A RESTAURAÇÃO DE UM CHALÉ DE FERRO EM BELÉM E AS QUESTÕES PRÁTICAS DA PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA DO FERRO

Autores

  • Débora de F. Lima Veiga Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

patrimônio cultural, patrimônio industrial, arquitetura de ferro, restauração

Resumo

O artigo procura abordar as questões práticas da preservação da arquitetura do ferro a partir da análise dos trabalhos de restauração do chalé de ferro de propriedade da Universidade Federal do Pará – um dos raríssimos exemplos do emprego maciço e extenso, na arquitetura, de edificações inteiramente de ferro no Brasil. Para tanto, são analisadas as características do edifício, as transformações por que passou e sua restauração em 1992, procurando-se inquirir as diretrizes técnicas e conceituais que nortearam o trabalho, inserindo-as na discussão sobre as questões práticas da preservação da arquitetura do ferro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora de F. Lima Veiga, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2001) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História e Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, patrimônio industrial, arquitetura do ferro, preservação e restauração. 

Downloads

Publicado

2010-06-30

Como Citar

Veiga, D. de F. L. (2010). A RESTAURAÇÃO DE UM CHALÉ DE FERRO EM BELÉM E AS QUESTÕES PRÁTICAS DA PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA DO FERRO. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/33878

Edição

Seção

Artigos