APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

LEARNING AND METACOGNITION ON SCIENTIFIC METHODOLOGY

Autores/as

  • Maurício Abreu Pinto Peixoto Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marcos Antonio Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Cristiane Casquilha Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172010120102

Palabras clave:

Metacognição; Metodologia Científica; Aprendizagem.

Resumen

É necessário construir novas metodologias que auxiliem o aprendiz na percepção de seus processos de aprendizagem. Relatou-se o uso de estratégias metacognitivas para ensinar método científico a 23 estudantes de pós-graduação. Baseado na abordagem construtivista, utilizou-se técnicas de mobilização para promover o conflito cognitivo entre as crenças dos alunos sobre o pensar científico e tarefas simuladas durante um curso de metodologia científica. Diários de campo foram usados para favorecer no estudante a consciência dos seus processos de aprendizagem e como ferramenta de observação das diferenças indivi duais na recepção das informações e possíveis transferências. Concluiu-se que os relatos permitiram observar efeitos abrangentes no comporta mento e no pensar dos estudantes.

There's a need of new methodologies to assist the learner in the perception of their learning processes. This paper reports the use of metacognitive strategies to teach scientific method to 23 graduate health students. Based on the constructivist approach we used techniques of mobilization to promote cognitive conflict between the beliefs of students about scientific thinking and simulated tasks for a scientific methodology course. A reflective journal was used to encourage the student awareness of their learning processes and as a tool for observation of individual differences in receiving information and possible knowledge transfers.It was concluded that the reports allowed observe widespread effects on the behavior and thinking of students.

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Publicado

2010-08-12

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN