A RESTAURAÇÃO DE UM CHALÉ DE FERRO EM BELÉM E AS QUESTÕES PRÁTICAS DA PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA DO FERRO
Palavras-chave:
patrimônio cultural, patrimônio industrial, arquitetura de ferro, restauraçãoResumo
O artigo procura abordar as questões práticas da preservação da arquitetura do ferro a partir da análise dos trabalhos de restauração do chalé de ferro de propriedade da Universidade Federal do Pará – um dos raríssimos exemplos do emprego maciço e extenso, na arquitetura, de edificações inteiramente de ferro no Brasil. Para tanto, são analisadas as características do edifício, as transformações por que passou e sua restauração em 1992, procurando-se inquirir as diretrizes técnicas e conceituais que nortearam o trabalho, inserindo-as na discussão sobre as questões práticas da preservação da arquitetura do ferro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.