A RESTAURAÇÃO DE UM CHALÉ DE FERRO EM BELÉM E AS QUESTÕES PRÁTICAS DA PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA DO FERRO

Autores/as

  • Débora de F. Lima Veiga Universidade de São Paulo

Palabras clave:

patrimônio cultural, patrimônio industrial, arquitetura de ferro, restauração

Resumen

O artigo procura abordar as questões práticas da preservação da arquitetura do ferro a partir da análise dos trabalhos de restauração do chalé de ferro de propriedade da Universidade Federal do Pará – um dos raríssimos exemplos do emprego maciço e extenso, na arquitetura, de edificações inteiramente de ferro no Brasil. Para tanto, são analisadas as características do edifício, as transformações por que passou e sua restauração em 1992, procurando-se inquirir as diretrizes técnicas e conceituais que nortearam o trabalho, inserindo-as na discussão sobre as questões práticas da preservação da arquitetura do ferro.

Biografía del autor/a

  • Débora de F. Lima Veiga, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (2001) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História e Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, patrimônio industrial, arquitetura do ferro, preservação e restauração. 

Publicado

2010-06-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A RESTAURAÇÃO DE UM CHALÉ DE FERRO EM BELÉM E AS QUESTÕES PRÁTICAS DA PRESERVAÇÃO DA ARQUITETURA DO FERRO. (2010). Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 1(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/33878

Artículos similares

1-10 de 98

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.