RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES POLIVALENTES

MATHEMATICAL PROBLEM SOLVING IN ELEMENTARY EDUCATION’S EARLY YEARS: AN INVESTIGATION WITH POLYVALENT TEACHERS

Autores

  • Gerson Pastre Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
  • Maria Teresa Marino Ruz Mastroianni Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172015170209

Palavras-chave:

Resolução de Problemas; Teoria das Situações Didáticas; Contrato Didático; Professoras Polivalentes.

Resumo

O presente artigo traz resultados de uma pesquisa realizada com professoras polivalentes dos anos iniciais de uma escola da rede privada de São Paulo, que investigou quais são suas concepções a respeito do tema Resolução de Problemas, buscando compreender de que maneira elas exercem influência em sua prática. O quadro teórico recorre às ideias de Brousseau, especificamente àquelas relativas à teoria das situações didáticas (TSD) e ao conceito de contrato didático. A investigação, de abordagem qualitativa, valeu-se de dois instrumentos: um questionário, objetivando a análise dessas concepções, e posterior observação das aulas dessas professoras, de modo a permitir um confronto entre discurso e prática. Os resultados apontaram que os sujeitos compreendem a importância de seu papel problematizador nas aulas e valorizam o pensamento matemático dos alunos, contudo, ainda têm dificuldade em organizar um milieu antagonista, capaz de provocar desequilíbrios. Identificou-se, ainda, alguns efeitos do contrato didático, devidamente descritos nas análises.

This paper presents the results of a research conducted with a private school's early grades polyvalent teachers in São Paulo. The research investigated what are their views on the subject "problem solving", trying to understand how they influence in the teachers' practice. The theoretical framework draws on Guy Brousseau ideas, specifically those related to the theory of didactic situations (TSD) and the concept of didactic contract. The research, qualitative approach, used two separate instruments: a questionnaire to analyze these concepts and the subsequent teachers classes' observation, to allow a confrontation between discourse and practice. The results showed that the subjects understand the importance of their role in problem-solving lessons and value the mathematical thinking of students, but still have some difficulty in organizing an antagonist milieu able to cause imbalances. Additionally, some effects of the didactic contract were found and equally described through the analysis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: UFPR, 2010. [ Links ]

ANDRADE, S. Ensino-aprendizagem de matemática via resolução, exploração, codificação e descodificação de problemas e a multicontextualidade da sala de aula. 298 f. Dissertação de Mestrado (Educação Matemática) - IGCE, UNESP, Rio Claro - SP, 1998. [ Links ]

BARTH, M.B. O saber em construção: para uma pedagogia da compreensão. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. [ Links ]

BROUSSEAU, G. Introdução ao Estudo das Situações Didáticas. São Paulo: Ática, 2008. [ Links ]

BROUSSEAU, G. Le contrat didactique et le concept de milieu: dévolution. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 9, n. 3, p. 309-336, 1990. [ Links ]

BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches em Didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 7, n. 2, p. 33-116, 1986. [ Links ]

CHARNAY, R. Aprendendo (com) a resolução de problemas. In: PARRA, C.; SAIZ, I (Org.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996. [ Links ]

ECHEVERRÍA, M. P; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org.) A solução de problemas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. [ Links ]

ENGLISH, L; SRIRAMAN, B. Theories of mathematics education: seeking new frontiers. Amsterdã: Springer, 2010. [ Links ]

MASTROIANNI, M. T. M. R. A Leitura de Problemas Matemáticos: as dificuldades identificadas por alunos do quinto ano do ensino fundamental na interpretação desse tipo de texto. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Matemática) - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade de Franca, Franca- SP, 2010. [ Links ]

ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: UNESP, p. 199-218, 1999. [ Links ]

PERRIN-GLORIAN, M. J. Analyse d'un problème de fonctions en termes de milieu: structuration du milieu pour le maître et pour l'élève. Actes de l'université d'été de la Rochelle, Clermont-Ferrand, IREM de Clermont-Ferrand, 1998. [ Links ]

RICARDO, E.; SLONGO, I.; PIETROCOLA, M. A perturbação do contrato didático e o gerenciamento dos paradoxos. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 8, n. 2, ago. 2003. Disponível em:<http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol8/n2/v8_n2_a4.html>. Acesso em: 10/12/2014. [ Links ]

SANTOS, V. M. Linguagem e comunicação na aula de Matemática. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Orgs.). Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte. Autêntica, 2005. [ Links ]

SILVA, B. A. O contrato didático. In: MACHADO, S. D. A.(Org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 2010. [ Links ]

STANCANELLI, R. Conhecendo diferentes tipos de problema. In: SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. [ Links ]

Downloads

Publicado

2015-06-15 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS