedade nos conteúdos e funções orgânicas em livros didáticos de Química do ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n.1, p.101-114, 2009. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/412/243. Acesso em:10 mar. 2018. [ Links ]

AMARAL, I. A. do. et al. Avaliando livros didáticos de Ciências: análise de coleções didáticas de Ciências de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. In: FRACALANZA, H.; MEGID NETO, J. (org.). O livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006, p. 199-216. [ Links ]

ARAÚJO, M. M. S. Biotecnologia e cidadania: caraterísticas e reelaboração discursiva dos textos informativos científicos. 2012. 103 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. [ Links ]

AULER, D. Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência e Ensino, v. 1, n. especial, p. 1-20, nov. 2007. Disponível em: http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/download/147/109. Acesso em:11 nov. 2018. [ Links ]

AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores de ciências. 2002. Tese (Doutorado em Educaçao) - Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. [ Links ]

AULER, D. Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011, p. 73-97. [ Links ]

BARDIN, L. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. Tradução de Luis Antero Neto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições Setenta, 2011. [ Links ]

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica. 4ª ed.Florianópolis: UFSC, 2014. [ Links ]

BAZZO, W. A.; PEREIRA, L. T. do V.; BAZZO, J. L. dos S. Conversando sobre educação tecnológica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014. [ Links ]

BAZZO, W. A .; VON LINSINGEN, I.; PEREIRA, L. T. V. (ed.) Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid: OEI, 2003. [ Links ]

CACHAPUZ, A. F. Tecnociência, poder e democracia. In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Universidade de Brasília, 2011, p. 49-72. [ Links ]

CANHETE, M. V. U. Os PCNs e as inovações nos livros didáticos de Ciências. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011. [ Links ]

CARLETTO, M. R. Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia. 2009. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. [Links]

CARLETTO, M. R.; SANT’ANNA, F. S. P. Desenvolvimento sustentável: limitações e possibilidades. In: VSIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL, 5., 2006, Porto Alegre. Anais ...Porto Alegre: ABES, 2006. v. 1. p. 1-9. [Links]

CARNEIRO, M. H. S.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v.7, n. 2, p. 101-113, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172005000200101&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em:15 jun. 2018. [Links]

CORDEIRO, R. V.; SGARBI, A. D. Práticas pedagógicas que incluem CTS nos anos iniciais: bases para (des)construir o currículo. Indagatio Didactica. v. 8, n.1, p.1750-1765, jul. 2016. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3966/3648 . Acesso em: 14 out. 2018. [Links]

COSTA, E. A. Análise de livros didáticos de biologia do ensino médio quanto ao tema “poluição” numa perspectiva CTS/CTSA. 2013. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2013. [ Links ]

DAGNINO, R. P. Uma estória sobre Ciência e Tecnologia, ou começando pela extensão universitária... In: DAGNINO, R. (org.). Estudos sociais da ciência e tecnologia e política de ciência e tecnologia: abordagens alternativas para uma nova América Latina. Campina Grande: EDUEPB, 2010. p. 293-324. [ Links ]

DAGNINO, R.; SILVA, R. B. da; PADOVANNI, N. Por que a educação em ciência, tecnologia e sociedade vem andando devagar? In: SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília , 2011, p. 99-134. [Links]

FABRI, F.; SILVEIRA, R. M. C. F. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica cts.: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.8, n.1, p. 77-105, 2013. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID321/v18_n1_a2013.pdf. Acesso em: 10 ago. 2018. [ Links ]

FEENBERG, A. O que é filosofia da tecnologia? In: NEDER, R. T. (Org.) A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina. CDS, UnB, Capes, 2010a, p.49-65. [Links]

FEENBERG, A. Racionalização subversiva: tecnologia, poder e democracia. In: NEDER, R. T. (org.) A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina. CDS, UnB, Capes, 2010b, p.68-95. [Links]

FERNANDES, I. M. B. A perspectiva CTSA nos manuais escolares de ciências da natureza do 2º CEB. 2011. (Dissertação) - Instituto Politécnico de Bragança - Escola Superior de Educação de Bragança, Bragança, 2011. [Links]

FERNANDES, J. P. O tema energia e a relação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) presente no livro didático de física e no Exame Nacional do Ensino Médio. 2013. (Dissertação) - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. [Links]

FERNANDES, R. C. A.; MEGID NETO, J. Práticas pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras. Indagatio Didactica, v. 8, n.1, p.1162-1176, 2016. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/283 . Acesso em: 20 mar. 2017. [Links]

FERNANDEZ, P. M.; SILVA, D. O. Descrição das noções conceituais sobre os grupos alimentares por professores de 1ª a 4ª série: a necessidade de atualização dos conceitos. Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p.45-66, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2510/251019504006.pdf . Acesso em: 15 jun. 2019. [Links]

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 21ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. [Links]

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. [Links]

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 11ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. [Links]

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed.São Paulo: Atlas, 2008. [ Links ]

GÜLLICH, R. I. C.; SILVA, L. H. A. O enredo da experimentação no livro didático: construção de conhecimentos ou reprodução de teorias e verdades científicas? Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 15, n. 02, p. 155-167, maio/ago. 2013. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/epec/v15n2/1983-2117-epec-15-02-00155.pdf . Acesso em:11 abr. 2018. [ Links ]

HODSON, D. Teaching and Learning Science: Towards a Personalized Approach. Buckingham: Open University, 1998. [ Links ]

HODSON, D. Becoming Part of the Solution: Learning about Activism, Learning through Activism, Learning from Activism. In: BENCZE, L.; ALSOP, S. (Eds.). Activist Science and Technology Education. Springer, 2014, p. 67-98. [ Links ]

LEITE, L. et. al. Questionamento em manuais escolares de ciências: desenvolvimento e avaliação de uma grelha de análise. Educar em Revista, Curitiba, v. 44, p. 127-143, abr./jun.2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/html/1550/155023661009/. Acesso em: 11 abr. 2017. [Links]

MANASSERO, M. A.; VÁZQUEZ, A. ACEVEDO, J. A. Avaluació dels temes de ciència, tecnologia I societat. Illes Balears, Conselleria d’Educació i Cultura del Govern de les Illes Balears, 2001. [ Links ]

MARQUES, A. R. L.; REIS, P. Producción y difusión de vídeos digitales sobre contaminación ambiental. Estudio de caso: Activismo colectivo basado en la investigación. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 215-226, 2017. Disponível em: https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/3011/3033 . Acesso em:22 jun. 2018. [ Links ]

MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos estudos de discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. In: MARTINS, I.; GOUVÊA, G.; VILANOVA, R. O livro didático de ciências: contextos de exigência, critérios de seleção práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro, 2012, p. 9-30. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/arquivos/O_livro_didatico_de_Ciencias.pdf . Acesso em 10 mar. 2018. [ Links ]

MCKAVANAGH, C.; MAHER, M. Chalenges to science education and the STS response. The Australian Science Teachers Journal, v. 28, n. 2, p. 69-73, 1982. [Links]

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: Problemas e soluções. In: FRACALANZA, H.; MEGID NETO, J. (org.). O livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006, p. 155-171. [ Links ]

MEGID NETO, J.; ROCHA, M. B. Práticas de formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão de literatura. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 539-560, jul./dez.2010. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/ 8189/5205 . Acesso em07 jun. 2019. [ Links ]

MONTEIRO, M. A. A.; TEIXEIRA, O. P. B. O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo das influências das experiências docentes em sua prática em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p.7-25, 2004. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/ artigos/Artigo_ID108/v9_ n1_ a2004.pdf . Acesso em: 16 out. 2019. [ Links ]

MUJOL, S. G. M; LORENZETTI, L. A Abordagem Ciência, Tecnologia E Sociedade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. VSimpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa - PR, 24 a 26 de nov. de2016. [Links]

MUNAKATA, K. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, n.3, p.179-197, set./dez. 2012. 295 Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38817 . Acesso em:23 ago. 2018. [ Links ]

NASCIMENTO, G. G. O. O livro de biologia no ensino de biologia. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2002. [ Links ]

PASCHINI NETO, M. Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) nos textos sobre astronomia em livros didáticos de ciências do ensino fundamental. 2011. Dissertação (Faculdade de Ciências Humanas Curso Pós-Graduação em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2011. [ Links ]

PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. (org.). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EdUFSCar, 2008. [ Links ]

PINHÃO, F.; MARTINS, I. Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v.11, n.1, p.73-91, jan./abr. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462013000100005&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em:23 ago. 2019. [Links]

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. O contexto científico-tecnológico e social acerca de uma abordagem crítico-reflexiva: perspectiva e enfoque. Revista Iberoamericana de Educación, n. 49, p. 1-14, mar. 2009. Disponível em: http://www.rieoei.org/2846.htm. Acesso em:15 jun. 2018. [ Links ]

PRAIA, J.; CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D. A hipótese e a experiência científica em educação em ciência: contributos para uma reorientação epistemológica. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 2, p. 253-262, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132002000200009 . Acesso em: 23 ago. 2019. [ Links ]

REIS, P. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio-científicas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e tecnologia em Revista, v. 3, n. 1, p.1-10, jan/jun. 2013. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/9577/3/DA%20DISCUSS%C3%83O%20%C3%80%20A%C3%87%C3%83O.pdf. Acesso em:15 mar. 2017. [ Links ]

ROSA, S. E.; AULER, D. Não neutralidade da ciência-tecnologia: problematizando silenciamentos em práticas educativas CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 203-231, nov. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n2p203. Acesso em: 14 mar.2019. [ Links ]

RUPPENTHAL, R.; SCHETINGER, M. R. C. O sistema respiratório nos livros didáticos de ciências das séries iniciais: uma análise do conteúdo, das imagens e atividades. Ciência & Educação, v. 19, n.3, p.617-632, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/html/2510/251028539012/. Acesso em:14 jun. 2015. [Links]

SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. [ Links ]

SALLA, H. M. Estudos CTS e transgenia: análise de materiais didáticos do ensino médio. 2016. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016. [ Links ]

SANTOS, R. A. dos. A não neutralidade na perspectiva educacional Ciência-Tecnologia-Sociedade. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012. [ Links ]

SANTOS, R. A. dos; AULER, D. Ampliação da concepção de participação no campo CTS. In: XENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. [ Links ]

SANTOS, R. A. dos. Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS. 203 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. [ Links ]

SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas cts em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v.1, número especial, p. 1-12, nov. 2007a. Disponível em: http://files.gpecea-usp.webnode.com.br/200000358-0e00c0e7d9/AULA%206-%20TEXTO%2014-%20CONTEXTUALIZACAO%20NO%20ENSINO%20DE%20CIENCIAS%20POR%20MEI.pdf Acesso em:15 mar. 2015. [ Links ]

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 12, n.36, set/dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236.pdf . Acesso em:10 jun. 2017. [Links]

SANTOS, W. L. P. Educação científica humanística em perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v. 1, n. 1, p. 109-131, mar. 2008. Disponível em: http://alexandria.paginas.ufsc.br/files/2012/03/WILDSON.pdf . Acesso em:10 jun. 2018. [ Links ]

SANTOS, W. L. P. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia- Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 9, n. 17, p. 49-62, jul/dez.2012. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1647/2077 . Acesso em: 10 jun. 2019. [ Links ]

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4ª ed. Ijuí: Editora da Unijuí, 2010. [ Links ]

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p.333-352, 2008. Disponível em:http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID199/v13_n3_a2008.pdf . Acesso em:25 mar. 2016. [ Links ]

SÁ-SILVA; J. R.; ALMEIDA, C. D. de. GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 1, n.1, p. 1-15, jul. 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/pdf . Acesso em: 12 jan. 2019. [ Links ]

STRIEDER, R. B. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. Tese de doutorado. 2012. 283 f. Tese de doutorado (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. [ Links ]

STRIEDER, R. B.; KAWAMURA, M. R. D. Perspectivas de participação social no âmbito da educação CTS. Uni-pluri/versidad, v. 14, n. 2, p.101-110, 2014. Disponível em: http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip/article/viewArticle/20061. Acesso em: 22 set. 2017. [ Links ]

Publicado

2021-02-03 — Actualizado el 2021-04-30

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN