GESTÃO DE RISCOS PARA EDIFÍCIOS HISTÓRICOS E ACERVOS MÓVEIS

PRIMEIRO CICLO DE IMPLEMENTAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL DA FIOCRUZ

Autores

  • Carla Maria Teixeira Coelho Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz
  • Marcos José de Araújo Pinheiro Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz
  • Bruno Teixeira de Sá Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

conservação preventiva, gestão de riscos, patrimônio arquitetônico, valoração

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do primeiro ciclo de implementação da gestão de riscos para os bens culturais sob responsabilidade da Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz. Para realização do ciclo-piloto foi criado um Grupo de Trabalho multidisciplinar e selecionados três edifícios históricos tombados pelo IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e três acervos móveis. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi o Método ABC, elaborado pelo CCI - Canadian Conservation Institute e ICCROM - International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property com colaboração da Agência de Patrimônio Cultural Holandesa. O desenvolvimento do trabalho contemplou a realização de cinco etapas sequenciais: estabelecimento do contexto, identificação, análise, avaliação e tratamento dos riscos. Os resultados alcançados incluem a melhoria das estratégias preventivas para o patrimônio institucional e maior integração entre as diferentes equipes envolvidas nas ações de conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Maria Teixeira Coelho, Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense - UFF , Área de concentração: Produção e Gestão do Ambiente Urbano (2018). Graduação em Arquitetura e Urbanismo (2003) e mestrado em Arquitetura - Linha de pesquisa: História e Preservação do Patrimônio Edificado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2006). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos de Urbanismo e Arquitetura em Saúde do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz e docente do Mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde. Coordena o Grupo de Trabalho de gestão de riscos e conservação preventiva da Casa de Oswaldo Cruz. Membro dos Grupos de pesquisa "Saúde e cidade: arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural" e "Conservação preventiva de edifícios e sítios históricos". Tem experiência na área de Preservação do patrimônio cultural, com ênfase em conservação preventiva e gestão de riscos.

Marcos José de Araújo Pinheiro, Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

Doutor em Ciências em Engenharia de Produção na COPPE/ UFRJ, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialização em Administração Industrial e Engenharia Econômica pela UFRJ, e mestrado em Engenharia de Produção pela Coppe. Tecnologista em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, foi Vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento (2006-2010) e Vice-diretor de Informação e Patrimônio Cultural da Casa de Oswaldo Cruz (2010-2017), onde desde 2017 é Vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica. Atua nas áreas da preservação patrimonial e da gestão pública com ênfase em: patrimônio cultural, conservação preventiva e integrada, gestão de riscos, políticas culturais e do patrimônio cultural, educação, trabalho e memória. Coordena o Preservo / Complexo de Acervos da Fiocruz e o Plano de Requalificação do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz. Colíder do Grupo de Pesquisa no CNPq "Saúde e Cidade: arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural". Foi um dos idealizadores da Semana Fluminense do Patrimônio, coordenou suas quatro primeiras edições, e atualmente integra a Comissão Organizadora.

Bruno Teixeira de Sá, Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Arquitetura e Urbanismo no PPGAU-EAU-UFF, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde 2006, é arquiteto do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Preservação do Patrimônio Cultural, com ênfase no desenvolvimento de projetos e fiscalização de obras e intervenções em áreas e edifícios históricos.

Downloads

Publicado

2020-06-28

Como Citar

Teixeira Coelho, C. M., de Araújo Pinheiro, M. J. ., & Teixeira de Sá, B. (2020). GESTÃO DE RISCOS PARA EDIFÍCIOS HISTÓRICOS E ACERVOS MÓVEIS: PRIMEIRO CICLO DE IMPLEMENTAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL DA FIOCRUZ. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 11(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34065