O USO DE DOCUMENTÁRIOS PARA O DEBATE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) EM SALA DE AULA

THE USE OF DOCUMENTARIES FOR SCIENCE-TECHNOLOGY-SOCIETY (STS) DISCUSSION IN THE CLASSROOM

Autores

  • Leila Cristina Aoyama Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Walter Antonio Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172013150309

Palavras-chave:

Recursos Didáticos; Mídias no Ensino; Filmes Documentários.

Resumo

A partir das experiências vivenciadas em uma disciplina sobre estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) verificou-se o forte potencial de alguns documentários para a promoção do debate desta articulação. A proposta deste artigo é apresentar alguns documentários e suas características de cunho CTS. Desse modo o artigo apresenta um enfoque informativo e torna-se possível subsídio para auxílio a professores que pretendem discutir CTS em suas aulas. Os documentários aqui descritos caracterizam-se como recursos para a elevação do pensamento crítico e postura cidadã das pessoas e para a promoção de discussões/reflexões, entre educadores e formadores, sobre a realidade vigente e a tríade CTS, culminando em possíveis mudanças escolares.

Based on the experiences in a discipline which studies on Science, Technology and Society (STS) there was strong potential for some documentaries to promote discussion of these issues. The purpose of this paper is to present some documentary films and their features related to STS. In this way, this paper presents an informative approach and it becomes possible to aid teachers who want to discuss STS in their classes. The films described here are characterized as resources to promote critical thinking and civic attitude of the people and to encourage discussions / reflections among educators and trainers on the current reality and the triad STS, resulting in possible changes in school.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AULER, D. Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento CTS: novos caminhos para a educação em ciências. Contexto e educação, Ijuí, v. 22, n. 77, p. 167-188, jan/jun. 2007.

AULER, D., DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006.

BARBER, B. R. Consumido: como o mercado corrompe crianças, infantiliza adultos e engole cidadãos. Rio de Janeiro: Record, 2008.

BAZZO, W. A. Cultura científica versus humanística: a CTS é o elo? Revista Iberoamericana de educación, Madri, n.58, p. 61-79, 2012.

BAZZO, W.; PALACIOS, E.M.G; GALBARTE, J.C.G.; VON LINSINGEN, I.; CEREZO, J.A.L.; LUJÁN, J.L.; GODILLO, M.M.; OSORIO, C.; PEREIRA, L.T.V.; VALDÉS, C. Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madri: OEI, 2003

BENTES, I. Debate: cinema, documentário e educação - proposta pedagógica. In: Debate: cinema, documentário e educação. Programa Salto para o Futuro (MEC), Brasília, ano 13, n. 11, p. 03-11, jun. 2008a.

BENTES, I. Cena contemporânea: novos sujeitos do discurso. In: Debate: cinema, documentário e educação. Programa Salto para o Futuro (MEC), Brasília, ano 13, n. 11, p. 41-44, jun. 2008b.

CEREZO, J. A. L. Ciência, Tecnologia e Sociedade: o estado da arte na Europa e nos Estados Unidos. In: SANTOS, L. W. (Org.). Ciência, Tecnologia e Sociedade: o desafio da interação. Londrina: IAPAR, p.11-46, 2004.

CUTCLIFFE, S. Ciencia, tecnología y sociedad: um campo interdisciplinar. In: MEDINA, M.; SANMARTÍN, J. (eds.). Ciencia, tecnología y sociedade: estúdios interdisciplinares en la universidad, en la educación y em la gestión pública. Barcelona: Anthrophos, 1990.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 47. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FROMM, E. Ter ou ser? Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.

GIL PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.2, p.125-153, 2001

GOMES, L.F. Vídeos Didáticos: uma proposta de critérios para análise. Revista Travessias, Cascavel, v. 2, n. 3, 2008. Disponível em: <http://erevista.unioeste.br/index.php/travessias/article/ view/3128/ 2463>. Acesso em 12 jul. 2012.

JESUS, R.M.V. de. Escola e documentário: uma relação antiga. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.32, p. 233-242, dez.2008. Disponível em: <http://www.histedbr. fae.unicamp.br/revista/ edicoes/32/art17_32.pdf>. Acesso em 12 jul. 2012.

LOUREIRO, R. Indústria cultural e educação em "tempos pós-modernos". Campinas: Papirus, 2003.

MORAN, J.M. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, São Paulo, n. 2, p. 27-35, jan/abr. 1995.

PENAFRIA, M. O filme documentário: história, identidade, tecnologia. Lisboa: Edição Cosmos, 1999.

PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: A relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n.1, p. 71-84, abr. 2007.

RAMOS, G. Documentário e ficção, revendo uma história. IN: Debate: cinema, documentário e educação. Programa Salto para o Futuro (MEC), Brasília, ano 13, n. 11, p. 12-18, jun. 2008.

REZENDE, L. Como analisar um documentário? Questões estéticas e éticas. In: Debate: cinema, documentário e educação. Programa Salto para o Futuro (MEC), Brasília, ano 13, n. 11, p. 25-29, jun. 2008.

SANTOS, W.L.P.S. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 109-131, mar. 2008.

SANTOS, W.L.P.S.; MORTIMER, E.F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v.02, n. 02, p. 01-23, dez. 2002. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/ seer/index.php/ensaio/article/viewFile/21/52>. Acesso em: 10 jul. 2012.

VAN BOEKEL, J. The betrayal by techonology: a portrait of Jacques Ellul. Amsterdã: ReRun Produkties, 1992. documentário (54 min).

Downloads

Publicado

2013-09-11 — Atualizado em 2021-07-06

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS