PROCESSO REFLEXIVO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NUMA INTERVENÇÃO FORMATIVA COM PROFESSORES DE QUÍMICA

REFLECTIVE PROCESS AND THE DEVELOPMENT OF PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE DURING AN IN-SERVICE TRAINING INTERVENTION OF CHEMISTRY TEACHERS Vanda Luiza do

Autores

  • Vanda Luiza dos Santos Montenegro Universidade de São Paulo (USP)
  • Carmen Fernandez Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-211720175170112%20

Palavras-chave:

Conhecimento de Professores; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Reflexão Crítica; Formação Contínua; Grupo Colaborativo.

Resumo

O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, na sigla em inglês) é reconhecido como aquele que representa o conhecimento profissional dos professores e se desenvolve na prática e por processos reflexivos. Nesta investigação analisamos o desenvolvimento do PCK de dois professores que participaram de um processo reflexivo num grupo colaborativo envolvendo ações individuais e em grupo. Os dados incluem textos escritos, vídeos de discussões orais e de aulas e o ciclo reflexivo de Smyth. A análise dos dados foi baseada no Modelo Hexagonal e nas interações discursivas. Os professores investigados, a partir do processo reflexivo, tomam consciência de algumas ações a partir da participação no grupo colaborativo, revelando um processo de desenvolvimento de PCK de modo semelhante ao proposto no modelo de raciocínio pedagógico e ação.

The Pedagogical Content Knowledge (PCK) is recognized as the teacher professional knowledge and develops through practical activities and reflective processes. In this research, we analyze the development of PCK of two teachers who participated in a reflective process in a collaborative group involving individual and group actions. Data include written texts, videos of oral discussions and lessons and the reflective cycle of Smyth. Data analysis was based on Hexagonal Model and discursive interactions. The teachers, from the reflective process, become aware of some actions from the participation of the cooperative group, revealing a process of developing PCK similar to that proposed in the model of pedagogical reasoning and action.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABELL, S. K. "Research on Science Teacher Knowledge." In: ABELL, S.K.; LEDERMAN, N.G. Handbook of research on science education, Routledge: New York, p.1105-1149, 2007. [ Links ]

ABELL, S. K. Twenty Years Later: Does Pedagogical Content Knowledge Remain a Useful Idea? International Journal of Science Education, v.30, n.10, p.1405-1416, 2008. [ Links ]

BOAVIDA, A. M., & PONTE, J. P. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In: GTI (Org.). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, p. 43-55, 2002. [ Links ]

BONARDO, J. C.; FERNANDEZ, C. Contribuições do processo de reflexão crítica para o desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de uma professora de Química. In: LOPES, Amélia; CAVALCANTE, Maria A.S.; OLIVEIRA, Dalila A.; HIPÓLITO, Álvaro M. (Org.). Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. 1ed.Porto: CIIE, v.1, p.5328-5353, 2014. [ Links ]

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Superior. Parecer nº 9/2001, de 08 de maio de 2001. Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. 2001. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2014. [ Links ]

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 8a Ed., 2003. [ Links ]

CARVALHO, A.M.P. A Formação de Professores: O Discurso Crítico Liberal em Oposição ao Agir Dogmático Repressivo, Ciência e Cultura, SBPC, São Paulo, v.41, n.5, p.432-434, 1989. [ Links ]

DEMO, P. Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores Associados, 1996. [ Links ]

DEWEY, J. Como Pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959. [ Links ]

FERNANDEZ, C. PCK - Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: perspectivas e possibilidades para a formação de professores. In: VIIIEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, Campinas, SP. Atas do VIII ENPEC - I CIEC 2011. Rio de Janeiro, RJ: ABRAPEC, v. 1. p. 1-12, 2011. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0370-1.pdf>. Acesso em: 3 maio 2014. [ Links ]

FERNANDEZ, C. Knowledge base for teaching and Pedagogical Content Knowledge (PCK): some useful models and implications for teachers training. Problems of Education in the Twenty First Century, v.60, p.79-100, 2014a. [ Links ]

FERNANDEZ, C. A base de conhecimentos para o ensino e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de professores de Química. 329 p. Tese de Livre Docência, Universidade de São Paulo, 2014b. [ Links ]

FERNANDEZ, C.; GOES, L. F. Conhecimento pedagógico do conteúdo: estado da arte no ensino de ciências e matemática. In: Garritz, A.; Rosales, S.F.D; Lorenzo, M.G. (Org.). Conocimiento Didáctico del Contenido. Una perspectiva Iberoamericana. 1ed.Saarbrücken, Alemania: Editorial Académica Española, p. 65-99, 2014. [ Links ]

FERNANDEZ, C.; LOPES, J. G. S.; BONARDO, J. C.. In-service chemistry teachers reflection: a metacognitive experience. In: Berndt Ralle; Ingo Eilks. (Org.). Promoting Successful Science Education - The worth of Science Education. 1ed.Aachen: Shaker Verlag, v.1, p.145-154, 2008. [ Links ]

FREIBERGER, R.M., BERBEL, N.A.N. A importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental. Cadernos de Educação, FaE/PPGE/UFPel, Pelotas, v.37, p.207-245, 2010. [ Links ]

GALIAZZI, M. C., MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências, Ciência & Educação, v.8, n.2, p.237-252, 2002. [ Links ]

GARRITZ, A. PCK for dummies. Educación Química, v. 24, n. 2, p. 462-465, 2013. [ Links ]

GATTI, B.A., BARRETO, E.S.S., ANDRÉ, M.E.D.A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 300 p., 2011. [ Links ]

GIROTTO JR, G. De licenciando a professor de Química: um olhar sobre o desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. 160f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-31052012-100716/pt-br.php>. Acesso em: 3 mar. 2014. [ Links ]

GIROTTO JR, G.; FERNANDEZ, C. Following early career chemistry teachers: the development of Pedagogical Content Knowledge from pre-service to a professional teacher. Problems of Education in the Twenty First Century, v.55, p.57-73, 2013. [ Links ]

GOES, L. F. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: Estado da Arte no Campo da Educação e no Ensino de Química. 2014. 155f. Dissertação (Mestrado) apresentada ao Instituto de Física, ao Instituto de Química, ao Instituto de Biociências e à Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. [ Links ]

JENKINS, J. M.; VEAL, M. L. Preservice teachers' PCK development during peer coaching. Journal of Teaching in Physical Education, v. 22, n. 1, p. 49-68, 2002. [ Links ]

KIND, V. Pedagogical content knowledge in science education: perspectives and potential for progress. Studies in Science Education, v.2, n.45, p.169-204, 2009. [ Links ]

MALDANER, O.A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí: Ed. UNIJUI (Coleção Educação em Química), 2006. [ Links ]

MAMLOK-NAAMAN, R.; RAUCH, F.; MARKIC, S.; FERNANDEZ, C. How to keep myself being a professional chemistry teacher. In:; Ingo Eilks Avi Hofstein. (Org.).Teaching Chemistry A Studybook: A Practical Guide and Textbook for Student Teachers, Teacher Trainees and Teachers. 1ed. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, v.1, p.269-297, 2013. [ Links ]

MONTENEGRO,V.L.S. Processo reflexivo e o desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: análise a partir de uma intervenção na formação contínua de professores de química. 270f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-14062012-115507/pt-br.php>. Acesso em: 3 maio 2014. [ Links ]

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sócio-cultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v.7, n.3, p.1-24, 2002. [ Links ]

LIMA, A. A.; NUÑEZ, I. B. A análise do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo no Planejamento de Atividades com a utilização de Modelos no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 36, p. 123-131, 2013. [ Links ]

OLIVEIRA-JUNIOR, M.M. Flashes das disciplinas de formação inicial no repertório profissional de licenciandos em química. 2011. 191f. Dissertação (Mestrado) apresentada ao Instituto de Física, ao Instituto de Química, ao Instituto de Biociências e à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-30052012-145050/pt-br.php>. Acesso em: 27 mar. 2014. [ Links ]

OLSON, M. Collaboration: An epistemological shift. In: H. Christiansen, L. Goulet, C.Krentz, & M. Macers (Orgs.). Recreating relationships: Collaboration and educational reform (p. 13-25). New York, NY: State University of New York Press, 1997. [ Links ]

PARK, S. H.; OLIVER, J. S. Revisiting the conceptualization of Pedagogical Content Knowledge: PCK as a Conceptual Tool to Understand Teachers as Professionals. Research in Science Education, v. 38, n. 3, p. 261-284, 2008. [ Links ]

PEREIRA, P. G. E. M.; FERNANDEZ, C. Indícios do modelo integrativo no desenvolvimento do PCK em licenciandos em química durante o estágio supervisionado. Revista de Educación de las Ciencias, v. 14, p. 74-78. 2013. [ Links ]

PERRENOUD, P. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, n.12, p.5-21, 1999. [ Links ]

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In:; PIMENTA, S. G. GHEDIN (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. [ Links ]

PIROLA, S. M. F.; FERREIRA, M. C. C. O problema da 'indisciplina dos alunos': Um olhar para as práticas pedagógicas cotidianas na perspectiva de formação continuada de professores. Olhar de professor, Ponta Grossa, 2007. 10(2), 81-99. Disponível em:<http://www.uepg.br/olhardeprofessor>. Acesso em: 15 mar. 2009. [ Links ]

PONTE, J. P. O Estudo de Caso na Investigação em Educação Matemática, Quadrante, v.3, n.1, p.3-18. 1994. Disponível em:<http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/94-Quadrante(Estudo%20caso).doc>. Acesso em: 15 mar. 2009. [ Links ]

PONTE, J.P. Didáticas específicas e construção do conhecimento profissional. In: CONGRESSO DE SPCE, 4, 1998. Aveiro. Conferência no IV Congresso de SPCE - Aveiro/PT, Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt%5C99-Ponte(Aveiro).pdf>. Acesso em: 15 mar. 2009 2009 [ Links ]

PONTE, J. P.Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios para a comunidade educativa? Revista Ibero-Americana de Educação, n.º 24, Setembro - Dezembro 2000) e na Revista 6 (Dezembro 2002), Departamento de Educação Básica, Ministério da Educação, 2000. [ Links ]

PONTE, J. P. Estudiando el conocimiento y el desarrollo profesional del profesorado de matemáticas, Teoría, crítica y práctica de la educación matemática, p.83-98, 2012 [ Links ]

PONTE, J.P. Theoretical frameworks in researching mathematics teacher knowledge, practice, and development, Journal of Mathematics Teacher Education, p. 319-322, 2013 [ Links ]

PONTE, J. P., & Chapman, O. (2008). Preservice mathematics teachers' knowledge and development. In: L. English (Ed.), Handbook of international research in mathematics education (2nd ed., pp. 225-263). New York, NY: Routledge. [ Links ]

REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S. P.; MIZUKAMI, M. G. N. Desenvolvimento profissional de professores iniciantes em programa de Mentoria online: experiências de ensino e aprendizagem (EEA) como ferramentas investigativas e formativas. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 12, p. 1033-1056, 2014. [ Links ]

SALAZAR, S. F. El conocimiento pedagógico del contenido como categoría de estudio de la formación docente. Actualidades investigativas em educación, v. 5, n. 2, 2005. Disponível em: <http://revista.inie.ucr.ac.cr/uploads/tx_magazine/conocimiento.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2014. [ Links ]

SALES, M. G. P. Investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo sobre "soluções" de uma professora de Química. 253f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-21022011-155615/pt-br.php>. Acesso em: 3 jun. 2014. [ Links ]

SANTOS, V.L.; FERNANDEZ, C. Processo reflexivo: análise a partir de uma intervenção na formação contínua de professores de Química. In: VIIENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, v. 1. p. 1-12. [ Links ]

SCHÖN, D. A. The reflective practitioner. New York: Basic Books, 1983. [ Links ]

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Os professores e sua formação. (Org). De Nóvoa; Lisboa, Portugal, Dom Quixote, p.79-91, 1992. [ Links ]

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987. [ Links ]

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 4, p. 4-14, 1986. [ Links ]

SILVA, A. N. Um professor de Química e dois contextos escolares: o conhecimento pedagógico do conteúdo em ação. 2012. 154f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-25022013-132509/pt-br.php>. Acesso em: 3 jun. 2014. [ Links ]

SILVA, A.N.; FERNANDEZ, C. A chemistry teacher and two scholar contexts: the pedagogical content knowledge in action. In: 2nd International Congress of Science Education, 2014, Foz de Iguaçu. Paraná. Proceedings of the 2nd International Congress of Science Education. Foz de Iguaçu: UNILA, v. 15. p. 62-62. [ Links ]

SMYTH, J. Reflection in Action. Victória: Deakin University Press, 1986. [ Links ]

SMYTH, J. Una pedagogía crítica de la práctica en el aula. Revista de Educación, v. 294, p. 275-300, 1991. [ Links ]

TACOSHI, M.M.A. Avaliação da Aprendizagem em Química: concepções de ensino-aprendizagem que fundamentam esta prática.2008. 217f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://portal.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Marina_Miyuki_Akutagawa_Tacoshi.pdf>. Acesso em: 3 out. 2014. [ Links ]

VAN DRIEL, J. H., VERLOOP, N.; DE VOS, W. Developing science teachers' pedagogical content knowledge. Journal of Research in ScienceTeaching, 35(6), 673-695, 1998. [ Links ]

Downloads

Publicado

2015-04-07

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS