MAROLO
O VALOR DE UM PATRIMÔNIO
Palavras-chave:
Patrimônio, Marolo, ComunidadeResumo
O marolo é uma fruta nativa do cerrado brasileiro que já foi produzida com abundância no Sul de Minas Gerais. Em Paraguaçu, localizada nesta região, a fruta gera muitas influências socioeconômicas, servindo de aliada no sustento de várias famílias. Ademais é também fonte de inspiração para movimentos culturais, educativos e esportivos da comunidade. O cidadão paraguaçuense ao ser chamado de “maroleiro” na região, tinha esse termo como algo “pejorativo”, mas depois do surgimento do projeto “Marolo: um fruto, várias ideias!” no ano de 2008 foram muitas as mudanças e conquistas: o registro do modo de fazer das receitas do licor e doces de marolo como patrimônio imaterial cultural do município em 2009; a realização da 1ª Festa do Marolo, ocorrida em 2010 que se tornou um evento cultural, gastronômico, técnico, educativo e turístico, constando do calendário anual de eventos do município; a criação da Associação “Terra do Marolo”, em 2011 e o lançamento do livro “Marolo: um fruto, várias ideias”, em 2017. Com a valorização deste importante patrimônio cultural, material e imaterial, a comunidade atualmente se sente inserida na relação com o fruto e suas mais variadas formas intrínsecas na sociedade local, o que provocou uma inversão de valores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.