PRESENTATION OF CONCEPTS IN A CHILDREN’S SCIENCE COMMUNICATION BOOK: THE CASE OF ISAAC NO MUNDO DAS PARTÍCULAS

A apresentação de conceitos em um livro de divulgação infanti: o caso Isaac no Mundo das Partículas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240136

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Literatura Infantil, Conceitos Científicos

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as ideias e conceitos científicos presentes na obra de divulgação científica voltada para o público infantil “Isaac no Mundo das Partículas”, escrita por Elika Takimoto. Partimos das contribuições da psicologia histórico-cultural sobre os conceitos potenciais, espontâneos e científicos, buscando compreender as relações e formas de significação das ideias científicas apresentadas pela obra. Foram selecionados e analisados trechos do livro no qual conceitos científicos ou ideias-chave estavam presentes. A palavra foi considerada a unidade de análise e os resultados indicaram que o livro mobiliza diversas significações e estruturações lógico-abstratas (conceituais) para formalizar elaborações mais complexas e conceitos científicos. A análise dos conceitos: átomo, partícula e vácuo, indicou estratégias para a produção de sentido, que contemplaram a: contextualização, curiosidade, disputas argumentativas, uso de conceitos espontâneos, uso da história da ciência etc

Referências

Almeida, C., Massarani, L. & Moreira, I. C. (2016). Representações da ciência e da tecnologia na literatura de cordel. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso [online]. 11(3), 5-25. https://doi.org/10.1590/2176-457324278.

» https://doi.org/10.1590/2176-457324278

Almeida, S. A. (2020) Divulgação científica para crianças: uma análise de artigos das revistas Ciência Hoje das Crianças e Recreio. Revista Ciências & Idéias, 11, 01-18.

Almeida, S. A., Lima, G. S. & Pereira, B. L. A. (2019). Des/fiando diálogos sobre o conceito de cadeia alimentar em uma aula de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ensaio: Pesquisa Em Educação Em Ciências (ONLINE), 21, 1-25.

Almeida, M. J. P. M. & RICON, A. E. (1993) Divulgação científica e texto literário: uma perspectiva cultural em aulas de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, 10(1), 7-13.

Asbahr, F. S. F. (2014). Sentido pessoal, significado social e atividade de estudo: uma revisão teórica. Psicologia Escolar e Educacional, 18(2), 265-272.

Bueno, C. C. (2012). Imagem de criança, ciência e cientista na divulgação científica para o público infantil (dissertação de mestrado) - Instituto de Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica (2006). Orientações curriculares para o ensino médio Brasília. 135 p

Cheptulin, A. (1982). A dialética materialista. Categorias e leis da dialética Editora ALFA-OMEGA. São Paulo.

Dias, M. S. L. (2014). A formação dos conceitos em Vigotski: replicando um experimento. Psicologia Escolar e Educacional, 18(3), 493-500.

Duarte, N. (2000). A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: A dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Educação & Sociedade, 71, 79-115.

Drigo Filho, E; Babini, M. (2016) A gênese do Inferno e do Purgatório na Divina Comédia de Dante: uma ponte possível entre física e literatura. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 33(3), p. 1047,

Ferreira, J. C. D. & Raboni, P. C. A. (2013). A ficção científica de Júlio Verne e o Ensino de física: uma análise de “Vinte Mil léguas submarinas”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30(1), 84-103.

Ferreira, L. M. (2013). Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química. (dissertação de mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Galvão, C. (2006). Ciência na literatura e literatura na Ciência. Interacções, 3(1), 32-55.

Góes, M. C. R. (2000). A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos Cedes, 20(50), 9-25.

Góes, M. C. R. & CRUZ, M. N. (2006). Sentido, significado e conceito: notas sobre as contribuições de Lev Vigotski. Pro-Posições, 17(2), 31- 45.

Grillo, S. V. C. (2006). A divulgação científica na esfera midiática. Revista Intercâmbio, (15).

Leontiev, A. N. (2004). O desenvolvimento do psiquismo Lisboa: Livros Horizonte.

Lima, L. G. & Ricardo, E. C. (2019). O Ensino da Mecânica Quântica no nível médio por meio da abstração científica presente na interface Física-Literatura. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(1), 8-54.

Lima, G. S. &; Giordan, M. (2017) Características do discurso de divulgação científica: implicações da dialogia em uma interação assíncrona. Investigações em Ensino de Ciências, 22(2), 83-95.

Lima, G. S., Ramos, J. E. F. & Piassi, L. P. C. (2020). Ciência, poesia, filosofia: Diálogos críticos da teoria à sala de aula. Educação em revista (online), v. 36, 1-20.

Lima, G. S. &; Giordan, M. (2021). Da reformulação discursiva a uma práxis da cultura científica: reflexões sobre a divulgação científica. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 28, 375-392.

Martins, L. M. (2015). O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica Campinas: Autores Associados.

Massarani, L. (Org.). (2005). O pequeno cientista amador - a divulgação científica e o público infantil (1ª ed.). Rio de Janeiro: Vieira & Lent.

Massarani, L. (Org.). (2007). Ciência & Criança: A divulgação científica para o público infanto-juvenil (1ª ed.). Rio de Janeiro: Museu da Vida.

Oliveira, M. P. (2015) Divulgação Científica para o público infantil: um instrumento de inclusão social e fortalecimento da cultura científica. In: Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências. 2015, Águas de Lindóia. Anais do X ENPEC Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2-8.

Reis, J. (1982) Professor José Reis: um divulgador da ciência. Ciência Hoje, 1(1), 77-78.

Romanelli, N. (2011). A questão metodológica na produção vigotskiana e a dialética marxista. Psicologia em Estudo, 16(2), 199-208.

Ramos, R. (2014). Construção dos objetos de discurso em artigos mediáticos de divulgação científica para crianças. Redis: revista de estudos do discurso, 3, 156-182.

Rosa, D. & Terrazzan, E. (2002). O uso de Textos de Divulgação Científica para Ensinar Ciências nas Séries Iniciais e a Produção Textual das Crianças. In: IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Florianópolis, SC: Na Contracorrente da Universidade Operacional.

Scalfi, G. A. M. & Micaldas, A. (2014) A arte de contar histórias como estratégia de divulgação da ciência para o público infantil. Educação, Ciência e Cultura, 19(1), p. 107-121.

Silva, H. C. (2006). Debate: O que é Divulgação Científica? Ciências & Ensino, 1(1), 53-59.

Silva, L. L., Pimentel, N. L. & Terrazzan, E. (2011). As analogias na revista de divulgação científica Ciência hoje das crianças. Ciência & Educação, Bauru, 17(1), 163-181.

Silva, S. S. Narrativa literária e ciência. Ciência & Ensino, v. l, n. 1, p. 3-8, 2006.

Takimoto, E. (2017). Isaac no Mundo das Partículas Rio de Janeiro: Rocco.

Vieira Júnior, J. J.; Almeida, S. A. (2021). A Teoria Da Evolução Em Quadrinhos: Uma Análise Da Revista Saiba Mais Sobre Charles Darwin. Investigações Em Ensino De Ciências (Online), 26, 324-342.

Vigotski, L. S. (2018) A construção do pensamento e da linguagem São Paulo: Martins Fontes.

Zanetic, J. (2016). Física e Arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posições, 17(1), 39-57.

Publicado

2023-03-13

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS