MODELOS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM MUSEUS: ANÁLISE DA VISITA ORIENTADA
SCIENCE EDUCATION MODELS IN MUSEUMS: ANALYSIS OF GUIDED TOURS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172012140102Palabras clave:
Museus de Ciência; Modelos de Educação em Ciência; Tendências Educacionais; Educação em Museus.Resumen
O artigo identifica modelos de educação em ciências que fundamentam as visitas orientadas realizadas em dois museus: o zoológico Quinzinho de Barros, em Sorocaba/SP, e o Museu de Zoologia da USP/SP. A pesquisa qualitativa foi feita a partir do levantamento e análise de documentos e entrevistas oriundos dos mestra dos de Garcia (2006) e Martins (2006). Os resultados indicam que o modelo predomi nante em ambas as instituições é o construtivista. Em menor grau aparecem os mo delos de redescoberta, CTS, tradicional e tecnicista. No entanto, em ambas as insti tuições, aspectos referentes a quase todos os modelos são evidenciados, o que levanta questionamentos sobre até que ponto os museus assumem, de forma consistente, determinadas concepções pedagógicas em suas ações educativas.
The paper identifies science education models raised as references in gui de tours in two museums: Quinzinho de Barros Zoo/Sorocaba and the Zoology Mu- seum/USP/São Paulo. The research methodology was qualitative, from the collec tion and analysis of documents and interviews taken from Garcia (2006) and Martins (2006) Master's degree. Results point that the predominant science education model in both institutions is constructivist. In a lesser degree, rediscover, STS, traditional and technicist models were present. We do note, however, that in both institutions, as pects related to nearly every model are made evident. Such references raise queries about to what degree museums assume, in a consistent way, particular pedagogical conceptions in their educational activities.
Descargas
Citas
CAZELLI, S. et al. Tendências pedagógicas das exposições de um museu de ciências. In: GUIMARÃES, V. F. ; SILVA, G. A. (Org.) Implantação de Centros e Museus de Ciências. Rio de Janeiro: UFRJ/PADEC, 2002. p. 208-218.
DIAMOND, J. Practical Evaluation Guide - Toolsfor Museum & Other Informal Educational Set tings. Oxford: Altamira Press,1999.
FAHL, D. D. Marcas do ensino escolar de ciências presentes em museus e centros de ciências. 2003. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
FALCÃO, D. et al. A model-based approach to science exhibition evaluation: A case study in a Brazilian astronomy museum. International Journal of Science Education, v. 26, n.(8). 2004. p.951-978.
FALK, J. The director's cut: Toward an improved understanding of learning from museums. Science Education, v.88, n.(1), 2004. p. 83-96.
GARCIA, V A. R. O processo de aprendizagem no Zoológico Quinzinho de Barros: análise da atividade educativa visita orientada a partir dos objetos biológicos. 2006. 224f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
HEIN, G. E. Learning in the museum. Nova York: Editora Routledge, 1998.
HOOPER-GREENHILL, E. Education, communication and interpretation: towards a critical pedagogy in museums. In: HOOPER-GREENHILL, E. (org.). The educational role of the museum. London: Routledge, 1994. p.3-25.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez. 1994.
MARANDINO, M. O Conhecimento Biológico nas Exposições de Museus de Ciências-, análise do processo de construção do discurso expositivo. 2001. Tese (Doutorado) - Faculdade de E ducação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo. 2001.
MARTINS, L C. A relação museu/escola: teoria e prática educacionais nas visitas escolares ao Museu de Zoologia da USP. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. 2006
McMANUS, P. Topics in Museums and Science Education Studies. In, Science Education v. 20, 1992. p. 157-182.
MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária. 1986.
RENNIE, L. J. AND JOHNSTON, D. J. The Nature of Learning and Its Implications for Research on Learning from Museums., Science Education v. 88, p. 4 -16, 2004.
SOUZA, M. P. C. de. O Papel Educativo dos Jardins Botânicos-, análise das ações educativas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. 2009
STUDART, D. C. The perceptions and behaviour of children and their families in child-orientated ex hibits. 2000. Tese (Doutorado) - Museum Studies Department, University College London, London. 2000.
VAN-PRÀET, M.; POUCET, B. Les musées, liex de contre-éducation et de partenariat avec l'école. Education & Pédagogies, n.16, 1992. p.22-29.