GESTÃO DE RISCOS PARA EDIFÍCIOS HISTÓRICOS E ACERVOS MÓVEIS

PRIMEIRO CICLO DE IMPLEMENTAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL DA FIOCRUZ

Auteurs

  • Carla Maria Teixeira Coelho Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz
  • Marcos José de Araújo Pinheiro Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz
  • Bruno Teixeira de Sá Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

Mots-clés :

conservação preventiva, gestão de riscos, patrimônio arquitetônico, valoração

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do primeiro ciclo de implementação da gestão de riscos para os bens culturais sob responsabilidade da Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz. Para realização do ciclo-piloto foi criado um Grupo de Trabalho multidisciplinar e selecionados três edifícios históricos tombados pelo IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e três acervos móveis. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi o Método ABC, elaborado pelo CCI - Canadian Conservation Institute e ICCROM - International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property com colaboração da Agência de Patrimônio Cultural Holandesa. O desenvolvimento do trabalho contemplou a realização de cinco etapas sequenciais: estabelecimento do contexto, identificação, análise, avaliação e tratamento dos riscos. Os resultados alcançados incluem a melhoria das estratégias preventivas para o patrimônio institucional e maior integração entre as diferentes equipes envolvidas nas ações de conservação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Carla Maria Teixeira Coelho, Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense - UFF , Área de concentração: Produção e Gestão do Ambiente Urbano (2018). Graduação em Arquitetura e Urbanismo (2003) e mestrado em Arquitetura - Linha de pesquisa: História e Preservação do Patrimônio Edificado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2006). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos de Urbanismo e Arquitetura em Saúde do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz e docente do Mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde. Coordena o Grupo de Trabalho de gestão de riscos e conservação preventiva da Casa de Oswaldo Cruz. Membro dos Grupos de pesquisa "Saúde e cidade: arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural" e "Conservação preventiva de edifícios e sítios históricos". Tem experiência na área de Preservação do patrimônio cultural, com ênfase em conservação preventiva e gestão de riscos.

Marcos José de Araújo Pinheiro, Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

Doutor em Ciências em Engenharia de Produção na COPPE/ UFRJ, possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialização em Administração Industrial e Engenharia Econômica pela UFRJ, e mestrado em Engenharia de Produção pela Coppe. Tecnologista em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, foi Vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento (2006-2010) e Vice-diretor de Informação e Patrimônio Cultural da Casa de Oswaldo Cruz (2010-2017), onde desde 2017 é Vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica. Atua nas áreas da preservação patrimonial e da gestão pública com ênfase em: patrimônio cultural, conservação preventiva e integrada, gestão de riscos, políticas culturais e do patrimônio cultural, educação, trabalho e memória. Coordena o Preservo / Complexo de Acervos da Fiocruz e o Plano de Requalificação do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz. Colíder do Grupo de Pesquisa no CNPq "Saúde e Cidade: arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural". Foi um dos idealizadores da Semana Fluminense do Patrimônio, coordenou suas quatro primeiras edições, e atualmente integra a Comissão Organizadora.

Bruno Teixeira de Sá, Casa de Oswaldo Cruz / Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Arquitetura e Urbanismo no PPGAU-EAU-UFF, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde 2006, é arquiteto do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Preservação do Patrimônio Cultural, com ênfase no desenvolvimento de projetos e fiscalização de obras e intervenções em áreas e edifícios históricos.

Téléchargements

Publiée

2020-06-28

Comment citer

Teixeira Coelho, C. M., de Araújo Pinheiro, M. J. ., & Teixeira de Sá, B. (2020). GESTÃO DE RISCOS PARA EDIFÍCIOS HISTÓRICOS E ACERVOS MÓVEIS: PRIMEIRO CICLO DE IMPLEMENTAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL DA FIOCRUZ. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 11(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34065