A QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA VOZ DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

QUALITY OF SCIENCE EDUCATION IN THE VOICE OF TEACHERS FROM SECONDARY PROFESSIONAL EDUCATION

Autores

  • Luziane Beyruth Schwartz Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Flavia Rezende Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde Universidade Federal do Rio Janeiro (NUTES/UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013150305%20

Palavras-chave:

Qualidade do Ensino de Ciências; Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Análise Bakhtiniana do Discurso.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar como docentes da educação profissional técnica de nível médio constroem perspectivas sobre a qualidade do ensino de ciências, como orientadoras da prática. O corpus analisado resultou de entrevistas com uma professora de Química e outra de Biologia, atuantes em escolas técnicas federais distintas do Rio de Janeiro. Constructos da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin fundamentaram a análise das enunciações. Ambas as professoras se apropriam fundamentalmente da perspectiva de educação científica de qualidade dominante em seu contexto institucional. No discurso de Taís, a qualidade é alinhada com a formação para o mercado de trabalho. No discurso de Cleo, a qualidade é objeto de luta contra a concepção utilitarista do ensino de ciências e em defesa da formação integral.

The aim of this study was to investigate how teachers of professional technical education build perspectives on the quality of science education as practice guidelines. The data analyzed resulted from interviews with a chemistry teacher and a biology teacher who taught in distinct federal technical schools of Rio de Janeiro. The analysis is based on concepts from Mikhail Bakhtin's philosophy of language. Both teachers primarily appropriate the perspective of quality of science education which is dominant in their institutional context. According to Taís, the quality is in line with the training for the job market. In the speech of Cleo, the quality is the subject of combating the utilitarian conception of science education and in defense of integral formation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M.The Dialogic Imagination. Edited by Michael Holquist. Austin: Universidade do Texas Press, 1994. [ Links ]

BAKHTIN, M.Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. [ Links ]

BAKHTIN, M.Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004. [ Links ]

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação Profissional de Nível Técnico, Parecer CNE/CEB nº 16/1999. Disponível em :<http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_parecer1699.pdf> 1999 [ Links ]

CIAVATTA, M.A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: RAMOS, M.; FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, M.. (Org.) Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005; p. 83-105. [ Links ]

COSTA, R. C. A. A política do Proeja e a integração curricular: movimentos instituintes na escola. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2011. [ Links ]

DELIZOICOV, D.; AULER, D.Alfabetização científico-tecnológica para quê?Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 105-115, 2001. [ Links ]

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M.A gênese do Decreto No 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: RAMOS, M.;; FRIGOTTO, G. CIAVATTA, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições.São Paulo: Cortez, 2005. [ Links ]

FRIGOTTO, G.Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In:. RAMOS, M;; FRIGOTTO, G. CIAVATTA, M. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições.São Paulo: Cortez, 2005a; p. 83-105. [ Links ]

FRIGOTTO, G.. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores. In: Costa, H. e Conceição, M.Educação Integral e Sistema de Reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: Secretaria Nacional de Formação - CUT, 2005b. p. 63-71. Disponível em <http://www.escolanet.com.br/teleduc/arquivos/Fapoio/Trabalho_principio_educ.doc.> Acessado em 03/02/2012. [ Links ]

FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica.Educ. e Soc., Campinas, vol. 28, n. 100, p. 1129-1152, 2007. [ Links ]

FRIGOTTO, G. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI.Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, p. 235-254, 2011. [ Links ]

LEMKE, J. L.Investigar para el futuro de la educación científica: nuevas formas de aprender, nuevas formas de vivir. Enseñanza de las ciencias, Vigo, 24(1), p. 5-12, 2006. [ Links ]

MOREIRA, A. F. B.; KRAMER, S.Contemporaneidade, educação e tecnologia., Educ. e Soc. Campinas, v. 28, n. 100, p. 1037-1057, 2007. [ Links ]

Projeto Pedagógico Institucional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, julho 2009. Disponível em:< http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/491.> Acesso em: 03 de julho de 2012. [ Links ]

Projeto Político Pedagógico Organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2005. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/PesqProjetoDoc/projeto_politico_pedagogico.pdf Acesso em: 08 de agosto de 2012. [ Links ]

RAMOS, M.O projeto unitário do ensino médio sob os princípios do trabalho, Ciência e da Cultura. In: FRIGOTTO, G. (Org.); CIAVATTA, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: Ciência, Cultura e Trabalho. Brasília, 2004. [ Links ]

RAMOS, M.Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In:RAMOS, M.; FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições.São Paulo: Cortez, 2005; p. 83-105. [ Links ]

REZENDE F.; DUARTE, M.; SCHWARTZ, L. B.; CARVALHO, R. C.Qualidade da Educação na voz dos professores.Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 2, p. 269-288, 2011. [ Links ]

RUBEGA, C.C.; PACHECO, D.A formação da mão-de-obra para a indústria química: uma retrospectiva histórica., Ciência & Educação Bauru, v. 6, n. 2, p. 151-166, 2000. [ Links ]

SALANDIM, M. E. M.; GARNICA, A. V. M., Escolas técnicas agrícolas: um estudo sobre ensino de matemática e formação de professores., Ciência & Educação Bauru, v. 16, n. 1, p. 235-258, 2010. [ Links ]

SANTOS, W. L. P.Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios., Revista Brasileira de Educação Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, set/dez, p. 474-549, 2007. [ Links ]

SILVEIRA R. M. C. F.; BAZZO, W.Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção de geradores de tecnologia e suas implicações na educação tecnológica., Ciência & Educação Bauru, v. 15, n. 3, p. 681-694, 2009. [ Links ]

WERTSCH, J. V.La mente en acción. Buenos Aires: Aique Grupo Editor S. A., 1999. [ Links ]

Downloads

Publicado

2013-05-22 — Atualizado em 2021-07-06

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS